Publicidade
Home  >  News Voltar

F.P.JourneO "Chronomètre Bleu"

23 de novembro de 2009
François-Paul Journe encontrou a resposta para a procura de um relógio de precisão por parte de um número significativo de colecionadores, que embora ainda jovens (frequentemente os filhos de colecionadores) já se deixaram fascinar pela cronometria na sua vertente de instrumento de precisão.


Inspirado pelo Chronomètre Souverain, F.P.Journe optou por uma aproximação nova e simplificada no desenvolvimento da sua nova criação, já que apresenta um relógio sem indicação de reserva de marcha, mas que inclui todos os pressupostos de precisão necessários.

O Chronomètre Bleu é um modelo inovador com os seus 39 mm de caixa construída em Tântalo, um metal raro de tonalidade cinza escura com variações em azul. Trata-se de um metal duro e pesado, com uma densidade de 16,3, apresentando uma elevada resistência à corrosão e ao desgaste, e utilizado com frequência no domínio da aeronáutica e cirurgia médica.

Por sua vez, o mostrador em ouro apresenta-se em perfeita sintonia com as cores da caixa. O seu design e a tonalidade azul metalizada revelam um espírito criativo contemporâneo, sobre o qual um par de ponteiros em harmonia com a numeração em romanos creme, marca as horas ao mesmo tempo em que o submostrador "guillochado" dos segundos, localizado às 7h30, abraça o efeito espelhado do mostrador principal.

O movimento de carga manual do Chonomètre Bleu foi construído em ouro rosa 18 K, à imagem de todas as criações atuais da F.P.Journe. Os dois tambores de corda, dispostos numa posição clássica habitual aos relógios de precisão, trabalham em paralelo, de maneira a poder fornecer um fluxo contínuo e estável de força ao longo do seu período de autonomia de 56 horas.

Assinado com a habitual chancela "Invenit et Fecit", tão representativa da manufatura, cada movimento representa a garantia de ser um calibre de manufatura, inventado, construído e montado na sua totalidade nas oficinas de Genebra. No caso do Chronomètre Bleu, o lema dos relojoeiros da F.P.Journe que define "a cada relojoeiro o seu relógio", é particularmente verdadeiro.

Através do fundo transparente, o balanço e o escape aparentam estar misteriosamente separados do restante do movimento, oscilando sem qualquer força motriz aparente. François-Paul Journe posicionou o trem de engrenagens que faz a ligação entre estes componentes e os tambores de corda diretamente sob o mostrador, deixando apenas a roda central a dar destaque ao isolamento do balanço.

O movimento de corda manual oscila a uma frequência de 21.600 alternância por hora. O balanço livre de cronômetro com ajuste de inércia com quatro pesos opostos, apresenta-se dinamicamente ajustado em seis posições, com uma ênfase especial colocado no aspecto do isocronismo.

O Chronomètre Bleu estará disponível nos pontos de venda autorizados a partir do mês de Novembro.


Características Técnicas:

Movimento:

Calibre 1304 a corda manual (38 voltas da coroa) em ouro 18 K com 22 rubis
Diâmetro total - 30,40 mm
Altura total - 3,75 mm

Balanço:

Quatro pesos de inércia
Mola achatada temperada "Anachron"
Frequência de 21,600 aph (3 Hz)
Inércia de 10,10mg/cm2
Amplitude às 0h mostrador para cima: > 320º
Amplitude às 24 horas mostrador para cima: > 280º

Principais Características

Corda manual
Dois tambores de corda em paralelo
Ajuste horário via coroa na segunda posição
Roda de escape com 15 dentes
Autonomia para 56 horas +/- 2 horas
Caixa em Tântalo com medidas de 39 mm x 8,60 mm
Mostrador em ouro tingido de azul com efeito espelhado

Indicações

Horas e minutos centrais
Sub mostrador de segundos às 7h30

Número de peças a produzir:

Movimentos sem mostrador - 133
Com caixa e pulseira de couro - 166

BRANDPARTNERS