Publicidade
Home  >  News Voltar

Van Cleef & Arpels - W&W 2022O belíssimo e poético Fontaine aux Oiseaux

11 de julho de 2022
A Van Cleef & Arpels marcou seu retorno ao salão Watches & Wonders, em Genebra, com a apresentação de três "Objetos Extraordinários" em seu estande. Entre eles, o belíssimo e poético "Fontaine aux Oiseaux".



O Fontaine aux Oiseaux ("Fonte dos Pássaros") é uma peça de grandes dimensões (44,15 x 41,13 cm) que celebra o amor com uma série de autômatos que se movem graciosamente por cerca de um minuto, mas que também não deixa de ser um objeto de marcação do tempo, ao exibir as horas de forma retrógrada em sua base.


Tempo de amar


Combinando animação sob demanda com autômatos e uma exibição de tempo retrógrada, esta criação oferece um duplo espetáculo. Na lateral da base, uma pena se move progressivamente ao longo da escala de tempo. Chegando às 12 horas, regressa ao ponto de partida para repetir a viagem no meio dia seguinte.


Quando ativado - até cinco vezes seguidas - os autômatos ganham vida por cerca de um minuto, revelando uma cena delicada. Graças ao movimento de seus vários elementos, a água da bacia começa a ondular, como se houvesse uma leve brisa. Um lírio d'água floresce lentamente enquanto uma libélula sobe no ar, batendo as asas e girando levemente. Os pássaros na beira da bacia acordam, com seu canto ressoando - graças a um conjunto que inclui um fole e uma caixa de clique, imitando sons de gorjeio e bico, respectivamente. Eles levantam suas cabeças e movem suas asas para começar sua exibição de namoro. À medida que se aproximam, suas pernas articuladas sobem uma após a outra em um movimento surpreendentemente realista. Quando a cena termina, a libélula retorna ao seu esconderijo, os pássaros retomam suas posições originais e o nenúfar graciosamente se fecha.


Um trabalho coletivo


A criação do autômato Fontaine aux Oiseaux exigiu a excelência de artesãos que são especialistas em seus domínios. Depois de projetar seu primeiro Objeto Extraordinário, o autômato "Fée Ondine" apresentado em 2017, a Van Cleef & Arpels mais uma vez colaborou com oficinas excepcionais, na França e na Suíça, incluindo Meilleur Ouvrier de France (Melhor Artesão Francês) e Entreprise du Patrimoine Vivant (Empresa Patrimônio Vivo).

A experiência do fabricante de autômatos François Junod, com sede em Sainte-Croix, na Suíça, foi mais uma vez combinada com a de lapidários, joalheiros, entalhadores de pedras, esmaltadores e marceneiros: todos esses virtuosos se comunicaram e compartilharam seu savoir-faire, ampliando seus próprios limites para dar vida a uma história poética.


Decompor e articular o movimento dos pássaros, modelar asas e ondulação suficientemente finas e leves para serem levadas pelo movimento: estes eram alguns dos intermináveis desafios, que implicaram em um processo constante de pesquisa, desde a concepção até as etapas finais de acabamento. Este novíssimo Objeto Extraordinário - que exigiu mais de 4.300 horas de trabalho nas oficinas da Van Cleef & Arpels e mais de 25.200 horas no total - encapsula uma aventura humana coletiva, sob os auspícios benevolentes dos pássaros emblemáticos da VC&A.

Segundo Gregory Weinstock, Diretor das Oficinas de Alta Joalheria da VC&A, "esse tipo de projeto nos leva a expandir constantemente os limites do nosso savoir-faire. Os seus vários desafios técnicos exigem um constante questionamento e a aquisição de novas competências. Essas experiências são enriquecedoras tanto no âmbito técnico quanto humano, pois trazem inúmeras interações entre novos campos de atuação. Quando o objeto ganha vida, o prazer e a satisfação são imensos: nada é mais mágico do que a natureza em movimento."


Para François Junod, fabricante de autômatos, "este projeto extraordinário é antes de tudo um devaneio que reúne artesãos na vanguarda de sua arte. É também para mim um salto na magia dos autômatos contemporâneos, bem como desafios colossais na pesquisa e desenvolvimento de cada detalhe das diferentes animações. Senti muitas emoções durante os primeiros testes nas ondas e na libélula. O aspecto maravilhoso do objeto e a impressão de vida despertada pelos movimentos dos pássaros nos levam a um espetáculo mágico."

Segundo Catherine Nicolas, artesã de laca e Meilleur Ouvrier de France, "todos dependemos uns dos outros. É maravilhoso ver como o trabalho de cada pessoa destaca o trabalho de todos os outros ofícios. É muito gratificante."

Para Nathalie Muller, da Joaillerie Parisienne Workshop, "é um grande orgulho produzir objetos de complexidade tão rara, enfrentar desafios técnicos tão grandes e trabalhar lado a lado com artesãos tão inspiradores."


Os pássaros


Impulsionados por um movimento particularmente realista, os pássaros foram desenhados em ouro amarelo antes de serem adornados com pedras coloridas. O macho, reconhecível pela crista que se desenrola durante a animação, também se destaca pelas costas incrustadas de lápis-lazúli, pelo peito cravejado com uma gradação de safiras azuis e roxas, esmeraldas e granadas tsavoritas, e suas asas pontuadas por safiras em forma de pera. Seu olhar é representado por cabochões de safira engastados em ouro branco e cercados de diamantes.


A fêmea é reconhecível pela plumagem turquesa e seu peito adornado com tons suaves de safiras roxas e rosa, granadas mandarim e rubis. Suas asas - também pontuadas por safiras em forma de pera - ecoam esses tons delicados. Durante a animação, ela pisca maliciosamente os olhos roxos de ametista, enquanto se move em direção ao companheiro. Cuidadosamente escondido na base do objeto, o mecanismo confere grande fluidez ao movimento dos pássaros. Detalhes sutis - como um leve bater de asas, o bater de uma pálpebra ou um pé levantado - foram possibilitados pela perícia mecânica de grande precisão. Cada tremor contribui para a magia da cena, levando o espectador a um estado de contemplação suave.


A água na bacia


A água da bacia - que proporciona uma moldura encantadora para o autômato Fontaine aux Oiseaux - é composta por cinquenta fatias de pedras ornamentais, que ondulam durante a animação. Uma mistura de calcedônia e cristal de rocha, eles transmitem os tons cambiantes da onda e seu brilho translúcido. Eles são integrados ao mecanismo um a um usando um sistema de trilhos inspirado na técnica "Mystery Set". Imitando pequenas ondas, seu movimento é resultado de uma pesquisa detalhada, que garantiu uma fluidez suave. As folhas e flores do nenúfar são fixadas por meio de dobradiças, permitindo que elas subam de forma flexível a cada ondulação da água.


A libélula


Abrindo a dança para a animação do objeto, a ascensão desta peça no ar exigiu uma extensa pesquisa. Seu corpo é formado por três seções de ouro branco, cravejadas de diamantes: a cabeça, o tórax - que comporta as asas e as pernas e abriga um mecanismo em miniatura - e o abdômen montado sobre uma mola. Seus dois pares de asas, cada um batendo em um ritmo diferente, podem ser admirados de diferentes ângulos enquanto a criatura gira. Eles são adornados com madrepérola branca incrustada com finos fios de ouro e esmalte "plique-à-jour", apresentando sutis gradações de cor embelezadas com delicada iridescência. Os diamantes são interpostos entre o esmalte e a madrepérola, acentuando de forma deslumbrante a translucidez dos materiais. O olhar da libélula é representado por dois cabochões de safira, dando um toque final a esta preciosa criatura.

Segundo Nathalie Muller, da Joaillerie Parisienne Workshop, "esta criação apresentou um verdadeiro desafio técnico: a dificuldade envolveu tanto as dimensões da libélula - que teve que manter uma qualidade esvoaçante apesar de seu pequeno tamanho - quanto o uso extensivo de materiais tão frágeis como esmalte e madrepérola incrustada em ouro. Observando a natureza atentamente, tentamos imitá-la com a maior precisão possível e retratar uma libélula real da maneira mais fiel possível, tanto em sua aparência quanto em seu movimento".


As flores e folhas de nenúfar


As pétalas etéreas das flores de nenúfar foram totalmente moldadas à mão antes de serem esmaltadas. Devido às corolas de tamanho generoso e ao risco de deformar o metal em repetidas queimas, esta etapa final foi particularmente delicada. Colorir o esmalte exigia uma técnica especialmente adaptada, para criar gradações sutis de rosa pastel a malva. Cada elemento foi feito o mais leve possível, para ser animado pelo mecanismo.

As folhas de nenúfares que pontuam a bacia também foram objetos de atenção especial. Cada um exibe trabalho em laca "cloisonné", uma mistura de escultura em ouro e coloração meticulosa. O trabalho artesanal da laca é feito inteiramente à mão com o tradicional savoir-faire, desde a mistura dos pigmentos até a colocação do material na base, lixamento das várias camadas e o polimento final. Aqui, foi confrontado com um desafio específico: incorporar as nervuras das folhas, representadas por partições de ouro amarelo. A laca foi trabalhada com aerógrafo, com inúmeras camadas aplicadas sucessivamente para criar variações sutis de verde. Uma camada transparente final chamada de "glacis" é aplicada no final, completando o trabalho de cor e adicionando um toque de brilho ao conjunto.

Como diz Catherine Nicolas, artesã de laca e Meilleur Ouvrier de France, "quando estou trabalhando com laca em uma peça com tanto relevo e detalhes, preciso ter uma noção do objeto na minha mente com a mesma precisão dos meus gestos, porque não há como recomeçar."


A pena


Observando o tempo, a delicada pena se destaca pela leveza de sua esbelta silhueta, e sua combinação de cores. Em ouro amarelo esculpido, os tons suaves de safiras roxas combinam com granadas e esmeraldas tsavoritas vivas, em uma gradação que lembra a plumagem dos pássaros.


A bacia da fonte


A base do objeto, em forma de bacia, é composta por um baú de madeira, cuja parte superior é revestida com marchetaria de casca de ovo. Essa técnica, conhecida no Japão como "Rankaku", estava em voga durante a era Art Deco e é apresentada em muitos objetos da década de 1920. Ela exige um trabalho altamente intrincado, pois cada elemento é posicionado à mão na base.

Catherine Nicolas diz: "Descobri a técnica da casca de ovo na Ásia, onde é muito usada, especialmente no Vietnã. O resultado é como uma marchetaria, um mosaico: você brinca com a peça, suas dimensões e a forma como está posicionada. No meu trabalho, procuro um posicionamento fino e regular, usando peças pequenas com seções paralelas para que o resultado seja agradável aos olhos."


A técnica da casca de ovo é complementada por um cuidadoso trabalho com laca vegetal, aplicada com a tradicional técnica de laca "Urushi". A laca vegetal refere-se principalmente à exsudação da árvore laca do Sudeste Asiático: quando a casca do tronco é arranhada, uma seiva branca pode ser coletada. Para obter uma superfície lisa quando combinada com a técnica da casca de ovo, são necessárias cerca de oito camadas de verniz, cada uma exigindo um longo tempo de secagem e lixamento manual. Essa etapa final é bastante complexa, pois o material macio da casca do ovo pode mudar de cor em contato com o abrasivo.

Segundo Catherine Nicolas, "para criar efeitos materiais, é preciso imaginar o trabalho em três dimensões e pensar na ordem e na espessura das camadas coloridas sobrepostas. Isso é ainda mais verdadeiro quando você combina a técnica de casca de ovo com laca: as irregularidades da casca devem ser levadas em consideração para obter um resultado final suave."


Os Objetos Extraordinários


A criação dos Objetos Extraordinários é uma tradição da Van Cleef & Arpels que remonta aos primeiros anos após a sua fundação, em 1906, unindo disciplinas como joalheria e relojoaria a técnicas artesanais de manufatura e decoração.

Um dos primeiros exemplares é a maquete do iate Varuna. Encomendado por Eugene Higgins, uma figura bem conhecida da alta sociedade nova-iorquina da época, este barco em ouro esmaltado repousa sobre um mar de jaspe esculpido, montado sobre uma base de ébano.

O Fontaine aux Oiseaux é uma obra-prima que reúne alta joalheria e autômatos mecânicos à relojoaria, constituindo-se em uma peça que proporciona um espetáculo que deslumbra e emociona a todos aqueles que o contemplam. Ao mesmo, honra centenas de anos de savoir-faire das disciplinas exercidas pelos artesãos envolvidos em sua criação.

Peça única produzida sob encomenda, o autômato Fontaine aux Oiseaux já havia sido vendido quando de sua exibição no Watches & Wonders Genebra, e não teve o seu preço divulgado.




Van Cleef & Arpels Autômato "Fontaine aux Oiseaux" - Ficha técnica

Dimensões
Altura: 44,15 cm
Largura: 41,13 cm

Mecanismo
Movimento mecânico com horas e minutos retrógrados, reserva de marcha de 8 dias
Animação de autômatos mecânicos sob demanda
Efeitos sonoros criados especificamente para este objeto graças a um fole e madeira de faia

Base
Em ouro branco, ouro amarelo, laca vegetal, marchetaria de casca de ovo de galinha, ébano, vidro,
safiras roxas, esmeraldas, granadas tsavoritas, diamantes, alumínio, aço, PVD preto, couro de cabra

Corpo de água
Em calcedônia, cristal de rocha e alumínio

Ave macho
Ouro amarelo, ouro branco, safiras coloridas, esmeraldas, granadas tsavoritas, diamantes, lápis-lazúli

Ave fêmea
Ouro amarelo, ouro branco, safiras coloridas, granadas mandarim, ametistas, diamantes, turquesa

Flores
Ouro amarelo, ouro rosa, safiras coloridas, esmalte opaco

Folhas de nenúfar
Em ouro amarelo e laca

Libélula
Ouro branco, safiras, diamantes, madrepérola incrustada com ouro branco, esmalte "plique-à-jour", mecanismo em aço




Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 140, Mai/Jun 2022
 

NotíciasRelacionadas

28 de novembro de 2017
17 de janeiro de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS