Publicidade
Home  >  News Voltar

Franck MullerAeternitas Mega 4: o mais complicado do mundo

12 de janeiro de 2010
São 36 complicações, 25 das quais visíveis, 1.483 componentes, um calendário milenar - o resultado de 5 anos de trabalho, a um preço de 2,7 milhões de dólares: um relógio apenas sonhado por muitos foi tornado realidade pela Franck Muller!


Mais do que nunca, com o Aeternitas Mega 4 a Maison de Haute Horlogerie merece seu slogan de "Master of Complications", pulverizando o número recorde de complicações já abrigado em um único relógio de pulso.

O desafio dos Mestres Reljoeiros de Genthod era enorme: como incorporar todas as complicações conhecidas em um relógio projetado para ser "usável". Tendo como base o movimento Aeternitas, o Mega 4 representa uma apoteose da arte relojoeira com sua grande e pequena "Sonnerie" Westminster, o único disponível no mercado com um turbilhão visível no mostrador. Ele possui ainda um repetidor de minutos, um cronógrafo "split-seconds" de botão único, um calendário perpétuo secular e uma equação do tempo que varia apenas 6,8 segundos por mês lunar, o equivalente a um dia a cada mil anos!

A primeira peça dessa excepcional série limitada foi entregue a um colecionador Norte-americano em uma cerimônia em Mônaco no mês de Novembro, e os Mestres Relojoeiros de Genthod já estão dando os toques finais no segundo Aeternitas Mega 4, o qual muito brevemente estará disponível.


Aeternitas Mega 4

O Aeternitas Mega é uma grandiosa obra de arte relojoeira em termos de complexidade. Ele culminou no design do mais complicado relógio de pulso já criado no mundo graças às múltiplas habilidades de seus relojoeiros e construtores. Cada um dos 1.483 componentes foi projetado para dar ao relógio um desenho elegante na mais pura tradição dos antigos "cadraturiers" (os mecanismos localizados sob o mostrador) do Vallée de Joux, Suíça. Este relógio inspira inumeráveis emoções como uma peça excepcional, simplesmente única aos olhos dos amantes da arte da mais fina mecânica e da alta relojoaria.

Desde o início, o Mega foi incorporado ao projeto Aeternitas e é, portanto, o ápice deste projeto. A base sempre foi a mesma, um Turbilhão automático, mas agora com dois motores. A platina foi cortada no lado do mostrador para acomodar o mecanismo de "sonnerie".

Em comparação com as versões Aeternitas, as quatro versões Aeternitas Mega têm apenas uma espessura de 0,2 mm a mais, de modo a acomodar o mecanismo de percussão do "Toque Westminster", que o diferencia ao tocar as horas e os quartos de horas no modo "Grande Sonnerie". No modo "Petite Sonnerie", a batida da hora é removida, e ele bate apenas os quartos.

A programação dos mecanismo de "Grande" e "Pequena" Sonnerie é feita por uma simples pressão de botão à prova d'água na posição das 10:30. A função programável desse botão permite que o mecanismo de sonorização seja parado. O repetidor de minutos permite que o "Toque Westminster" seja ativado a qualquer momento, assim posibilitando a completa batida de horas, os quartos Westminster e os minutos. O "Grande Sonnerie" é o único relógio no qual o Turbilhão está visível no lado do mostrador, o que limita o espaço disponível para o mecanismo de "Grande Sonnerie" e com isso torna o design ainda mais complicado.

O vidro em cristal de safira do fundo da caixa permite a admiração das peças harmoniosamente cinzeladas e decoradas que se sobrepõem em um incrível e deslumbrante balé. Esta obra-prima de complicações e know-how foi inteiramente desenhada e fabricada pelo grupo Franck Muller e mais uma vez demonstra seu vasto conjunto de habilidades na Arte da Alta Relojoaria.

Características técnicas

Referência: 8888 MGA T CCR QPSE

Calibre: FM 3480 QPSE

Movimento
Turbilhão mecânico, Carrilhão Westminster com 4 martelos e 4 gongos, cronógrafo com botão único e mecanismo fly-back, calendário perpétuo secular, equação do tempo, dois fusos horários adicionais, mecanismo automático para o movimento e para o carrilhão Westminster.
Reserva de marcha:
Movimento: 3 dias
Sonnerie: 24 Horas
Frequencia: 18.000 alternâncias por hora
Dimensões do movimento: 34,40 x 41,40 x 13,65 mm
Número de componentos do movimento: 1483
Número de rubis: 99
Número de rodas: 91
Decoração do movimento:
Côtes de Genève, polimento diamante, chanfrado à mão, granulamento circular, revestimento em ródio bicolor e gravação à mão.

Indicações
Horas, minutos, 24 horas, cronógrafo, fly-back, contador de minutos, contador de horas retrógrado, dois fusos horários, reserva de marcha do movimento.
Indicações da sonnerie:
Grande ou petite sonnerie, sonnerie ou silêncio, reserva de marcha da sonnerie.
Indicações do calendário perpétuo:
Data retrógrada, dia, mês, ano, ano bissexto (ciclo de 4 anos), sem ano bissexto (ciclo de 100 anos), ano bissexto (ciclo de 400 anos), equação do tempo.

Funções
Indicação de horas, minutos e segundos
Tige com 2 posições
7 botões
4 corretores

Mostrador
Mostrador branco laqueado estampado

Caixa
"Cintrée Curvex" 8880, em ouro branco 18 K
Largura: 42,00 mm x comprimento: 61,00 mm x altura: 19,15mm

Pulseira: couro de jacaré costurado à mão

As complicações

1. Indicação dia-noite
2. Grande sonnerie
3. Pequena sonnerie
4. Silêncio
5. Repetição de minutos
6. Carrilhão Westminster com 4 gongos
7. Programação da função Grande e Pequena sonorização com um botão à prova d'água e indicação no mostrador
8. Programação da função sonnerie - silêncio com um botão à prova d'água e indicação no mostrador
9. Mecanismo de isolamento da sonnerie quando na posição de ajuste dos ponteiros
10. Mecanismo que não permite o início de uma nova batida se a anterior ainda não tiver terminado
11. Mecanismo de travamento do ajuste de horas durante a sonnerie
12. Mecanismo de transmissão para o martelo que permite a adaptação ao formato diferente do gongo
13. Indicador da reserva de marcha do movimento
14. Indicador da reserva de marcha da sonnerie
15. Regulador centrífugo silencioso da marcha da sonnerie
16. Turbilhão voador sobre um rolamento com esferas de cerâmica
17. Roda do balanço com parafusos de ajuste em ouro, sem índex
18. Espiral Breguet com curva Phillips
19. Gaiola do turbilhão sem ponte, visível no mostrador
20. Mecanismo automático do movimento com microrrotor de platina
21. Mecanismo automático do carrilhão Westminster com microrrotor de platina
22. Calendário perpétuo
23. Indicação dos dias
24. Indicação dos meses
25. Data retrógrada
26. Calendário secular
27. Indicação dos anos até 999 anos
28. Indicação de ano bissexto
29. Indicação dos anos seculares
30. Lua astronômica: desvio de 6,8 segundos a cada lunação, representando um erro de um dia a cada 1000 anos
31. Equação do tempo
32. Dois fusos horários adicionais independentes
33. Cronógrafo com três rodas de colunas
34. Contador de minutos instantâneo
35. Contador de horas com indicação por ponteiro retrógrado
36. Flyback


A WPHH

Para todos aqueles que desejam de conhecer as criações de Franck Muller em primeira mão, o "Master of Complications" organizará duas exposições WPHH - World Presentation of Haute Horlogerie - este ano na Watchland, a sede do grupo em Genthod, de 17 a 23 de Janeiro e 17 a 27 de Março, das 9:00 às 18:00.

Franck Muller oferecerá a profissionais da area e à imprensa internacional uma visão abrangente de suas sete marcas: Franck Muller, Pierre Kunz, ECW, Rodolphe Montres & Bijoux, Barthelay, Backes & Strauss e Martin Braun. As novas coleções serão exibidas em pavilhões com elegantes estandes, design sofisticado e decoração contemporânea. Mais de 5.000 visitantes e 600 jornalistas são esperados durante as duas exposições.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS