Publicidade
Home  >  News Voltar

F.P.JourneQuantième Perpétuel

07 de março de 2013
F.P.Journe apresentou na sua exibição anual em Genebra o novo Quantième Perpétuel, um calendário perpétuo com salto instantâneo que propõe excelente legibilidade e uso simplificado.


Relógios que mostravam a data e, em geral, as fases da lua, gradualmente substituíram os relógios astronômicos durante o século 18. Estes antigos relógios eram do tipo de calendário simples, ou seja, ao final de cada mês com menos de 31 dias, a data deveria ser avançada manualmente.

Acrescentar ao movimento o mecanismo complicado de um calendário perpétuo, no qual, a cada quatro anos, o 29 de Fevereiro seria automaticamente registrado, foi por muito tempo o sonho de todo relojoeiro.

O Quantième Perpétuel (calendário perpétuo) exibe a data correta ao levar em conta automaticamente a duração variável dos meses e do ciclo de anos bissextos. Ele também indica o dia, mês e, geralmente, a fase da lua. Para realizar esta autêntica façanha relojoeira, o movimento deve ter uma "memória" mecânica de 1.461 dias, ou quatro anos.

O mecanismo é geralmente baseado em um sistema de engrenagens e inclui várias centenas de componentes. Apesar de seu nome, um calendário perpétuo terá de ser corrigido em um dia, em 1o de março de 2100, mas não devido a uma falha do mecanismo, mas sim devido a uma regra do calendário gregoriano, que estabelece que este ano não será bissexto.

Um movimento capaz de identificar os anos bissextos tem uma real memória mecânica. Uma pequena roda dentada ligado ao mecanismo do mês executa uma rotação completa em quatro anos. Durante o quarto ano, esse mecanismo mostra o 29 de fevereiro, antes de passar diretamente ao 1o de Março.

Esta complicação, ao mesmo tempo útil e uma demonstração de capacidade técnica, é uma das obras-primas da arte da relojoaria.

A nona criação da coleção Octa, o novo F.P.Journe Quantième Perpétuel, com salto instantâneo, apresenta uma estética distinta em comparação a todos os calendários perpétuos existentes, ao oferecer perfeita legibilidade através de um mostrador organizado, com grandes aberturas: duas para o dia e o mês, e uma grande data em duas janelas, uma especificidade dos relógios F.P.Journe.

O salto instantâneo é reforçado por um sistema engenhoso da F.P.Journe concebido para acumular energia e liberá-la instantaneamente quando muda a data, o dia ou o mês, e, em seguida, reduzi-la no final do seu percurso.

Ao contrário de calendários perpétuos que muitas vezes são difíceis de se ajustar, o F.P.Journe Quantième Perpétuel é de ajuste muito simples. Todas as correções são feitas usando a coroa de três posições, com exceção da correção rápida de meses, que é realizada por uma alavanca corretora protegida e escondida sob a garra à 1 hora, o que facilita o ajuste ao longo de quatro anos, sem qualquer ferramenta específica.

Os meses com 28, 29, 30 e 31 dias são automaticamente levados em conta e o ciclo de bissextos marcado com 1, 2 e 3 em preto, e 4 para o ano bissexto em vermelho no centro do mostrador, sob os ponteiros de horas e minutos.

O movimento de corda automática do Quantième Perpétuel da F.P.Journe Invenit et Fecit é fabricado em ouro rosa 18K, como todos os cronômetros da marca. Ele foi construído com base no exclusivo movimento Octa 1300.3, com um calibre idêntico que deixa espaço para inserir as complicações da linha Octa.

Ele também possui o exclusivo rotor descentrado F.P.Journe em ouro vermelho 22 K, que oferece ótima carga do relógio para uma reserva de marcha efetiva com indicação retrógrada de mais de 120 horas efetivas.

Ele carrega o movimento em uma única direção, com um sistema autoblocante do rolamento. Cada mínimo movimento do punho é assim utilizado para uma corda otimizada do relógio.

Com uma produção total e muito limitada de cerca de 900 peças por ano, o costume de F.P.Journe é parar de produzir um calibre existente ao criar um novo modelo. Portanto, o Quantième Perpétuel substituirá o Octa Calendrier com calendário anual, cuja produção cessará em 2013, tornando-se assim uma peça de colecionador.

O Quantième Perpétuel está disponível em platina ou em ouro vermelho 18K, em 40 ou 42 mm de diâmetro. O mostrador de ouro vermelho ou branco é fixado por um círculo de aço com um anel de horas prateado.


F.P.Journe Quantième Perpétuel - Especificações técnicas

Movimento

Mecanismo automático Calibre FPJ 1300-3 em ouro rosa (4N) 18 K
Rotor descentrado em ouro 22K com guilloché
Corda automática unidirecional
Dimensões do movimento:
- Diâmetro total: 33,00 milímetros
- Diâmetro de encaixe: 30,40 milímetros
- Altura total: 5,20 milímetros
Frequência de 21.600 aph (3 Hz)
Reserva de marcha de 160 ± 12 horas

Indicações

Horas e minutos centrais, indicação de ano bissexto com pequeno ponteiro centralizado, 1, 2, 3, em preto; 4 para o ano bissexto em vermelho
Dia e mês, às 12 horas, em duas aberturas
Grande data às 6 horas com janela dupla

Decoração

Granulamento circular na platina principal de ouro 18 K
Côtes de Genève circulares nas pontes de ouro 18 K
Parafusos polidos com fendas chanfradas
Componentes de aço polidos e chanfrados à mão

Principais características

Calendário perpétuo com salto instantâneo
Correção simultânea da data e do dia em uma direção, rotação apenas do dia na outra direção, na posição 2 da coroa
Corretor discreto e seguro na garra da caixa para a correção do mês e ano bissexto

Mostrador

Em ouro vermelho ou branco
Fixação do mostrador com aro de aço e anel de horas prateado

Caixa

Ouro vermelho 18 K ou platina
Diâmetro de 40 ou 42 milímetros
10,8 mm de altura

Número de peças
Movimento: 340 (sem mostrador)
Com caixa e pulseira: 374
Rubis: 37


O Perpétuel Quantième está disponível em oito Boutiques F.P.Journe: Paris, Genebra, Nova Iorque, Miami, Boca Raton, Tóquio, Hong Kong, Pequim.


O preço de venda é de 70,200 Francos Suíços para a versão em platina, 65,900 para o modelo em ouro.

BRANDPARTNERS