Publicidade
Home  >  News Voltar

Jaquet Droz - Baselworld 2017Loving Butterfly Automaton

29 de maio de 2017
Loving Butterfly Automaton é o novo autômato da Jaquet Droz, apresentado em Baselworld 2017.



"Alguns relógios contam o tempo, outros contam uma história"

Esta nova criação homenageia o trabalho de um engenhoso relojoeiro, Henri-Louis Jaquet-Droz, que há 242 anos criou um androide autômato para o qual elaborou fantásticos desenhos, como o de um anjo em um carro puxado por uma borboleta, uma celebração de amor e paixão.


Os criadores, artesãos e relojoeiros da Jaquet Droz decidiram retomar esse desenho como fonte de inspiração para criações contemporâneas, inicialmente em pintura em esmalte, depois em escultura, e agora em um relógio autômato.


O Loving Butterfly Automaton, que pertence à prestigiosa coleção de relógios autômatos da Jaquet Droz (como o Bird Repeater, o Charming Bird e o Lady 8 Flower), é uma proeza técnica e estética fora do comum. Nele, o mostrador do Petite Heure Minute foi disposto como o cenário de um teatro naturalista.


Praticamente se veem as cortinas subindo: o espetáculo começa em meio a um delicado bosque, evocando as paisagens da região de La Chaux-de-Fonds. Então aparecem o anjo e a borboleta, réplicas do desenho de The Draughtsman, um dos autômatos que fascinou toda a Europa no século XVIII. A emoção segue quando se abre um mundo de poesia sob o cristal do mostrador com uma simples pressão no botão da coroa.


Graciosa e leve, a borboleta ganha vida puxando o anjo em seu carro animado. A roda do carro gira proporcionando uma bela ilusão de óptica, resultado da associação de raios fixos e móveis, um fabuloso jogo de movimentos que ilustra uma técnica dominada pelos criadores de autômatos. O amor segue seu caminho e a fascinação ante este cenário, onírico e refinado, é imediata.


Aqui predomina o trabalho meticuloso em cada detalhe. Quarenta elementos em ouro branco ou vermelho, gravados à mão, são montados manual e meticulosamente, começando pelo braço e a face do pequeno Querubim até a expressão conquistadora, as patas e as antenas frágeis da borboleta. Por sua vez, as árvores de 0,2 milímetros de espessura são extraídas uma-a-uma, como ponteiros. O savoir-faire relojoeiro utilizado para realçar o aspecto artístico desta peça representa uma técnica inovadora para a qual solicitou-se uma patente. A finura dos volumes em ouro contrasta com o mostrador em ônix ou nácar negro da Polinésia, conferindo um toque ainda mais fascinante à magia desta cena atemporal.


O exclusivo mecanismo do autômato, protegido por duas patentes, é fruto de três anos de desenvolvimento. Graças à sua reserva de marcha, garantida por três tambores carregados manualmente pela coroa, a borboleta pode bater delicadamente suas asas 300 vezes durante aproximadamente dois minutos. Vista de perfil, o realismo da cena é ainda mais impressionante.


O movimento de horas e minutos possui uma massa oscilante em ouro 22 quilates com a forma da roda do carro, simbolizando a vida. Todos os códigos do luxo relojoeiro realçam os dois modelos de 43 mm de diâmetro, marcados pela luminosidade do ouro, com uma pulseira em couro de aligátor feita à mão.


Este magnífico espetáculo está reservado a um público de conhecedores, vista que cada versão é editada em 28 exemplares apenas, entregue com um certificado de autenticidade assinado pelos artesãos da Jaquet Droz.



Jaquet Droz Loving Butterfly Automaton - Ficha técnica

Edições "Numerus Clausus" de 28 exemplares

Ref. J032534270 (ouro branco) e J032533270 (ouro vermelho)

Movimento
Calibre Jaquet Droz 2653 AT1, automático, 57 rubis
Espiral e âncora de silício, duplo tambor, pontes planas, massa oscilante em ouro 22 K
Autômato com movimento das asas e roda da carroça, a corda manual com sistema de ativação pelo botão da coroa, com triplo tambor
Indicação de horas e minutos descentrados
Frequência 28.800 aph, reserva de marcha de 68 horas

Caixa
Ouro branco ou vermelho 18 K, diâmetro 43 mm, espessura 16,63 mm
Número individual de série limitada gravado no verso
Estanque até 3 atm (30 metros)

Mostrador
Em madrepérola negro ou ônix com decorações em ouro branco ou vermelho 18 K
Apliques de anjo, carroça e borboleta em ouro branco ou vermelho 18 K
Ponteiros em ouro branco ou vermelho 18 K

Pulseira
Couro de aligátor preto feita à mão, fecho de báscula em ouro branco ou vermelho 18 K

Preço
129.600 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS