Publicidade
Home  >  News Voltar

A. Lange & Söhne - SIHH 2012Lange 1 Turbilhão Calendário Perpétuo

07 de fevereiro de 2012
Obra-prima relojoeira com duas complicações: Lange 1 Turbilhão Calendário Perpétuo

A nova obra-prima de Alta Relojoaria da A. Lange & Söhne reúne duas complicações clássicas no inigualável desenho do Lange 1.



No Lange 1 Turbilhão Calendário Perpétuo é possível consultar numerosas informações com facilidade, graças à notável disposição do calendário com a indicação dos meses ao redor.

O mostrador do Lange 1, estruturado de forma descentrada, oferece as condições ideais para a integração de um calendário perpétuo. Com efeito, as indicações do calendário podem ser dispostas perfeitamente fora do círculo das horas e dos minutos, sem alterar a facilidade da consulta da hora.

No Lange 1 Turbilhão Calendário Perpétuo conseguiu-se uma integração bastante harmoniosa do calendário, sendo o turbilhão, com parada de segundos, apenas indicado na posição das doze horas do mostrador. A equilibrada disposição do mostrador oculta a enorme complexidade técnica e o imenso trabalho construtivo desta obra-prima relojoeira. Na décima peça da mais famosa família de relógios da A. Lange & Söhne, podem ser encontradas nove diferentes soluções mecânicas.

Para criar as condições necessárias para a integração do calendário à arquitetura do mostrador do Lange 1, os engenheiros encarregados do seu desenvolvimento realizaram pela primeira vez, em um relógio de pulso, a apresentação dos meses em um anel exterior giratório. Este anel é provido de diferentes cavidades em sua parte inferior, destinadas aos meses em função da duração de cada um deles e de um mecanismo de exploração. Para esta original construção foi solicitada uma patente.

Todas as indicações do calendário perpétuo - grande data, dia da semana retrógrado, anel dos meses, ano bissexto e fases da Lua - avançam saltando e deste modo podem ser consultadas a qualquer momento de maneira inequívoca. O mecanismo é construído de tal forma que somente deverá adiantado um dia em 1o de março do ano secular 2100. Por sua vez, a indicação das fases da Lua terá que ser corrigida apenas em um dia ao final de 122 anos. As correções são feitas facilmente graças ao botão embutido que permite avançar as indicações uma a uma ou todas de uma vez.

No Lange 1 Turbilhão Calendário Perpétuo nada deve impedir a fácil consulta das indicações. O preço a pagar por esta imposição sem concessões consistiu em renunciar à visão do turbilhão. A perfeição técnica desta refinada complicação somente pode ser contemplada em sua totalidade através do fundo de cristal de safira. Ali o delicado dispositivo gira uma vez por minuto sobre sua próprio eixo e assim compensa a influência da força da gravidade sobre o balanço excêntrico. Junto à espiral do balanço fabricada "in house", ambos se encarregam de proporcionar a máxima precisão. As duas peças estão perfeitamente harmonizadas e proporcionam ao mecanismo, que trabalha com 21.600 alternâncias por hora, ótimos valores de marcha. O mecanismo patenteado de parada do segundeiro permite a parada imediata do balanço na gaiola do turbilhão ao se puxar a coroa. Assim é possível o ajuste da hora, em um instante, com a precisão de um segundo.

A corda do novo calibre automático L082.1 é garantida por um pesado rotor central cujo centro, com segmento estampado com a assinatura A. Lange & Söhne, é de ouro 21 quilates. Um segmento de platina, situada na borda exterior, proporciona uma quantidade de movimento suplementar graças à maior densidade deste material em relação ao ouro. Deste modo, o mínimo movimento do pulso é convertido em energia para a corda. O resultado é que, muito pouco tempo depois de vestido o relógio, a máxima autonomia de 50 horas já está disponível.

Entre as típicas características de qualidade Lange do mecanismo cabe citar as peças decoradas à mão, a ponte do turbilhão e a ponte da roda intermediária gravadas manualmente e quatro "chatons" de ouro parafusados, fixados por parafusos azulados termicamente.

A parte superior da gaiola do turbilhão foi decorada com um acabamento muito sofisticado e demorado: o polimento negro, cuja execução nas minúsculas e angulosas peças pode levar até cinco dias. O coroamento da arte relojoeira da Lange consiste na contra-pedra de diamante de grande pureza em que é alojada o turbilhão. Trata-se de uma homenagem aos relógios de bolso históricos da Lange da mais alta qualidade.

Membro da família Lange 1 com maior número de complicações, o novo modelo está disponível em caixa de ouro vermelho ou de platina, com um diâmetro de 41,9 milímetros. A estrita limitação a 100 exemplares da versão em platina sublinha a exclusividade deste relógio extraordinário.



Características técnicas - Lange 1 Turbilhão Calendário Perpétuo


Mecanismo

Calibre de manufatura Lange L082.1, corda automática, fabricado segundo os mais altos critérios de qualidade Lange, decorado e montado à mão; regulação de precisão em cinco posições; platinas e pontes de alpaca natural; elemento central do rotor de corda unidirecional em ouro 21 quilates com segmento de platina; ponte da roda central e ponte do turbilhão gravadas à mão

624 peças, 68 rubis, uma contra-pedra de diamante.
4 Chatons de ouro parafusados.
Espiral de fabricação própria, frequência de 21.600 alternâncias por hora.

Reserva de marcha de 50 horas com toda a corda dada.
Diâmetro de 34,1 milímetros, altura de 7,8 milímetros.

Funções

Indicação de horas, minutos e pequenos segundos. Turbilhão com parada do segundeiro patenteada; calendário perpétuo com grande data, dia da semana, mês e ano bissexto; indicação do dia e da noite; fases da Lua.

Coroa para dar corda ao relógio e ajustar a hora; botão embutido para avançar todas as indicações do calendário ou correção separada do mês, dia da semana e fase da Lua.

Caixa

Diâmetro de 41,9 milímetros, altura de 12,2 milímetros.
Cristal e fundo transparente em cristal de safira (dureza 9).

Referências

720.032

Em ouro vermelho, sem limitação, mostrador prateado, ponteiros em ouro vermelho, pulseira em couro de crocodilo costurada à mão na cor marrom, fecho de báscula Lange em ouro vermelho.


720.025

Em platina, limitada a 100 exemplares, mostrador rodiado, ponteiros em ouro rodiado, pulseira em couro de crocodilo costurada à mão na cor preta, fecho de báscula Lange em platina.
 
(Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

24 de maio de 2021
13 de janeiro de 2020

BRANDPARTNERS