Publicidade
Home  >  News Voltar

Konstantin Chaykin - Basel 2017O surpreendente Joker!

11 de abril de 2017
Konstantin Chaykin inspirou-se em um personagem dos quadrinhos e do cinema para criar Joker, um dos relógios mais surpreendentes de Baselworld 2017.



Por que está tão sério, Sr. Chaykin?

Como uma regra - pelo menos assim pensamos - a relojoaria tem um rosto pensativo e severo. Relojoeiros trabalham no universo de regras estritas e definidas de um jogo onde todos os impulsos, inércia, momento, relações de engrenagens, amplitudes, ângulos de elevação já foram calculados. Todos estão familiarizado com os mecanismos e design clássicos.


Com o novo Joker, Konstantin Chaykin oferece algo realmente novo, um relógio mecânico como uma peça de arte pop cinemática. Ele foi corajoso o suficiente para liberar o monstro de uma caixa, criando um novo espírito de arte mecânica - sempre em mudança, espetacular e provocante... Desta vez, a ideia saiu de quadrinhos, com uma criatura de riso permanente, mas ao mesmo tempo trágica...


O "Joker", apresentado por Chaykin em Baselworld 2017, é equipado com discos indicadores de horas e minutos, assim como fases da lua. A cada minuto, o Coringa oferece uma face diferente, em um total de mais de vinte mil combinações.


Especialmente para Joker, Konstantin Chaykin desenvolveu um módulo com indicação de tempo de duplo disco (horas e minutos como os olhos) e fases da lua (o sorriso). O módulo tem 8 rubis para redução de atrito e é montado sobre o mais do que testado "workhorse" automático calibre ETA 2824-2. A coroa na posição de 9 horas está equipada com um corretor embutido para as fases da lua. Joker está disponível em aço, em uma edição limitada a 99 peças.



Konstantin Chaykin Joker - Ficha técnica

Movimento
Calibre K07-0, módulo de manufatura Konstantin Chaykin, construído sobre base ETA 2824-2
Diâmetro 31,5 milímetros, altura 7,6 milímetros (incluindo módulo)
Frequência 28.800 aph, 38 horas de reserva de marcha
33 rubis (25 para movimento-base, 8 para o módulo)
Módulo com 61 componentes
Mostrador regulador para horas e minutos, indicador de fases da lua

Caixa
Em aço, 42 x 13,7 milímetros, 36 componentes
Vidro de safira com revestimento antirreflexo, 34,5 milímetros de diâmetro
Mostrador com revestimento em prata e rutênio, com nove peças e dois tipos de guilloché

Pulseira
Couro de aligátor violeta, forro de couro de vitela, costura verde, fecho de fivela em aço.

Preço
6.990 Euros

Sobre Konstantin Chaykin


O inventor e relojoeiro independente russo Konstantin Chaykin é considerado um verdadeiro mestre em desafiar estereótipos. Não havia relógios com turbilhão produzidos na URSS e na Rússia após 1917? Em 2004, ele concluiu o primeiro relógio de mesa com turbilhão feito completamente na Rússia. De acordo com a tradição europeia, este relógio poderia ser considerado como a obra-prima de um aprendiz.

Um relojoeiro russo não conseguia obter reconhecimento internacional? Em 2010, foi aceito na Academia de Relojoeiros Independentes (AHCI, Académie Horlogère des Créateurs Indépendants), com sede na Suíça, o berço mundial da relojoaria fina. Os feitos da grande tradição soviética na engenharia não foram incorporadas à relojoaria moderna? Em 2011, Konstantin Chaykin lançou o "Lunokhod", com uma impressionante indicação esférica de fases da lua, a maior desse tipo em relógios de pulso. Ele dedicou "Lunokhod" ao programa espacial soviético de "rovers" de condução remota projetado para exploração lunar ("Lunokhod" significa "moon walker" em russo). É impossível superar relojoeiros suíços, em seu próprio jogo? Konstantin Chaykin foi ao coração da arte relojoeira mecânica tradicional da Suíça e criou sua própria indicação de tempo misteriosa, reinventada e otimizada por ele na coleção "Levitas" desde 2012.


Tudo havia sido inventado na relojoaria? Em 2013, Konstantin Chaykin encontrou uma maneira de combinar a relojoaria e a arte do cinema, desenvolvendo "Cinema" - o primeiro relógio de pulso equipado com um zoopraxiscópio, antigo dispositivo mecânico para a exibição de filmes. É muito mais difícil imaginar e projetar um relógio com aparência mais simples do que fazer um relógio mecânico complicado? Konstantin Chaykin refutou isto em 2014 com o "Genius Temporis", equipado com um sistema comutável de único ponteiro para horas e minutos. Nenhum relojoeiro russo foi mencionado na enciclopédia ou cronologia da arte relojoeira? Em 2007 Chaykin entrou no pequeno círculo de relojoeiros capazes de calcular e desenvolver um relógio mecânico com a função Computus, para indicar a data da Páscoa automaticamente. Além disso, ele foi o primeiro a criar um relógio com a função Computus para a indicação da Páscoa ortodoxa, que já se encontra na segunda versão otimizada.

Com Joker, Chaykin mais uma vez surpreende, com um relógio de estética que muitos não apreciarão, mas que certamente será reconhecida como criativa e ousada. Além disso, trata-se do Konstantin Chaykin de valor mais acessível já lançado.
 

NotíciasRelacionadas

14 de setembro de 2020
15 de agosto de 2020
21 de julho de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS