Publicidade
Home  >  News Voltar

Grand ComplicationsOs mais complicados relógios de pulso do mundo

03 de agosto de 2015
Complicação, na maioria dos casos, é uma palavra com uma certa conotação negativa. Contudo, na relojoaria, uma complicação costuma ser algo bastante desejado... Para muitos, quantos mais complicações, melhor!

O termo complicação, na arte relojoeira, refere-se a qualquer função adicional do relógio, além daquelas relacionadas à indicação do tempo: horas, minutos e segundos. Um simples calendário, a rigor, já poderia ser chamado de complicação.

As "complicações" pertencem a três categorias principais: as que fornecem indicações extras de tempo; aquelas que batem ou tocam a hora ("sonnerie"), e as que fornecem indicações astronômicas. Os relógios são chamados de "Grandes Complicações" quando reúnem diversas funções dessas categorias.

Elencamos abaixo alguns dos mais complicados relógios de pulso já fabricados, verdadeiras obras-primas da micromecânica. Para saber mais sobre cada um deles, basta clicar no respectivo nome.


Franck Muller Aeternitas Mega 4 - Preço USD 2,4 milhões


Este relógio reúne nada menos que 36 complicações, 25 das quais visíveis, para um total de 1.483 componentes. Entre elas, destacam-se um turbilhão, um carrilhão Westminster com 4 martelos e 4 gongos, cronógrafo com botão único e mecanismo flyback, calendário perpétuo secular, equação do tempo, dois fusos horários adicionais e mecanismo automático tanto para o movimento como para o carrilhão.


IWC Português Sidérale Scafusia (2011) - CHF 750 mil


É o primeiro modelo IWC a associar um turbilhão com um mecanismo de força constante, com mais de 500 componentes. Apresenta indicações astronômicas como carta celeste personalizada, horizonte, coordenadas geográficas, hora solar, hora sideral, nascer e pôr-do-sol, período diurno, noturno e do crepúsculo, calendário perpétuo integrado.


Vacheron Constantin Tour de L'Ile (2005) - USD 1,5 milhão


Para marcar o 250o. aniversário da manufatura, esta edição de apenas 7 exemplares trouxe 16 complicações, animadas por 834 componentes. Entre elas, turbilhão, repetidor de minutos, calendário perpétuo, equação do tempo, nascer e pôr-do-sol.


Patek Philippe Grandmaster Chime (2014) - CHF 2,5 milhões


Este relógio de dupla face, completamente reversível, exibe 20 complicações, com 1580 componentes. Um dos modelos criados para comemorar os 175 anos da Patek Philippe, possui pequena e grande sonnerie, repetição de minutos e alarme, repetição de data, calendário perpétuo instantâneo, hora local e segundo fuso horário, entre outras.


Jaeger-LeCoultre Hybris Mechanica à Grande Sonnerie (2009) - USD 1,47 milhão


O desenvolvimento deste relógio com 26 complicações e 1.472 peças levou mais de 5 anos. Entre suas funções estão o carrilhão Westminster, grande e pequena "sonnerie", modo silencioso, repetidor de minutos, turbilhão "voador", calendário perpétuo, horas digitais com salto instantâneo, minutos, dias, meses e data retrógrados, entre outras.


A. Lange & Söhne Grande Complicação (2013) - Euro 1,92 milhão


A marca alemã considerou o início de uma nova era em sua história a criação deste relógio que agrupa complicações de alta dificuldade, movidas por 876 componentes. Entre elas, grande e pequena sonnerie, repetição de minutos, cronógrafo rattrapante com totalizador de minutos e segundos fulminantes, calendário perpétuo com indicação das fases da Lua.


Royal Oak Offshore Grande Complicação (2013) - USD 741,6 mil


Edição limitada a apenas 3 exemplares, é um modelo de grande complicação com caixa esportiva em titânio. Seu mecanismo possui 648 componentes e funções de repetição de minutos, calendário perpétuo, cronógrafo com rattrapante, horas, minutos, pequenos segundos.
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS