Publicidade
Home  >  News Voltar

Glashütte OriginalSenator Observer 1911 - Julius Assmann

26 de dezembro de 2011
Honrando seu rico patrimônio de mais de 165 anos de relojoaria de precisão, a Glashütte Original apresenta com orgulho a Edição Limitada Senator Observer 1911 - Julius Assmann. Este excepcional relógio, manufaturado e limitado a 25 peças, homenageia o espírito pioneiro de dois homens extraordinários, Julius Assmann e Roald Amundsen.


Julius Assmann iniciou sua empresa com 25 anos de idade e é reverenciado hoje como uma dos fundadores da relojoaria em Glashütte. Relógios de bolso, cronômetros e relógios de observação produzidos por Assmann e sua equipe desempenhariam um papel importante em estabelecer a notável reputação da empresa. Em particular, os relógios de observação eram conhecidos pela grande precisão e manufatura superior.

Antes de iniciar sua histórica viagem, o explorador polar Norueguês Roald Amundsen adquiriu vários relógios de observação de Assmann, incluindo um fabricado pelo jovem relojoeiro de Glashütte Paul Löwe em 1907/08. O relógio de Löwe provou ser excepcionalmente preciso, e foi enviado para testes no Observatório Naval Alemão em Hamburgo, o instituto responsável oficialmente por testar e certificar a precisão de relógios navegacionais feitos na Alemanha. Foi lá que Roald Amundsen viu o relógio, e ele o comprou em 1910. Em 14 de Dezembro de 1911, Amundsen e sua equipe se tornaram as primeiras pessoas na história a atingirem o Polo Sul geográfico.

Relógios de observação, também conhecidos como "deck watches", eram usados por oficiais de navegação em conjunto com cronômetros de marinha e outros instrumentos para determinar tão precisamente quanto possível a posição de uma barco no mar, e Amundsen faria muito bom uso de seus relógios durante a viagem para a Antártica no seu navio polar, o Fram.

Assim que ele e sua equipe deixaram seu acampamento base em Framheim, na Baía das Baleias, contudo, os tempos marcado por seus relógios de observação se tornaram os únicos padrões: um relógio foi ajustado à hora de origem e assumiu a função do cronômetro marítimo em um navio. Um segundo relógio foi ajustado à hora local; a medida da diferença entre os dois foi usada para calcular, com o uso da trigonometria esférica, a posição da equipe durante a jornada ao Polo Sul; uma bússola e um sextante também foram usados.

Portanto, os relógios de observação de Amundsen foram absolutamente críticos para a sua missão: sem eles, ele provavelmente nunca teria atingido seu destino, muito menos reclamado a vitória para a Noruega. Hoje, em Oslo, o Museu Fram exibe, juntamente com outros artefatos que documentam a histórica jornada, um dos relógios de observação Glashütte de Amundsen, com a inscrição "J. Assmann - Glashütte" no mostrador.


Edição Limitada Glashütte Original Senator Observer 1911 - Julius Assmann

Este esplêndido relógio, apresentado em uma edição limitada de 25 peças, traz o nome "Senator Observer", em honra aos relógios de observação de Julius Assmann e do feito de Amundsen ao chegar ao Polo Sul.

O mostrador do Senator Observer 1911, prateado granulado e laqueado, é feito lentamente com três camadas separadas de laca branca, com a terceira delas apresentando uma superfície finamente texturizada, com um grão prateado. O mostrador apresenta pequenos segundos e reserva de marcha às 9 e 3 horas, respectivamente. A tradicional grande data da Glashütte Original encontra-se às 6 horas. Os ponteiros de minutos e de horas em forma de pera são em aço azulado polido. Um trilho de minutos emoldura os numerais arábicos em preto.

O Senator Observer 1911 - Julius Assmann possui uma caixa cilíndrica produzida em ouro branco, complementada por uma pulseira de vitela marrom, evocativa da era dos aventureiros e exploradores pioneiros como Amundsen. O fundo, gravado com o número da edição limitada (01/25), possui um cristal de safira antirreflexos com as datas da chegada de Amundsen ao Polo Sul e seu centenário: 14 Dez 1911 - 14 Dez 2011, o nome "Julius Assmann - Glashütte i/SA" e "Tributo a R. Amundsen".


Um movimento extraordinário honra Julius Assmann

No coração do Senator Observer 1911 está o calibre 100-14, um mecanismo automático de refinado acabamento. Relógios de observação tradicionais utilizavam movimentos a corda manual; contudo, a Glashuette Original escolheu para o novo modelo um mecanismo automático, para maximizar o conforto do usuário. Assim, o indicador "Ab Auf" do mostrador representa uma real reserva de marcha, mais do que uma simples indicação de tempo de funcionamento.

O movimento base possui um mecanismo de "reset", que facilita a sincronização do ponteiro de segundos com a hora padrão. Em contraste com outros mecanismos de reset, o ponteiro de segundos não é acoplado à tige ou à coroa. Isto faz com que o balanço continue a oscilar e o movimento não pare quando a coroa é puxada, o que reduz consideravelmente o desgaste dos materiais.

O "reset" é ativado por um corretor separado. O rotor em ouro 21 quilates, decorado com o "duplo G" da Glashütte Original, de carregamento bidirecional, transmite energia para dois tambores de corda seriais. Ele apresenta a característica platina três-quartos da Glashütte e chatons de ouro parafusados. Visível através do fundo transparente, o Calibre 100-14 é um tributo à altura de Julius Assmann.
 
Relógio histórico de Roald Amundsen

NotíciasRelacionadas

24 de agosto de 2016
28 de agosto de 2015

BRANDPARTNERS