Publicidade
Home  >  News Voltar

Patek PhilippeLady´s First Chronograph

12 de março de 2010
A procura de um elevado grau de autonomia por parte de diversas manufaturas relojoeiras tem sido uma questão premente durante os últimos anos. Alcançar um patamar de auto-suficiência neste domínio representa não só um aspecto de maior controle sobre o que se faz e o que se pretende fazer, como também representa um sinal de competência e domínio inequívoco sobre a arte da manufatura relojoeira como um todo. Em última análise, a capacidade de produzir de forma autônoma a maior parte dos componentes de um relógio representa um aspecto estratégico importante para marcas de prestígio, como é o caso da Patek Philippe.

O lançamento, no início de Novembro de 2009, de um novo modelo com o novíssimo e inovador calibre cronógrafo CH 29-535 OS, em plena Boutique Patek Philippe na Place Vendôme de Paris, onde Relógios & Relógios marcou presença, representou a reafirmação da marca no domínio de uma complicação bastante apreciada. Sob outro ponto de vista, o lançamento representou também a confirmação da sua total independência como manufatura e marca relojoeira inconteste. Mas a maior surpresa estava ainda para vir, e relacionava-se ao modelo que deveria inaugurar o novo calibre, bem como ao público muito particular a que este estava destinado!



O lançamento do novo movimento CH 29-535 PS é o resultado de 5 anos de estudo e desenvolvimento intensos, e representa o primeiro movimento de cronógrafo a corda manual totalmente produzido "in-house" pela Patek Philippe. A nova criação exigiu toda a perícia e capacidade dos relojoeiros da manufatura, com um resultado que excede em muitos aspectos o anterior movimento CH 27-70, baseado num movimento original da Nouvelle Lemania, e considerado por muitos apreciadores como o mais belo calibre de cronógrafo tradicional já construído. O novo calibre CH 29-535 PS servirá ainda como base de desenvolvimento para outros voos mais ambiciosos no futuro, juntando-se a uma linha de movimentos que engloba agora uma coleção excepcional de 21 calibres bases para um total de 45 versões diferentes.

O novo calibre CH 29-535 PS baseia-se no princípio da roda de colunas, um sinal de nobreza num movimento deste gênero, mas que aqui se apresenta coroado com uma cobertura polida. Este é o primeiro sinal de que não estamos perante um calibre de cronógrafo como os outros. Seis patentes foram solicitadas para um igual número de inovações que integram o novo movimento: perfil de dentes otimizado das rodas do mecanismo de cronógrafo; ajuste de penetração melhorada entre a embreagem e a roda do cronógrafo; sincronização melhorada entre a embreagem e a alavanca de bloqueio; came do totalizador de minutos recortada de forma a prevenir o bloqueio abrupto durante o acionamento do comando de retorno a zero; martelos de retorno a zero autoajustáveis; martelos pivotados sobre rubis sintéticos.

Estas características técnicas inovadoras não só contribuem para um acerto e manutenção altamente facilitadas, como permitem a obtenção de um elevado grau de precisão estrito e definido. Um aspecto essencial para a atribuição do novo selo de qualidade da Patek Philippe, e que este movimento é o primeiro a poder ostentar desde que a manufactura decidiu abolir a utilização do habitual Selo de Genebra. No aspecto do isocronismo, o novo selo "PP" define agora um grau de precisão compreendido entre - 3 e +2 segundos durante um período de 24 horas, para o caso de calibres com 20 mm de diâmetro ou mais.


A Surpresa!

Ao contrário do que seria de esperar, e do que é habitual em manufaturas do nível em que a Patek Philippe se insere, o novo calibre não estava destinado a fazer a sua estreia num modelo masculino. Afinal, a alta relojoaria complicada tem sido sempre uma prerrogativa quase inconteste do universo masculino. A inauguração do novo calibre estava assim destinada a ser um privilégio estritamente feminino!

Inspirado nos modelos Art Deco da Patek Philippe dos anos 30, a nova Refª 7071R destaca-se de imediato pela atraente silhueta da sua caixa. A forma arredondada de um quadrado, a que em inglês se atribui a designação de "cushion shape" atribui a este modelo uma suavidade de volumes perfeitamente em sintonia com o mais exigente critério estético exigido pela mulher contemporânea. Adicionalmente, a complexidade inerente à concepção de uma caixa com esta forma, define que apenas os mais talentosos artesãos da manufatura estejam envolvidos na sua produção.

O único metal precioso no qual o modelo está disponível é o ouro rosa 18 K, que contribui para uma imagem atraente e exclusiva do conjunto. Um outro destaque adicional vai para a integração dos botões de comando do cronógrafo, cuja forma retangular é eminentemente ergonômica, tal como a coroa destinada a dar corda ao movimento. Finalmente, o mostrador é responsável por permitir a necessária opção de escolha que o espírito feminino naturalmente exige. Disponível em tom cinza opalino ou negro com um padrão "guilloché" ao centro, a sua superfície redonda integra ainda dois submostradores destinados à indicação dos segundos permanentes e do totalizador de 30 minutos do cronógrafo. Localizados ligeiramente abaixo do eixo central dos ponteiros principais, este arranjo fora do comum é reforçado pela presença de escalas assimétricas que se deixam conjugar em total perfeição com a escala principal, "chemin de fer", que envolve a periferia do mostrador.

O toque feminino final desta Refª 7071R é assumido pela presença discreta mas brilhante de 136 diamantes encarregados de fazer a transição da forma redonda do mostrador para as linhas curvas dos extremos da caixa. Protegidos pelo cristal de safira levemente convexo que cobre a frente deste modelo, permitem fascinantes "fogos de artifício" prismáticos de cor, que contribuem para dar um toque de mística feminina ao aspecto técnico deste modelo.

Como não podia deixar de ser, o fundo é reservado ao palco onde o novo movimento CH 29-535 PS apresenta a cativante coreografia dos seus 269 componentes. Uma performance de primeira linha, que segundo a Patek Philippe é um aspecto que atrai cada vez mais mulheres ao mundo da alta relojoaria complicada. Por todas as razões apresentadas, a primazia é desta vez dada a uma mulher contemporânea seduzida pela mais pura arte relojoeira e que não abdica de um tradicional gesto, cuja designação "Lady´s First" deste novo Patek Philippe tão bem reflete!


Características Técnicas:

Cronógrafo Ref. 7071R

Movimento: Calibre CH 29‐535 PS
Mecânico de corda manual, cronógrafo com roda de colunas, ponteiro de cronógrafo, pequenos segundos, totalizador de 30 minutos
Diâmetro: 29,60 mm
Espessura: 5,35 mm
Numero de peças: 269
Rubis: 33
Reserva de marcha: 65 horas
Balanço: 4 braços Gyromax, 4 pesos de calibragem
Frequência: 28.800 alternâncias por hora (4 Hz)
Espiral do balanço: Breguet
Funções: Coroa de dupla posição:
‐ Para dentro: para dar corda
‐ Para fora: para acertar a hora e bloquear os segundos
Indicações: Horas e minutos centrais, ponteiro de cronógrafo
Mostradores auxiliares:
‐ Totalizador de 30 minutos entre as 3 e as 4 horas
‐ Segundos entre as 8 e as 9 horas

Botões do cronógrafo:
‐ start/stop às 2 horas
‐ reset às 4 horas

Outras características:

Caixa: em ouro rosa 18 K, cristal de safira na frente e verso - tampa do verso fixada por quarto parafusos polidos
Estanque a 30 metros
Dimensões da caixa: largura (das 9 para as 3 horas): 35 mm
Comprimento (das 12 para as 6 horas): 39 mm
Espessura: 10,95 mm
Distâancia entre asas: 18,20 mm
Mostrador: Cinza opalino em dois tons, ou negro com padrão guilloché "flame"
Escala de minutos "chemin de fer" na periferia do mostrador

Mostrador cinza opalino:

- Oito marcadores de horas marrom
- Ponteiros de horas e minutos em forma de folha em ouro rosa 18 K com cobertura luminescente
- Ponteiro de cronógrafo em forma de seta, contrabalançado, laqueado em marrom
- Mostradores auxiliares descentrados, brancos com padrão guilloché
- Ponteiro de segundos em forma de bastão, contrabalançado, laqueado em marrom
- Ponteiro de minutos em forma de bastão, contrabalançado, laqueado em marrom

Mostrador negro opalino com padrão guilloché "flame":

- Oito marcadores de horas em forma de bastão em ouro rosa 18 K.
- Ponteiros de horas e minutos em forma de folha em ouro rosa 18 K com cobertura luminescente
- Ponteiro de cronógrafo em forma de seta, contrabalançado, laqueado em branco
- Mostradores auxiliares descentrados, brancos com padrão guilloché circular:
- Ponteiro de segundos em forma de bastão, contrabalançado, em ouro rosa 18 K
- Ponteiro de minutos em forma de bastão, contrabalançado, em ouro rosa 18 K
Pedras preciosas: Aproximadamente 0,58 ct (136 diamantes engastados no aro)

Pulseira: Crocodilo costurado à mão, branco fosco para o modelo com mostrador negro, e marrom com costura branca para o modelo com mostrador branco. Fecho de fivela em ouro rosa 18 K.

Selo de qualidade Patek Philippe



Publicado originalmente na revista "12 - Exclusive Timepieces & Lifestyle"
 
Calibre CH 29‐535 PS
Ajuste de penetração entre a embreagem e a roda de cronógrafo melhorada
Came de contador de minutos recortada
Martelos de retorno a zero de afinação automática
Perfil de dentes otimizado

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS