Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - SIHH 2011Patrimony Traditionnelle Horas do Mundo

27 de janeiro de 2011
A complicação horas do mundo, que faz parte do patrimônio de relógios da Vacheron Constantin há muito tempo, voltou com força às coleções da manufatura. O modelo Patrimony Traditionnelle Horas do Mundo está equipado com o novo calibre 2460WT, distinguido com o prestigiado Selo de Genebra.


Este novo movimento mecânico automático, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin, destaca-se pela capacidade de indicar os 37 fusos horários do mundo, incluídos os que diferem do Tempo Universal Coordenado (UTC) em meia hora ou um quarto de hora. Dada a exclusividade deste mecanismo, a Vacheron Constantin decidiu patenteá-lo.

O novo Patrimony Traditionnelle Horas do Mundo da Vacheron Constantin marca o retorno da coleção a uma complicação que está inexoravelmente unida à história da manufatura genebrina e intimamente relacionada com as viagens, já que tanto Jean-Marc Vacheron como os seus sucessores deram a volta ao mundo para vender os seus excepcionais relógios. Além de a Vacheron Constantin ser uma manufatura líder no desenvolvimento e no fabrico de relógios inovadores, também está totalmente aberta ao mundo.

A Vacheron Constantin está há mais de 255 anos a desenvolver de forma ininterrupta a sua atividade, e desde que foi fundada em 1755 começou a explorar os quatro cantos do globo. A sua presença nos Estados Unidos a partir de 1832, e na China a partir de 1845, chegou muito antes da celebração da Conferência Internacional do Meridiano de Washington em 1884, na qual se decidiu dividir o mundo em 24 fusos horários, assumindo o meridiano de Greenwich como o meridiano de referência (longitude 0o). Esta nova abordagem tornou-se indispensável para acompanhar o desenvolvimento das viagens internacionais e das estradas de ferro.


Riqueza histórica das horas do mundo na Vacheron Constantin

Com o mesmo espírito pioneiro, e movida pela vontade de demonstrar que os relógios com vários fusos horários podiam ser aperfeiçoados, a manufatura Vacheron Constantin apresentou os primeiros relógios equipados com um mecanismo de hora internacional em 1932.

O movimento foi obra de um brilhante relojoeiro de Genebra chamado Louis Cottier, o qual imaginou e concebeu um movimento mecânico que indicava a hora dos 24 fusos horários, do 1º ao 24º, num disco que girava no centro do mostrador e no aro externo os nomes das principais cidades do mundo. O primeiro relógio Horas do Mundo "Sistema Cottier" (referência 3372) permitia ver de forma concomitante a hora de 31 cidades do mundo.

Foi o começo de uma longa e fecunda relação entre a Vacheron Constantin e a complicação horas do mundo. Em 1936, a marca lançou duas novas versões do seu modelo Horas do Mundo, com o mostrador com 31 cidades (referência 3650) e 30 cidades, sem o Cairo (referência 3638). Em 1937 e em 1938, a manufatura genebrina apresentou seis relógios de mesa com um mostrador móvel, onde se indicavam 67 localidades, bem como o horário de Verão e o de Inverno em Paris.

A partir dos anos quarenta, a Vacheron Constantin atribuiu o número de referência 4414 a um modelo Horas do Mundo com um mostrador no qual se indicavam 41 cidades e uma divisão do dia e da noite do disco móvel de 24 horas. Durante os anos quarenta e cinquenta, este útil e engenhoso mecanismo cativou muitos clientes célebres, os quais contribuíram à fama da nova complicação.

Em 1957, a Vacheron Constantin escreveu um novo capítulo na história dos seus relógios Horas do Mundo com o primeiro relógio de pulso Horas do Mundo (referência 6213), fabricado por encomenda por um dignitário egípcio. Foi o primeiro de uma longa série de modelos com esta extraordinária complicação que granjeou uma magnífica reputação entre os entendidos e colecionadores.


Novo calibre horas do mundo patenteado

Desejando realizar uma nova e importante contribuição à história desta complicação, os mestres relojoeiros e engenheiros da Vacheron Constantin criaram um movimento mecânico capaz de indicar não só os fusos horários inteiros, mas também os fusos horários parciais, de maneira a refletir a realidade horária precisa de 37 fusos horários.

De fato, em vários países a hora difere da hora UTC em meia hora ou um quarto de hora; o calibre 2460WT da Vacheron Constantin leva em consideração essas particularidades. Por exemplo, o relógio indica a hora correta de Caracas, tendo em conta que a Venezuela decidiu mudar de um fuso horário inteiro para meio fuso horário (GMT -4:30) em 2007.

A indicação dos 37 fusos horários que a Vacheron Constantin propôs no seu modelo Patrimony Traditionnelle Horas do Mundo não podia ser mais completa. O mostrador está dividido em três: um mostrador de safira com um sombreado diferente para o dia e para a noite, um mostrador metalizado com um mapa baseado na "projeção de Lambert" e um círculo de horas metalizado. O calibre mecânico automático 2460WT tem uma frequência de 4 Hz (28.800 alternâncias por hora) e uma reserva de marcha de 40 horas.

Ele indica as horas, os minutos, os segundos e as horas do mundo. É possível ver a hora de todos os fusos horários simultaneamente, bem como a indicação dia/noite pelo mapa mundial central. O fato de que todas as indicações possam ser reguladas com a coroa facilita consideravelmente o uso deste relógio altamente técnico. Dada a exclusividade destas novidades, a Vacheron Constantin apresentou um pedido de patente para o seu novo calibre 2460WT, que foi distinguido com o prestigiado Selo de Genebra.


Facilidade de uso

Apesar da complexidade da sua concepção, o novo movimento mecânico horas do mundo é muito simples de usar. O dono do relógio escolhe a hora de referência, colocando-a face ao triângulo preto situado às 6. Dessa forma, o horário e o disco de 24 horas indicarão a hora do lugar de referência, e ao mesmo tempo poder-se-á ver a hora dos 36 fusos horários restantes. As cidades situadas num fuso horário inteiro estão representadas em preto e em vermelho as situadas em meio fuso horário ou quarto de hora.

Além de ter todas as características próprias da coleção - aro fino, adorno estriado no fundo, fundo de cristal de safira parafusado e ponteiros "dauphine", o novo Patrimony Traditionnelle Horas do Mundo está equipado com uma caixa de ouro rosa de 18 quilates e 42,4 milímetros de diâmetro, estanque numa profundidade máxima de 30 metros. Ele é entregue com uma pulseira marrom de couro de crocodilo, com um fecho de báscula de ouro rosa 18 quilates.

Dada a modernidade desta útil complicação e as importantes inovações do calibre 2460WT, o Patrimony Traditionnelle Horas do Mundo está destinado a ser um ícone da coleção e a perpetuar a liderança da Vacheron Constantin no desenvolvimento de relógios inovadores com vários fusos horários.


Patrimony Traditionnelle Horas do Mundo - características técnicas

Referência: 86060/000R-9640

Calibre 2460 WT automático, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin
Distinguido com o Selo de Genebra
Diâmetro de 36,60 mm, espessura de 8,10 mm, 27 rubis
Frequência: 4 Hz (28.800 alternâncias/hora)
Indicações: horas, minutos e pequenos segundos centrais
Horas do Mundo com indicação do dia e da noite (37 fusos horários)
Reserva de marcha: aproximadamente 40 horas

Caixa

Ouro rosa 5N de 18 quilates, 42,50 mm de diâmetro
Fundo esqueleto com cristal de safira transparente
Estanque a 3 atm (aproximadamente 30 metros)

Mostrador

Um mostrador dividido em três:
- Mostrador de safira com indicação do dia e da noite no centro e indicações de 24 horas tintadas e gravadas
- Mostrador metalizado com um mapa baseado na «projeção de Lambert» e com os nomes das cidades decalcados
- Círculo exterior metalizado com minutos decalcados e horas índices aplicadas em ouro

Pulseira

Em couro de Aligátor marrom com escamas quadradas grandes, costurada à mão com acabamento artesanal

Fecho

Triplo de báscula de ouro rosa 5N de 18 quilates
Meia Cruz de Malta polida
 
(Imagens divulgação)
Juan-Carlos Torres, CEO da Vacheron Constantin, apresenta a conferência de imprensa no SIHH (Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos)
Marc Guten, Diretor de Marketing da Vacheron Constantin, e César Rovel

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS