Publicidade
Home  >  News Voltar

Cartier - W&W 2022Masse Mystérieuse

30 de março de 2022
A Cartier apresenta um novo enigma em sua coleção de Alta Relojoaria: o Masse Mystérieuse.


O Masse Mystérieuse é um relógio espetacular que gira ao ritmo de um movimento original criado pela Manufatura de Alta Relojoaria. Qual é o "mistério"? Seu coração pulsante, a magia de um calibre móvel condensado em um semicírculo, transformado em uma massa oscilante esqueletizada.


O Masse Mystérieuse reúne duas das assinaturas relojoeiras da Maison: o movimento misterioso e o esqueleto. Tudo, até a tecnologia, é infundido com design e estética. Desde que os relógios misteriosos apareceram pela primeira vez na década de 1910, o movimento não só foi miniaturizado para caber em caixas de relógios de pulso, mas, para esta nova criação, também foi reimaginado para tornar a massa oscilante um verdadeiro ornamento.


Uma versão em platina cravejada com diamantes lapidação baguete, bem como uma versão cravejada com diamantes lapidação baguete e uma pulseira de platina cravejada com diamantes lapidação baguete também estão disponíveis.


Um novo movimento, resultado de oito anos de pesquisa


O novo calibre 9801 MC garante que os efeitos da gravidade não afetem a cronometria. Fruto de quase oito anos de trabalho na Manufatura Cartier, onde foi projetado, desenvolvido e montado, esse movimento já recebeu patente. Foram necessárias cinco construções diferentes antes que um protótipo pudesse ser lançado, com mais dois protótipos necessários para desenvolver a versão final do calibre.


No Masse Mystérieuse, os ponteiros flutuam no espaço da caixa, sem estarem ligados a nenhuma engrenagem. Mais do que isso: todo o movimento também parece sem peso. Todos os componentes que recebem energia do movimento, transmissão e regulagem estão integrados ao rotor. O próprio rotor é esqueletizado para tornar este espetáculo em movimento visível. No centro, um sistema diferencial ultrassofisticado - emprestado da indústria automotiva - foi integrado ao movimento para evitar que o mostrador da hora fique preso na massa.


Um feito técnico que ganha vida ao menor toque do usuário e exibe perfeitamente o tempo ao ritmo dos ponteiros no vazio. Nesta peça, a mais técnica e complexa já desenvolvida pelos relojoeiros da Manufatura, o misterioso rotor utiliza um princípio inovador que garante que a roda de balanço permaneça sempre na mesma posição vertical. Para que isso aconteça, o rotor gira em ambas as direções a uma velocidade irregular.


Uma breve história do misterioso


Relógios misteriosos compõem seu próprio capítulo na história da Maison. Dizemos "mistério" porque seus ponteiros parecem flutuar sobre o corpo transparente do relógio, sem conexão com o movimento. Os primeiros relógios misteriosos Cartier foram introduzidos em 1912. Eles testemunham a visão estética de Cartier e tornaram a Maison famosa no início do século XX. Esses "milagres de cronometragem", como foram chamados pela revista de moda La Gazette du Bon Ton em 1925, são fruto da colaboração entre Louis Cartier e um relojoeiro excepcional, Maurice Couet. Este último não tinha nem 25 anos quando foi notado pela Cartier pela primeira vez e já era altamente experiente. A partir de 1911, tornou-se fornecedor exclusivo da Cartier. O primeiro relógio misterioso, apelidado de Modelo A, saiu das oficinas em 1912. Maurice Couet se inspirou nos relógios do famoso ilusionista e pai da magia moderna, Jean-Eugène Robert-Houdin. O princípio, que ele adaptou e desenvolveu, baseia-se em um conceito engenhoso: os ponteiros não estão diretamente ligados ao movimento, mas estão presos a dois discos de cristal com bordas metálicas serrilhadas. Acionados pelo movimento, que geralmente fica alojado na base do relógio, esses discos então giram os ponteiros, um para o ponteiro dos minutos e outro para o ponteiro das horas. Para que a ilusão seja perfeita, as bordas dos discos são ocultadas pelo círculo horário.


Cartier Masse Mystérieuse - Ficha técnica

Edição limitada numerada de 30 peças

Movimento
Mecânico de manufatura automático 9801 MC
Diâmetro encaixado: 17 linhas ½
Dimensão total: 39,6 mm
Espessura: 7,3 mm
43 rubis
Frequência: 28.800 aph
Reserva de marcha: 42 horas

Caixa
Diâmetro 43,5 mm, espessura 12,64 mm
Em platina 950
Coroa engastada com cabochão de rubi

Pulseira
Pulseiras de couro de crocodilo cinza-escuro semi-fosco e preto
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS