Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: Água quente pode prejudicar a lubrificação?
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
 
04/07/13 - 19:33
  Quote  #2
Mensagem por Dorotheo
Local: CZS
Cadastro: 29/12/12
Posts: 1328
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Dorotheo Perfil  Busca de outros posts por Dorotheo Busca
Amigo, boa noite.
Não sei se a lubrificação é afetada, mas pelas recomendações dos fabricantes não é recomendado banho quente, pois a água quente pode afetar as vedações do relógio, que por serem de borracha, podem sofrer um processo de dilatação/retração e assim perderem sua função, o que pode ocasionar umidade no seu mecanismo e aí sim afetar tudo.
Mas posso estar falando bobagem.
Abs
 
04/07/13 - 19:43
  Quote  #3
Mensagem por André Rota
Local: Lages
Cadastro: 04/07/13
Posts: 12
Usuário nível:



Visualizar o perfil de André Rota Perfil  Busca de outros posts por André Rota Busca
Boa noite Dorotheo.
Ele não apresenta nenhum sinal de entrada de água. Nenhum embaçamento ou vestígio de água. Mas valeu a dica. Quando consertar ele vou procurar lavar somente com água fria.
 
04/07/13 - 19:49
  Quote  #4
Mensagem por André Rota
Local: Lages
Cadastro: 04/07/13
Posts: 12
Usuário nível:



Visualizar o perfil de André Rota Perfil  Busca de outros posts por André Rota Busca
Sinceramente, eu acho que a temperatura do banho não excede os 60° C limite recomendados pelo fabricante. Eu mesmo não suportaria essa temperatura...
Então acredito que o problema é mecânico. Mas desejo ouvir as palavras dos usuários do fórum. Talvez eu esteja errado.
Vou aproveitar para perguntar onde posso consertar ele já que não confio nos relojoeiros daqui. Não acredito que algum deles saiba mexer nesse relógio, porque já vi eles fazerem bobagens tremendas realizando serviços muito mais simples como trocar pilha de um quartz.
 
05/07/13 - 02:09
  Quote  #5
Mensagem por Eremita
Local: Santo André
Cadastro: 02/11/10
Posts: 193
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Eremita Perfil  Busca de outros posts por Eremita Busca
60ºC é o limite de temperatura, mas a seco.
Na sauna ou chuveiro quente a umidade relativa do ar é 100%. Todos os fabricantes recomendam não expor o relógio a essas condições porque, por melhor que seja a vedação, a umidade do vapor acaba entrando, mesmo que em gotículas microscópicas.
Pode ser que ela não condense na lente, então você não percebe mas, se ela condensou no mecanismo, por trás do dial, pode sim ter prejudicado a lubrificação.
Quanto antes fizer a revisão, menos risco de oxidação e menos danos ocorrerão.
O ruim é que só abrindo o relógio para ter certeza. E como você mesmo disse, o problema pode ser outro, de ordem mecânica.
A questão é que por mais robustos que alguns mecanismos sejam, mesmo dentro da faixa de condições recomendadas pelo fabricante, o ideal é não expor o relógio a variações muito grandes. Sair do banho perto de 60ºC para quase 0ºC na temperatura ambiente dá quase para pasteurizar o relógio.
Lembre-se que a precisão depende de ajustes muito inferiores a milímetros e a dilatação do metal, se for brusca, pode passar da tolerância desses microajustes.
Quanto a arrumar, infelizmente a Seiko do Brasil está na mão da assistência da Technos. Se não estiver na garantia, melhor procurar algum relojoeiro experiente e de confiança na sua região. Em último caso, existem relojoarias em SP que trabalham via correio e alguns colegas aqui do fórum já fizeram uso do sistema para reformas de seus relógios.

Abraço!

 
05/07/13 - 11:24
  Quote  #6
Mensagem por Presto
Local: PORTO ALEGRE
Cadastro: 27/09/12
Posts: 1180
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Presto Perfil  Busca de outros posts por Presto Busca
Olá,

já li várias vezes essa questão do banho/banheiro e, pessoalmente, não concordo com a avaliação de que pode prejudicar o relógio.

Tenho um aquecedor de água com um termômetro digital e, no inverno, uso ele em 39 graus. Uma baita diferença em relação a temperatura externa, vamos dizer de 12 graus em média.

Do aquecedor até o chuveiro, certo que deve haver uma perda de uns dois ou três graus pelo encanamento e paredes internas frias. Então, no banheiro, a água deve chegar a 36 ou 37 graus.

Ora, 36 graus e umidade perto de 100% é o que acontece o tempo todo no verão de Porto Alegre ou Belém.

Então um relógio com indicação de 100m de profundidade não pode de jeito nenhum sofrer pela temperatura ou umidade de um banheiro.

Certo é que a borracha resseca naturalmente, independente desse uso "caseiro", ou se usar no meio da selva no vietnã - ressalto esse uso pq isso é bem diferente do que trabalhar alimentando uma caldeira ou um auto-forno.

Enfim, meus relógios ficam em uma gaveta no banheiro, nunca tive problema. Já tomei banho com eles. Nunca tive problema. Eu troco baterias em casa, e coloco uma camada de silicone gel na rosca, coisa que aprendi no fórum wus da Suunto, que inclusive de certa forma incentiva as pessoas a trocarem em casa a bateria, sem aquele stress que temos com vedação.

Entendo que quando apertamos a tampa, estamos colocando a borracha sob bastante pressão, o que seria suficiente para evitar que alterações de temperatura alterassem as dimensões
da borracha.

Sobre os fabricantes recomendarem não expor a 60 graus, nunca li isso em algum manual, alguém já leu? Sempre vejo isso repetido nos fóruns... de qualquer maneira, banho não chega a 60 graus, mas isso é temperatura de sauna. Se estiver escrito isso em manual, então faz sentido evitar usa-los numa sauna.




 
05/07/13 - 14:48
  Quote  #7
Mensagem por Wilson
Local: Osasco
Cadastro: 23/10/12
Posts: 852
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Wilson Perfil  Busca de outros posts por Wilson Busca
eu já li sobre os 60 graus C, mas no caso de relógios a quartzo da linha eco-drive (temperatura de operação entre -10 graus e +60 graus). Vai ver que a partir daqui que tiraram a informação.
 
05/07/13 - 15:08
  Quote  #8
Mensagem por Presto
Local: PORTO ALEGRE
Cadastro: 27/09/12
Posts: 1180
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Presto Perfil  Busca de outros posts por Presto Busca
Olá Wilson,

realmente pode ter saido daí... mas temperatura de operação não quer dizer que necessariamente que o relógio irá ficar permeável (no meu entendimento).

A bateria poderia não fornecer a carga suficiente e o relógio atrasar, por exemplo. Ou a bateria acabar rapidamente.

Câmeras digitais normais, perto de zero grau, consomem muito mais energia. Com flash, então... algumas não conseguem nem fazer foco, pq o motor que move a lente não recebe carga necessária.

 
05/07/13 - 20:42
  Quote  #9
Mensagem por André Rota
Local: Lages
Cadastro: 04/07/13
Posts: 12
Usuário nível:



Visualizar o perfil de André Rota Perfil  Busca de outros posts por André Rota Busca
Então. Quando eu citei 60°como limite, eu na verdade me referiaà temperatura de operação que consta no manual de instruções, e é igual à temperatura de operação de todos os meus relógios, com excessão do Suunto, que suporta 20° negativos de mínima enquanto a mínima dos outros é de 10°C negativos.
Acredito que no caso dos analógicos, quartz ou não, essa deve ser, no meu entender de leigo, a temperatura de operação dos lubrificantes, os quais não podem ficar concistentes ou fluidos demais, e talvez da bateria no caso dos quartz.
Já no caso do Suunto eu acho que a mínima diz respeito à temperatura de operação do LCD, que na verdade, como eu já testei congelando ele no freezer começa a desaparecer a 12° negativos.
Quanto a tomar banho, fato é que eu tomei banho com todos os relógios que eu tive,sem nenhum problema, e eu vou ficar realmente surpreso se for esse o motivo da falha do meu tão amado Seikinho. Com o Suunto Vector eu fui pra sauna mais de uma dezena de vezes, e vi o termômetro dele próprio marcar 45°C na sauna. No manual do meu Traser H3 tem um alerta em letras garrafais avisando pra não frequentar sauna ou Hot tube(não faço idéia do que seja isso), porque a caixa é de nylon e o fundo de aço, então a dilatação dos dois materiais é diferente, o que pode causar a entrada de água. Fiz sauna com G-shock, Aqualand, Lorus e até um casio Alti Depht Meter(alguém aí lembra? Caixa plástica, ana-digi, 100m, barômetro e profundímetro. Eu adorava esse relógio, mergulhei muito com ele sem nenhum problema de infiltração, apesar de ter fundo parafusado, o que mostra que relógio pra 100m pode sim fazer mergulho com cilindro à profundidades de mergulho recreacional sem problemas, assunto esse já discutido aqui no fórum).
 
05/07/13 - 23:45
  Quote  #10
Mensagem por André Rota
Local: Lages
Cadastro: 04/07/13
Posts: 12
Usuário nível:



Visualizar o perfil de André Rota Perfil  Busca de outros posts por André Rota Busca
Eu trabalho com colheita de madeira, e consequentemente já lidei muito com anéis de vedação dos cilindros hidráulicos dos tratores.
O sistema hidráulico produz muito calor, e alguns anéis tem que suportar 130° ou mais em alguns cilindros, e mesmo os anéis dos fabricantes mais conceituados que suportam 130° duram pouco, alguns não mais que uns poucos dias se não for o anel certo, com a qualidade necessária,o que mostra que o calor é realmente impiedoso com anéis de vedação por melhor que eles sejam.
Por outro lado a diferença de preço de um anel que suporta 100 graus pra um que suporta 130 é pequena, alguns reais, e um fabricante que se preocupa com qualidade não vai economizar em anéis de vedação. Acredito que o anel de um relógio tem ótima qualidade e deve suportar bem mais de 100° fácil. Já vi vídeos de alguns malucos fervendo G-shocks e Seikos SKX e não entra água.
E o meu seiko do rotor parado tem janela de vidro o fundo, e realmente acho que não entrou água nele. Acho que se o calor causou algum dano a ele foi mudança de viscosidade dos lubrificantes.
 
06/07/13 - 00:04
  Quote  #11
Mensagem por André Rota
Local: Lages
Cadastro: 04/07/13
Posts: 12
Usuário nível:



Visualizar o perfil de André Rota Perfil  Busca de outros posts por André Rota Busca
Voltando ao Seiko do rotor parado, será que vale a pena botar no correio e tentar consertar em Florianópolis por exemplo?
Ele é um relógio barato, paguei R$ 400,00 por ele no Mercado Livre. No Hospital dos relógios em Florianópolis pediram R$80,00 Pra revisar, mais sedex de ida e volta, vai ficar em uns R$150,00. Quase metade do preço dele.
Sem falar que ele foi comprado no ML sem caixa,garantia ou manual, então sabe lá se ele não é falso e eu posso estar botando dinheiro no conserto de uma réplica.
E R$80,00 é um valor otimista, acreditando que é só problema de lubrificação, se tiver que trocar alguma peça deve ficar ainda mais caro, talvez mais da metade do valor do relógio.
Sem falar que eu estou babando em cima de um Seiko SSC01P1, solar , Japonês, original, e com garantia em uma loja aqui em Lages...
 
06/07/13 - 00:07
  Quote  #12
Mensagem por André Rota
Local: Lages
Cadastro: 04/07/13
Posts: 12
Usuário nível:



Visualizar o perfil de André Rota Perfil  Busca de outros posts por André Rota Busca
Se eu postar fotos bem focadas do fundo do Seiko parado os amigos conseguem me dizer se ele é legítimo?
 
06/07/13 - 10:13
  Quote  #13
Mensagem por Wilson
Local: Osasco
Cadastro: 23/10/12
Posts: 852
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Wilson Perfil  Busca de outros posts por Wilson Busca
olha acho que a questão da volatilidade e viscosidade do lubrificante do relógio ser influenciada pelo seu banho quente, não deve ser a sua principal preocupação não. um banho quente a 35 graus não deve trazer maiores problemas.

Ocorre que de qualquer maneira, um relógio mecânico pode precisar de manutenção periódica de tempos em tempos, ele pode ser desmontado, limpo e lubrificado internamente.

Eu não gosto de tomar banho com relógio mais por questão estética. Acho que sabonete retira o brilho da peça. Mas tempos atrás eu tomava banho sempre com um Citizen de aço inoxidável, nunca deu nenhum problema de intrusão de água. Por via das dúvidas, evito que relógios abaixo de 200m entrem em contato com água, mas aí é apenas neura pessoal.

Por isto que admiro os solares. A perspectiva de praticamente nunca ter de abrir o relógio para manutenção é algo notável.

Eu também tenho um Seiko comprado no ML. Veio sem caixa e sem manual, só com uma etiqueta pendurada nele, também pensei que poderia ser falso. O rotor dele "range" um pouco, mas disseram que preciso ir usando para "amaciar" o relógio, eu nem uso mais, larguei ele numa gaveta e esqueci o assunto. Mesmo sabendo que tem vendedores de produtos originais no ML, o pós-venda é meio enroscado. Os que eu comprei no ML nem me preocupo mais se são falsos, mas não compro mais nada lá, exceto algum usado com boa referência e procedência.

Mas seja ML ou ter comprado na Shopping JK (rsrsr), muito do relógio tem a ver com estilo e realização pessoal.

Sobre a manutenção, eu nunca me preocupei muito. Às vezes, basta uma pequena pesquisa e você descobre gente antiga no ramo, de confiança, capaz de operar pequenos reparos e manutenção nestes relógios baratos. Por R$80 eu acho que mandaria fazer, outro dia troquei uma bateria, gastei quase R$20. Veja, tem camelô que troca bateria na rua por R$5, mas vai saber né?

Abs!
 
06/07/13 - 10:22
  Quote  #14
Mensagem por Dorotheo
Local: CZS
Cadastro: 29/12/12
Posts: 1328
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Dorotheo Perfil  Busca de outros posts por Dorotheo Busca
Wilson essa história de ranger rotor não determina originalidade. Comprei um Tissot de mais de dois mil obamas que também rangia o rotor nos dois primeiros meses de uso, depois tudo ficou perfeito. Mas cada caso é um caso. Abs.

Caro André, acho que o relógio vale sim a manutenção por esse preço. Abs.
 
06/07/13 - 11:04
  Quote  #15
Mensagem por Wilson
Local: Osasco
Cadastro: 23/10/12
Posts: 852
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Wilson Perfil  Busca de outros posts por Wilson Busca
bom dia, Dorotheo.

O ranger do rotor me chateou porque sempre considerei relojoaria como mecânica de altíssima precisão. Peças que fossem produzidas com medidas precisas não deveriam precisar ser amaciadas. Parei de usar porque pensei assim: bom se vai amaciando, significa que pode ir se desgastando, então ao longo do tempo de uso, a precisão do relógio vai se alterando. Mas por R$300, acho que não dava pra esperar muito mais que isso.

Achei estranho, na época. E se eu tivesse ido a uma loja, veria na hora.

Continuo achando estranho, pois sempre que posso entro nas lojas pra ver automáticos, não vi ainda outro que esteja rangendo. Acho que nas lojas físicas, podem fazer algum tipo de revisão antes de expor a venda.

Mas voltando ao tópico, é assim mesmo, manutenção periódica em relógio barato acaba custando muito em relação ao valor do relógio.

Abs.
 
06/07/13 - 11:28
  Quote  #16
Mensagem por Dorotheo
Local: CZS
Cadastro: 29/12/12
Posts: 1328
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Dorotheo Perfil  Busca de outros posts por Dorotheo Busca
Wilson, pelo que sei as lojas não fazem qualquer revisão, na verdade, mal sabem o que estão vendendo...kkkk . Concordo com você quando diz que relógios mecânicos devem ser precisos, mas existem relógios e relógios....uns com peças produzidas por estamparia, outras por usinagem, outros misturando os dois tipos, ou seja, os relógios de produção em massa, como seu seiko e meu tissot, tem peças produzidas por processos rápidos que apesar de precisos podem gerar diferenças nos acabamentos e em suas regulagens. Grande abraço novamente.
 
10/07/13 - 14:58
  Quote  #17
Mensagem por André Rota
Local: Lages
Cadastro: 04/07/13
Posts: 12
Usuário nível:



Visualizar o perfil de André Rota Perfil  Busca de outros posts por André Rota Busca
Olá a todos. Gostaria de agradecer pelas respostas, ajudaram bastante na hora de decididr o que fazer.
Resolvi o problema do Seiko paradão.
Fiz um breve velório de cinco segundos e sepultei ele na gaveta da mesinha de cabeceira.
Depois fui até uma loja e comprei Este Seiko.

https://plus.google.com/photos/113272415264647524775/albums/5898234639813105969

Diver Solar original fabricado no Brasil com movimento japonês e garantia.
Tentei postar as fotos direto aqui no Tópico mas me atrapalhei um pouco no uso do picasa.Então postei o link do álbum.
grande abraço a todos.
 
10/07/13 - 16:28
  Quote  #18
Mensagem por LOA
Local: São Paulo
Cadastro: 20/06/11
Posts: 420
Usuário nível:



Visualizar o perfil de LOA Perfil  Busca de outros posts por LOA Busca
manda ele para mim que eu quero....

concordo com o Wilson...o problema do banho quente não é determinante para a parada do rotor.

no entanto, pode sim que tenha havido infiltração, por motivos outros, que devem ser investigados, e isso pode ter comprometido o rolamento do rotor...os seikos sempre trazem um rolamento, igual aos orients.

a questão de não condensar no vidro vai depender do calor/frio externo...não tem uma regra muito rígida para a condensação.

enfim, a questão é fazer uma revisão, pois tudo tem conserto. sendo o relógio autêntico, acho que ele merece retornar à vida.

contudo, me candidato a receber a sucata, caso não interesse mais. ficarei feliz.

abraços.
Total de Mensagens encontradas: 18
Página 0 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar