Publicidade
Home  >  News Voltar

PiagetA manufatura produz o relógio nº 1.000.000

29 de maio de 2010
A barreira do milhão de relógios produzidos pela manufatura Piaget acaba de ser ultrapassada, e o modelo destinado a assinalar esta importante façanha não poderia ser um relógio convencional. O modelo escolhido representa assim a expressão perfeita das duas áreas de especialidade dominadas de forma brilhante pela Piaget: a alta relojoaria, criada nos domínios da manufatura em La Cote-aux-Fées, e a alta joalheria, cuja atividade é desenvolvida nos ateliers de Genebra.



O Piaget Emperador Coussin Calendário Perpétuo Joalheria incorpora toda a herança da manufatura, do qual apenas 20 exemplares serão produzidos neste ano.


A partir do atelier fundado por Georges Edouard Piaget em La Cote-aux-Fées em 1874, até a marca de luxo contemporânea, a Piaget desenvolveu com sucesso ao longo do último século e meio a sua dupla competência no âmbito da relojoaria e da joalheria. Atualmente estabelecida de forma sólida em dois locais - La Cote-aux-Fées na região do Jura de Neuchâtel, e em Plan-les-Ouates no cantão de Genebra - cada um dos quais se especializou numa área especifica.


A manufatura de alta relojoaria Piaget apresenta agora o seu relógio nº 1.000.000, representado pelo modelo Emperador Coussin Calendário Perpétuo Joalheria, um relógio que presta um tributo aos dois mundos nos quais a marca optou por se distinguir. A Piaget pertence já há bastante tempo a um círculo seleto de manufaturas totalmente integradas que podem legitimamente reclamar poder oferecer aos seus clientes o privilégio de utilizar um relógio equipado com um movimento integralmente desenhado, desenvolvido e produzido "in-house". Esta capacidade bastante invejada, e desenvolvida ao longo de décadas de criatividade e invenções baseadas num grande investimento humano, permitiram à Piaget alcançar um nível de conhecimento relojoeiro onde se destaca um excepcional portfolio de calibres mecânicos.


Ao longo de décadas, a manufatura cultivou permanentemente as suas capacidades numa das áreas técnicas mais sofisticadas, e que hoje conhecemos como os movimentos extra planos. Desde o famoso Calibre 9P lançado em 1957, e que representa o movimento de corda manual mais fino na sua categoria com apenas 2 mm de espessura, até o novo recorde de elegância atribuído a um movimento de corda automática, alcançado pelos excepcionais 2,35 mm do calibre 1208P lançado este ano, a história da Piaget tem sido pontuada por marcos criativos no seu segmento.


No entanto, a natureza específica da marca não fica por aqui, uma vez que o que faz da Piaget uma manufatura relojoeira verdadeiramente única, é a sua capacidade paralela no domínio da joalheria. Uma performance alcançada não apenas na criação de linhas de alta joalheria, mas também através da aplicação deste conhecimento e arte ao serviço do relógio-jóia.


De maneira a comemorar esta importante etapa alcançada com a produção do relógio nº 1.000.000, a Piaget escolheu assim destacar esta dupla competência ao apresentar o Emperador Coussin Calendário Perpétuo Joalheria. Um autêntico instrumento de programação do tempo, capaz de lidar com as irregularidades do calendário até o ano 2100. O Calendário Perpétuo é aliás uma das principais complicações do universo relojoeiro e também uma das mais apreciadas, pelo que a Piaget optou pela utilização do Calibre 856P, um movimento de corda automática com uma frequência de 21.600 vph associada a uma autonomia de 72 horas.


Leal à sua tradição no âmbito dos calibres extra planos, este movimento criado pela Piaget assume a diminuta espessura de 5,6 mm, e concentra um importante número de funções com destaque para a indicação das horas, minutos, pequenos segundos às 4 horas, mês e ano bissexto às 12 horas, dia da semana e data às 3 horas, ambas retrógradas. Associado a estas duas indicações retrógradas, o calendário perpétuo distingue-se da maioria dos seus congêneres pela adição de um segundo fuso horário de dois ponteiros num mostrador secundário às 8h30, que é acompanhado por uma útil indicação de dia/noite indexada à hora central.


Esta obra-prima de complexidade técnica concebida e desenvolvida "in-house" é também produzida e montada nos ateliers em La Cote-aux-Fées. O berço histórico da Piaget é totalmente dedicado à produção de complicações, e é aqui que o coração relojoeiro da manufatura continua a bater. Os movimentos são aqui decorados segundo as normas tradicionais, e o calibre 856P não é uma exceção. A sua platina principal e as pontes são sujeitas a um granulamento circular e a um trabalho de chanfragem, no que são acompanhados pela presença de parafusos azulados e Côtes de Genève. A chamada "emboitage" do movimento é executada também aqui, enquanto que a caixa é antecipadamente engastada com diamantes na manufatura de Plan-les-Ouates.


Localizada no cantão de Genebra, estas instalações de construção mais recente especializaram-se nas áreas do design, construção de caixas e braceletes em metais nobres, e claro, na joalheria. É por isso que nestas instalações é dado o toque final à aparência do relógio nº 1.000.000 da Piaget, representando o culminar de mais de 300 horas de trabalho de desenvolvimento.


A forma distinta da caixa em "almofada", e a decisão de a combinar com uma seleção de diamantes em lapidação brilhante e baguete num total de 9,9 carats, contribuiu para a enorme complexidade deste projeto. Só o aro representa uma sucessão de 60 diamantes de lapidação baguete - um para cada minuto - que parecem dar vida e movimento à caixa, oferecendo-nos um palco que espelha uma destreza excepcional associada ao seu engaste. O mostrador é por si só uma façanha, representada por uma superfície com 263 diamantes, 12 marcadores de horas e 5 mostradores secundários. Mais de 60 horas de trabalho e concentração foram investidos no acabamento deste elemento. A Piaget foi ainda mais longe, e decorou a massa oscilante deste calibre com 25 diamantes, dando também um toque joalheiro à visão relojoeira permitida pelo fundo transparente.


Este modelo excepcional associa assim o melhor de dois mundos - a alta relojoaria e a alta joalheria. A natureza exclusiva desta criação dita que tenha sido destinada a se manter como um modelo "confidencial" a ser produzido em quantidades bastante limitadas. Um aspecto que dará origem a que apenas um pequeno número de modelos venham a sair da manufatura em cada ano.




Piaget Emperador Coussin Calendário Perpétuo Joalheria



Características Técnicas:



Caixa:

Em ouro branco 18 quilates cravejada com 314 diamantes em lapidação brilhante (aprox. 2,5 carats), 60 diamantes em lapidação baguete (aprox. 5 carats).


Mostrador:

Cravejado com 263 diamantes em lapidação brilhante (aprox. 1,2 carat), contadores guilhochados e acetinados, marcadores de horas aplicados em ouro 18 quilates, fundo com cristal de safira revelando o movimento. Coroa cravejada com 12 diamantes em lapidação baguete (aprox. 0,4 carat).


Movimento:

De manufatura Piaget 856P, mecânico de corda automática com calendário perpétuo e indicações retrógradas de dia e data, e segundo fuso horário. Massa oscilante cravejada com 25 diamantes em lapidação brilhante (aprox. 0,2 carat).

- Espessura do movimento: 5,60 mm

- Dimensões da caixa: 28,4 mm

- Numero de rubis: 38

- Frequência: 21.600 vph

- Autonomia: 72 horas de reserva de marcha


Funções:

Indicações de horas, minutos, pequenos segundos (às 4 horas), segundo fuso horário (às 8 horas), mês e ano bissexto (às 12 horas), dia (retrógrado às 9 horas) e data (retrógrada às 3 horas).


Acabamentos:

Côtes de Genève circulares, platina com granulamento circular, pontes chanfradas e limadas, parafusos azulados, massa oscilante gravada com o brasão de armas da Piaget.


Pulseira:

Em couro de crocodilo de cor negra, com fecho de fivela em ouro 18 quilates cravejado com 7 diamantes em lapidação baguete (aprox. 0,6 carat).



Refª - GOA35020
 
Polimento da caixa
Aplicação de ponteiros
Aplicação de ponteiro da horas
Acerto dos ponteiros
"Emboitage"
Fixação da massa oscilante
Aplicação da tampa

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS