Publicidade
Home  >  News Voltar

Richard Mille - SIHH 2013Turbilhão RM 27-01 Rafael Nadal

18 de fevereiro de 2013
O tenista espanhol Rafael Nadal, 7 vezes vencedor do torneio Roland Garros, sagrou-se campeão no último domingo do Brasil Open, derrotando na final o argentino David Nalbandian. No seu pulso, o novo turbilhão da Richard Mille RM 27-01.



O RM 27-01 foi apresentado pela Richard Mille no SIHH 2013. Desenhado em colaboração com Rafael Nadal, é uma peça excepcional que leva ao extremo os conceitos de leveza e resistência.


O calibre RM27-01 é uma proeza de engenharia e técnica. Sua complexa e inédita arquitetura surgiu do desejo de Richard Mille de criar um movimento completamente suspenso no interior da caixa.


Inspirado nas estruturas suspensas da engenharia, ele desejava adaptar estas construções ao mundo da relojoaria, em um universo de algumas dezenas de milímetros.


Após muitos meses de estudos e de desenvolvimento, os engenheiros de movimento da Richard Mille materializaram este desenho de vanguarda, o que resultou em uma construção arquitetônica bastante inovadora.


O RM 27-01 Rafael Nadal possui uma platina unida à caixa por quatro cabos de aço trançados de um espessura de apenas 0,35 mm de diâmetro.


Ao combinar rigidez e flexibilidade, esta estrutura protege o movimento, com peso de 3,5 gramas, graças à utilização do titânio grau 5 para a platina e caixa do turbilhão, assim como do alumínio-lítio para as pontes de tambor e de engrenagens.


O tensionamento dos cabos é possível graças a um engenhoso mecanismo de tensores, situados às 3 e às 9 horas, e de polias, que atuam como pilares, que se encontram nos 4 extremos do movimento.


Cada cabo está fixado ao tensor e passa através da polia superior, depois pelo movimento, para voltar à polia inferior e alojar-se então no flange inferior. Uma vez enlaçados os cabos, o relojoeiro procede o seu tensionamento por rotação do anel central dos tensores com uma ferramenta específica.


A montagem e o controle da tensão dos cabos são operações extremamente delicadas. Uma tensão excessiva pode provocar, a qualquer momento, a ruptura dos cabos e fixações e danificar o movimento. Por outro lado, uma tensão insuficiente pode colocar o movimento em fase de ressonância e alterar o desempenho cronométrico.


Este calibre excepcional, por seu desenho suspenso na caixa, é capaz de resistir a acelerações de mais de 5000 G.


O RM 27-01 pesa apenas 19 gramas, incluída a pulseira de velcro. Uma proeza possível graças ao material utilizado na caixa. De fato, escolheu-se o carbono para a fabricação da caixa com fundo monobloco do RM 27-01.


Suas dimensões são de 45,98 mm de comprimento x 38,90 mm de largura x 10,05 mm de espessura.


A cor antracito se deve a uma alta concentração de nanotubos de carbono em sua composição. O resultado é uma perfeita resistência aos impactos e aos riscos, e uma comodidade indispensável para Rafael Nadal durante as competições. Rafa jogará todos as suas partidas com o RM 27-01 em seu pulso.


O RM 27-01, disponível em nanotubos de carbono e entregue com uma pulseira de Velcro, é uma edição limitada de 50 unidades.



O preço de venda de RM 27-01 é de USD 690,000.00.
 
Rafael Nadal em ação na final do Brasil Open (Foto: www.nadalnews.com)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS