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MB&FHM8 Mark 2 Purple

12 de junho de 2025
A MB&F apresenta o HM8 Mark 2 Purple, produzido em apenas 33 peças, com painéis da carroceria em roxo vibrante que remetem aos acabamentos opulentos dos supercarros mais exóticos do mundo!




O movimento automático apresenta uma combinação única de engenharia mecânica e óptica: o tempo é exibido por meio de discos horizontais de hora e minuto, que são ampliados opticamente e projetados verticalmente por meio de prismas de safira com corte preciso.

A conexão da MB&F com os carros é profunda, começando em 2012 com o HM5, seguido pelo HMX em 2015 e pelo HM8 em 2016. Cada uma dessas iterações é conectada por seu visor estilo velocímetro instantaneamente reconhecível na lateral da caixa, que lembra o design ousado e futurista da década de 1970.


Uma década após as primeiras MB&F Machines inspiradas em automóveis, a MB&F revelou o HM8 Mark 2, inspirado em supercarros, em 2023.

Após o lançamento bem-sucedido de duas edições em 2023 - com painéis de carroceria brancos ou verdes, esta última limitada a 33 peças - o HM8 Mark 2 retornou em 2024 com uma edição limitada com carroceria azul safira brilhante.

Em 2025, a MB&F apresenta uma nova edição de 33 peças, exibindo uma deslumbrante caixa roxa que homenageia as luxuosas pinturas automotivas, tanto técnica quanto esteticamente, graças aos pigmentos metálicos e a um material translúcido nos painéis da carroceria.


O sonho inicial


Para entender completamente a ligação da MB&F com o mundo automobilístico, precisamos voltar no tempo para 1985 por um momento. Quando crianças, todos nós temos sonhos, alguns deles se tornam realidade, outros são abandonados ao longo do caminho, e alguns são tão parte de quem somos que acabam se realizando apesar de nós. Foi o caso do fundador da MB&F, Maximilian Büsser, que passou a maior parte da infância sonhando em se tornar designer de automóveis. Ele era tão apaixonado pela ideia que, dos 4 aos 18 anos, carros eram a única coisa que ele esboçava e desenhava. Quando seus colegas de classe começaram a descobrir outras áreas de interesse, seu coração permaneceu firmemente fiel ao automóvel, com suas linhas aerodinâmicas e formas elegantes.

Pouco antes de terminar o ensino médio, ele soube que o mundialmente famoso ArtCenter College of Design, em Pasadena, estava abrindo um campus na Europa, e não apenas na Europa, mas em La Tour-de-Peilz, a poucos passos de sua casa de infância. Seria isso um sinal? Ele mal conseguiu conter a empolgação até descobrir que a mensalidade da escola era de CHF 50.000, uma quantia enorme hoje em dia e uma quantia ainda mais colossal em 1985.

Sabendo o quanto ele amava carros, seus pais disseram que dariam um jeito - mas Maximilian sabia que seria demais para eles. Então, como todos insistiam em dizer que ele seria um ótimo engenheiro, já que era muito bom em matemática, ele se matriculou na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), e esse poderia ter sido o fim da história, mas não foi.

"Eu me perdi, perdi a cabeça e acabei na indústria relojoeira", ele conta com um sorriso. "Então, quando decidi abordar o design de carros em um relógio, isso foi gigantesco para mim. Era tudo o que eu sempre sonhei."


Brincando com prismas


Ele se inspirou em um design maluco da Amida, chamado Amida Digitrend, um relógio que foi lançado em 1976, pouco antes da falência da empresa. Trabalhando em uma ideia semelhante, a MB&F empregou um prisma de safira que permitia que as horas saltantes e os minutos progressivos fossem indicados verticalmente, quando na verdade eram planos como uma panqueca sobre o movimento. A hora era indicada em uma janela que lembrava um velocímetro antigo na parte frontal da caixa, que também podia ser facilmente visualizada enquanto se dirigia. Ao contrário do Amida, com seus discos lado a lado, o design do MB&F HM apresenta discos que ficam um sobre o outro, maximizando o tamanho dos dígitos e, portanto, a legibilidade.

A ideia não parava por aí, pois a missão era fazer com que os numerais parecessem quase digitais ou eletrônicos. Isso foi alcançado usando discos de safira revestidos com uma metalização preta, deixando os numerais transparentes. A Super-LumiNova® foi então adicionada sob o disco de safira, para que a luminescência fosse completamente plana, e não bulbosa, como aparece quando aplicada ao mostrador. É interessante notar que os numerais tiveram que ser criados de trás para frente, pois são invertidos no prisma.


Esse sistema ganhou vida no HM5 com lâminas de abertura e fechamento que permitiam que a luz entrasse no movimento e carregasse a luminescência. Essas lâminas foram inspiradas no design de Marcello Gandini para o Bertone Lamborghini Miura, com suas venezianas no vidro traseiro, que conferiam ao carro sua estética futurista.

Essas lâminas foram substituídas no modelo seguinte - o HMX - por uma cobertura de cristal de safira que oferecia uma visão parcial do motor abaixo. Esta peça foi inspirada por outro construtor italiano de carrocerias - a Touring Superleggera - e era equipada com tampas de óleo em miniatura que podiam ser desrosqueadas e preenchidas com óleos relojoeiros.

Em seguida, veio o HM8 "Can-Am", com um cristal de safira que também permitia a visualização do rotor giratório. Foi este movimento, baseado num calibre Girard-Perregaux, que também serviu de base para o novíssimo HM8 Mark 2. O design do HM8 foi inspirado nos carros Can-Am (daí o apelido) do famoso Campeonato Canadense-Americano de Corridas. O design incomum dos carros e as barras de proteção distintas serviram de inspiração para as barras de proteção do relógio.

O HM8 Mark 2, por outro lado, com seu distinto cristal de safira "double bubble", encontra inspiração no design de alguns dos supercarros mais icônicos.


Construção de chassis


Não apenas os códigos de design desses relógios encontraram inspiração no mundo automobilístico, mas também a construção. Afinal, esse diploma em engenharia não foi desperdiçado por Max! O HM5 e o HM8 Mark 2 são construídos a partir de um chassi independente resistente à água, ao qual os painéis da carroceria do relógio são adicionados, enquanto o HMX e o HM8 privilegiaram uma construção monobloco.

Para o HM8 Mark 2, essa carroceria veio inicialmente em uma opção de CarbonMacrolon branco ou verde de corrida britânico, com acabamento fosco na parte superior e alto polimento nas laterais. A versão branca foi combinada com um rotor CVD verde e marcadores de minutos verde-claro, enquanto a versão verde de corrida britânico veio com um rotor e roda de balanço em ouro vermelho e marcadores de minutos turquesa, e foi limitada a 33 peças.

Após essas primeiras edições de lançamento em 2023, a MB&F decidiu continuar sua homenagem ao mundo automotivo com um modelo azul, seguido rapidamente em 2025 por uma versão roxa, ambas limitadas a apenas 33 peças.

O azul e o roxo profundos, porém brilhantes, do HM8 Mark 2 são obtidos a partir de pigmentos metálicos de origem mineral, os mesmos encontrados na pintura metálica de automóveis. Eles vêm na forma de um pó que é incorporado à resina de acordo com um protocolo muito específico (tempo de incorporação, temperatura, velocidade e duração da mistura, etc).

Graças aos seus belos e exclusivos painéis da carroceria, o relógio retorna com tudo, em cores que devem agradar tanto os aficionados por relógios quanto os entusiastas de carros. A peça é complementada por uma pulseira de borracha esportiva e confortável.


CarbonMacrolon


Desenvolvido especificamente para a MB&F, o CarbonMacrolon é um material composto por uma matriz polimérica injetada com nanotubos de carbono, que adicionam resistência e rigidez. Os nanotubos de carbono oferecem resistência à tração e rigidez superiores às dos reforços tradicionais de fibra de carbono. O CarbonMacrolon da MB&F é um material sólido e duro que pode ser colorido, polido, jateado, laqueado, acetinado...

Além de todos esses atributos, ele pesa oito vezes menos que o aço, o que o torna extremamente versátil e interessante tanto do ponto de vista técnico quanto de design.


Sob o capô


Como qualquer super ou hipercarro, grande parte da tecnologia interna do HM8 Mark 2 não é visualmente óbvia, a começar pelo chassi de titânio, extremamente complexo de usinar. Mesmo em aço inoxidável, seria extremamente complexo de fabricar, mas a dureza dessa liga realmente colocou os técnicos da MB&F à prova.

O mesmo se aplica aos painéis da carroceria CarbonMacrolon, que, devido às pequenas quantidades de produção, só puderam ser usinados a partir de um bloco, adicionando outra camada de complexidade à carroceria do relógio.

Uma longa linha de relógios MB&F ultrapassou os limites do que é fisicamente possível em termos de produção de cristal de safira, e o HM8 Mark 2 não é exceção. A criação desta safira de dupla curvatura atingiu uma complexidade 30 a 40 vezes mais cara do que uma safira com cúpula. Apenas um fornecedor aceitou o desafio. Durante as muitas horas necessárias para produzir cada cristal de safira, o risco de quebra é incrivelmente alto - e se ele quebrar, é sempre no último momento, para o desespero de todos os envolvidos. Uma vez concluído com segurança e encaixado no relógio, no entanto, ele é tão robusto quanto o cristal de safira de qualquer relógio esportivo.

E por último, mas não menos importante, o rotor do machado de batalha que aciona o movimento é incrivelmente complexo de fabricar, já que uma das lâminas de ouro de 22 quilates tem apenas dois décimos de milímetro de espessura. Ele não pode ser usinado, então teve que ser estampado, com a gravação já incorporada ao carimbo.


Uma coroa inédita


Não sob o capô, mas igualmente escondida, está uma coroa totalmente nova que possui uma espécie de sistema de "dupla embreagem", para usar um termo automotivo. Ela funciona empurrando a coroa para dentro e girando-a três quartos de volta para soltá-la. Isso tem a vantagem de ganhar espaço e fornecer segurança adicional ao sistema, o que é uma verdadeira vantagem para um relógio esportivo.

O HM8 Mark 2 reúne tudo o que os fãs da MB&F adoraram nesta série automotiva nos últimos 10 anos e a tornou mais técnica, mais legível, mais atraente e mais fácil de usar. Mas, mais do que isso, é um lembrete de que, onde quer que você esteja na vida, nunca é tarde para seguir seus sonhos.




HM8 Mark 2 - Ficha técnica


Movimento

Motor relojoeiro tridimensional, composto por um módulo de horas saltantes e minutos finais, desenvolvido in-house pela MB&F, acionado por um movimento base Girard-Perregaux.
Movimento mecânico, corda automática
Rotor de corda automática em ouro 22K
Reserva de marcha: 42 horas
Frequência do balanço: 28.800 aph (4Hz)
Número de componentes: 247
Número de rubis: 30
Indicação de horas saltantes e minutos bidirecionais, exibidos por prismas duplos de cristal de safira refletivos com lente de aumento integrada


Caixa

Titânio grau 5 com CarbonMacrolon verde, branco, azul ou roxo
Dimensões: 47 x 41,5 x 19 mm
Número de componentes: 42
Resistência à água: 3 atm (30 m)
Cristais de safira na parte superior, frontal e traseira, tratados com revestimento antirreflexo em ambas as faces
Prismas duplos de cristal de safira refletivos com lente de aumento integrada


Pulseira

Pulseira de borracha - branca para os modelos verde britânico, azul safira e roxo, e verde para o modelo branco com fecho de fivela de titânio


Preço

USD 88.000, sem impostos
 

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