Publicidade
Home  >  News Voltar

A. Lange & Söhne - SIHH 2017Tourbograph Perpetual Pour le Mérite

01 de fevereiro de 2017
A quinta obra-prima da série "Pour le Mérite" da A. Lange & Söhne combina transmissão de fuso e corrente com um turbilhão, cronógrafo rattrapante e calendário perpétuo.



A combinação destas complicações torna o Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite", o grande lançamento da Lange no SIHH 2017, um relógio incomparável.


Sua lenda teve início em outubro de 1994, quando a Lange apresentou a primeira coleção da nova era, incluindo o lendário Tourbillon "Pour le Mérite", o primeiro relógio de pulso com turbilhão e transmissão "fusée-e-chain". Seguiu-se em 2005 outro modelo que unia estas duas elaboradas construções: o Tourbograph "Pour le Mérite". O cronógrafo rattrapante era então o relógio mais complicado da marca.


Agora, chega a quinta complicação, o calendário perpétuo. Seu desenvolvimento impôs um desafio formidável: uma integração de mecanismos complexos sem conflitos mecânicos ou perdas de energia indesejadas. O mecanismo de calendário perpétuo deveria ser construído em torno do turbilhão; com isto, apenas dois terços da superfície do movimento estavam disponíveis, o que exigiu um redesenho do calibre básico. Ao mesmo tempo, a altura do movimento não poderia ser muito ampliada.

Um conceito clássico


O Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" é um epítome da relojoaria clássica, desde o design e engenharia até o artesanato impecável. O mostrador reflete a abordagem tradicional da cronometragem. Numerais arábicos, uma escala de minutos trilho de trem, ponteiros de aço azulados para o tempo e de ouro rodiado para o calendário, bem como o arranjo "cloverleaf" dos submostradores dos famosos relógios de bolso A. Lange & Söhne. Tradição também em detalhes técnicos, como a roda de colunas do cronógrafo e rattrapante, bem como o balanço com parafusos. Finalmente, manifesta-se em elementos típicos de qualidade tais como os dois diamantes da gaiola do turbilhão ou a ponte do turbilhão com polimento negro. A caixa de platina de 43 milímetros é o palco ideal para esta obra-prima da relojoaria.

Calendário perpétuo


Das 684 peças do novo calibre L133.1, nada menos que 206 constituem o calendário perpétuo com seus indicadores analógicos, que marcará corretamente a duração de cada mês até 2100. Uma única correção será necessária no último dia de fevereiro deste ano secular. A partir de então, o calendário será novamente calibrado corretamente para os próximos cem anos. São três submostradores: data às 12 e dia às 9 horas, com ponteiros de ouro rodiados. O mês e o ano bissexto são exibidos às 3. A metade superior da data também acomoda a fase da lua, calculada para permanecer precisa por 122,6 anos, com um disco azul-profundo de ouro maciço.

Cronógrafo rattrapante

Além dos dois botões ao lado da coroa, um terceiro botão às 10 horas revela que o Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" pertence à exclusiva categoria de cronógrafos split-seconds. Esta fascinante função, com controle feito por duas rodas de colunas, pode ser observada através do fundo de safira.


A combinação de um calendário perpétuo com um cronógrafo split-segundos é muito rara. A gestão de energia é uma tarefa especialmente desafiadora. Em particular, a utilização simultânea de várias funções requer engenho mecânico, por exemplo, quando as indicações do calendário avançam à meia-noite e o cronógrafo é utilizado ao mesmo tempo. A montagem de tal movimento exige experiência considerável e sensibilidade excepcional ao se ajustar e harmonizar os mecanismos.

Turbilhão de um minuto


Na forma como interagem de forma perfeita, o turbilhão e a transmissão fuso-corrente controlam dois fenômenos disruptivos em um movimento mecânico: gravidade e redução da força da corda. Assim, eles contribuem para melhorar a estabilidade da marcha e sua precisão. O movimento L133.1 do Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" já é o décimo calibre com turbilhão da Lange.

Transmissão de fuso e corrente


Os resultados dos esforços da A. Lange & Söhne no desenvolvimento de sistemas inteligentes de gerenciamento de energia para movimentos mecânicos - e assim compensar a inevitável perda de torque do tambor da mola - incluem três diferentes escapamentos de força constante, bem como a transmissão fuso-e-corrente integrada em um relógio de pulso pela primeira vez em 1994. Ela é compartilhada por todos os relógios identificados pelo atributo "Pour le Mérite" em referência à antiga ordem prussiana conferida por excepcional mérito científico. Através de um fuso ligado ao tambor por uma corrente, a força da mola é entregue ao movimento em incrementos constantes graças à maneira engenhosa com que o princípio das alavancas é aproveitado. Um mecanismo de engrenagem planetário dentro do fuso garante que o fluxo de energia da mola para o escapamento não seja interrompido enquanto o relógio recebe corda. O mecanismo miniaturizado mas robusto requer atenção máxima no que diz respeito a projeto, produção, acabamento e montagem.

Perfeição até o mínimo detalhe


O Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" é uma edição limitada de apenas 50 relógios em platina. O acabamento do calibre está em conformidade com os mais altos padrões da arte relojoeira saxônica. Parafusos azulados, chatons de ouro, pontes e platinas de prata alemã, faixas de Glashütte e perlage, bem como a ponte do cronógrafo gravada à mão completam os seus destaques.

A. Lange & Söhne Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" - Ficha técnica

Movimento
Calibre L133.1, 32,0 x 10,9 milímetros
684 componentes (sendo um deles a corrente que consiste de 636 peças)
52 rubis (incluindo 2 diamantes contra-pivôs)
6 chatons de ouro parafusados
Escape de âncora
Balanço com parafusos e antichoque, espiral de manufatura in-house
Frequência de 21.600 aph
Reserva de marcha de 36 horas
Indicação de horas e minutos
Turbilhão, cronógrafo rattrapante, calendário perpétuo com data, dia da semana, mês e ano bissexto; fases da lua

Caixa
Diâmetro 43,0 milímetros, altura 16,6 milímetros
Em platina, limitada a 50 exemplares

Pulseira
Couro de crocodilo, fecho de platina

Preço
480.000 Euros
 

NotíciasRelacionadas

24 de maio de 2021
13 de janeiro de 2020
04 de fevereiro de 2019
Publicidade

BRANDPARTNERS