Publicidade
Home  >  News Voltar

Patek PhilippeConcurso de Talentos

18 de novembro de 2010
Nos dias 15 e 16 do passado mês de Abril, 18 alunos de 6 escolas suíças de relojoaria participaram do primeiro "Concurso de Qualidade e Precisão Patek Philippe". Os vencedores foram premiados no dia 5 de Junho, durante cerimônia realizada no Museu Patek Philippe, na presença da Direção da Patek Philippe: Presidente Thierry Stern; Presidente de Honra, Philippe Stern e o Diretor Geral, Claude Peny.


Este concurso, fruto de uma iniciativa de uma equipe de trabalho da Patek Philippe, constituída por membros de vários departamentos (Relojoaria; Serviço a Clientes Internacionais; Recursos Humanos, Marketing e Vendas e Gestão, bem como do Museu Patek Philippe), tem como objetivo desenvolver uma cooperação de longo prazo com as escolas suíças de relojoaria.

Um concurso para descobrir novos talentos em relojoaria

O tema deste concurso está diretamente relacionado com os valores essenciais da marca. A qualidade e a precisão são valores que refletem os princípios operativos e a exigência aplicada na manufatura e estão estipulados nas diretrizes do Selo Patek Philippe. Apesar dos alunos serem provenientes de diferentes escolas, este concurso permite uma avaliação objetiva das competências dos alunos ao oferecer condições iguais e equitativas para todos os participantes.

As provas técnicas foram desenvolvidas nas oficinas da empresa, sob o controle de um júri constituído por responsáveis internos: Robert Anguenot (Diretor da Divisão de Relojoaria e Presidente do júri), Dominique Charpy (responsável pela formação relojoeira), Vincent Lemmelet (responsável pela formação técnica), Carlos dos Santos (responsável pela oficina de regulação), Patrick Conus (Mestre formador relojoeiro).

O concurso pretende sensibilizar os alunos para a importância das competências profissionais (fiabilidade, precisão, acabamento manual, ajustes) e identificar os talentos mais promissores. O objetivo pedagógico deste programa é ainda reforçado pelos membros do staff das oficinas, que transmitem o seu valioso conhecimento e experiência aos alunos. Este concurso é também uma oportunidade única de trabalhar com um calibre mecânico de alta qualidade, que satisfaz os exigentes critérios do Selo Patek Philippe, dando aos participantes uma perspectiva do universo exclusivo da alta relojoaria.

Os vencedores do concurso terão a oportunidade de enriquecer a sua experiência profissional com um estágio nas oficinas da Patek Philippe e o vencedor do primeiro prêmio terá ainda a oportunidade de estagiar num dos centros de serviço da Patek Philippe no exterior.

Uma formação teórica e prática centrada no ajuste

No primeiro dia foi proporcionada uma aula teórica, acompanhada de uma demonstração prática aos candidatos provenientes das escolas de Grenchen, Bienne, Le Locle, Porrentruy, Genebra e Le Sentier (3 alunos por escola) .

A formação teórica introduziu-os ao processo de ajuste ("reglage"), aos aspectos estéticos e aos diferentes balanços utilizados na Patek Philippe. Na sessão prática os alunos tiveram a oportunidade de aprender a arte do ajuste dinâmico ("poising") num objeto real, ainda fora do plano curricular do concurso.

Os exames

Os alunos efetuaram um ajuste dinâmico sobre o movimento de corda manual Patek Philippe, o calibre 215. A prova, em linhas gerais e de forma simplificada, é dividida em várias etapas: lubrificação de um anti-choque do lado da ponte e da platina, ajuste do balanço, alinhamento da espiral, ajuste dinâmico do balanço. Os alunos foram avaliados em função do tempo utilizado na prova, as peças utilizadas e, evidentemente, do trabalho realizado. Os resultados mostraram um nível de sucesso e habilidades muito homogêneo entre os alunos e demonstraram a qualidade do ensino das escolas participantes do concurso.

Cerimônia realizada no Museu Patek Philippe

Os 5 vencedores foram premiados no dia 5 de Junho de 2010, no Museu Patek Philippe, durante uma cerimônia que contou com a presença da Direção e do Júri. O prêmio para os três primeiros vencedores (abaixo) possibilitará aos futuros relojoeiros estagiar nas oficinas da empresa. Nesta formação terão a possibilidade de viver a cultura e filosofia da empresa, trabalhar com calibres manuais e automáticos e visitar as diferentes unidades de produção da Patek Philippe em Genebra (Plan les Ouates e Perly).

Durante a semana de estágio conhecerão ainda alunos de outras escolas de relojoaria afiliadas (Hiko Mizuno College de Tokyo, C.A.P.A.C. Politécnico de Comércio de Milão, IES-SEP Mare de Déu de la Mercè de Barcelona e o Lycée Diderot de Paris).

O vencedor do primeiro prêmio terá, adicionalmente, a oportunidade de estagiar durante uma semana na filial de Barcelona da Patek Philippe Espanha.

A cerimônia de entrega de prêmios foi precedida de uma visita guiada ao Museu Patek Philippe. Em 2011, os alunos que concluírem a sua formação competirão entre si na segunda edição do "Concurso de Qualidade e Precisão Patek Philippe".

Prêmios

? 1º prêmio: 1 semana de formação nas oficinas da empresa em Genebra + 1 semana de formação no Serviço pós-venda da Patek Philippe Espanha + 1 kit de ferramentas.
? 2º prêmio: 2 semanas de formação nas oficinas da empresa em Genebra + 1 kit de ferramentas.
? 3º prêmio: 1 semana de formação nas oficinas da empresa em Genebra + 1kit de ferramentas.
? 4º prêmio: 1 kit de ferramentas.
? 5º prêmio: 1 kit de ferramentas.

Vencedores do Concurso de Qualidade e Precisão Patek Philippe, Edição 2010

? 1º : Sr. Bertrand Stoller, CIFOM - Ecole Technique - Le Locle
? 2º: Sr. Hugo Freti, Ecole Technique de la Vallée de Joux - Vallée de Joux
? 3º: Sr. Gaël Petermann, CFPT- Ecole d'Horlogerie - Genebra
? 4º: Sr. David Friedli, ZeitZentrum Uhrmacherschule - Grenchen
? 5º: Sr. Marc Ribeaud, CEJEF- Ecole des Métiers Techniques - Porrentruy

Escolas participantes do Concurso

? CFPT - Ecole d'Horlogerie de Genebra
? Ecole Technique de la Vallée de Joux
? CEJEF- Ecole des Métiers Techniques de Porrentruy
? CIFOM - Ecole Technique du Locle
? ZEITZENTRUM UHRMACHERSCHULE de Grenchen
? CFP de Bienne
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS