Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: NOS Watches
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
 
08/04/13 - 17:39
  Quote  #2
Mensagem por Fernando1982
Local: Não fornecido
Cadastro: 20/10/12
Posts: 396
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Fernando1982 Perfil  Busca de outros posts por Fernando1982 Busca
Bem.
Como qualquer amante de relógios ja ao longo da minha vida deparei-me com peças dessas. Acontece e a nivel global (ja que ao pesquisar online faz-se pesquisa de milhoes de items e por isso normal encontrar NOS em dezenas ou centenas).

Nao só em relogios como canetas, caixas, braceletes, etc...
Ja tive um Zenith com primieiro calibre a 38800 criado em conjunto com a Movado que vinha para alem na caixa e todos plasticos da epoca, ainda um selo vermelho de nunca aberto. Apos algumas movimentos na coroa começou a funcionar e manteve-se com precisao.

A questao de ainda funcionarem é de facto incrivel. Eu proprio já fiz essa pergunta a mim proprio. Qunado nao selados ate acredito terem sido cuidadosamente abertos e alguns serviços pontuais para estar a cumprir algum Keeping time. Nos totalmente fechados e selados (alguns mais caros veem com uma especia de tinta ceramica vermelha) na tampa traseira nem eu nem quem conheço opta por abrir para evitar perder aquela "marca" que promove a peça a outro nivel de colecção.

O que posso dizer é que nos anos 70 e 80 a qualidade das massas e oleos usados nos relogios suiços ja era sintetico e de enorme qualidade. Ja encontrei foruns a narrar o quanto naquela altura alguns relojoeiros nao apreciavam os mesmos porque na altura era comum as manutencoes serem de 2 em 2 anos e rapidamente alongaram-se para prazos temporais muito maiores. Creio que o segredo esteja em nesse ponto (qualidade da lubrificação) e tambem a analise à precisao nao ser profunda. Se formos analisar profundamente vamos possivelmente encontrar os erros de nao terem sido servidos...
 
09/04/13 - 08:12
  Quote  #3
Mensagem por Coelho
Local: Lisboa
Cadastro: 27/04/09
Posts: 41
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Coelho Perfil  Busca de outros posts por Coelho Busca
Caro Fernando1982, agradeço sua colaboração e acredito que realmente só pode ser da qualidade dos oleos usados que permite que um relogio parado tanto tempo possa passar a funcionar apos se paasar a usar com regularidade. No entanto me questiono com o que quis dizer e passo a citar: "...tambem a analise à precisao nao ser profunda. Se formos analisar profundamente vamos possivelmente encontrar os erros de nao terem sido servidos... " Já agora com relação à precisão, embora como é obvio não seja possivel defenir um valor exato, qual seria em média a precisão de máquinas como os calibres FHF, AS, etc, que creio serem de boa qualidade.
Cumprimentos.
 
09/04/13 - 14:08
  Quote  #4
Mensagem por Fernando1982
Local: Não fornecido
Cadastro: 20/10/12
Posts: 396
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Fernando1982 Perfil  Busca de outros posts por Fernando1982 Busca
Bem. Existe um erro típico na avaliação como o erro diario em segundos de um movimento como o método de análise para verificar se relogio esta com manutencao em dia e a funcionar correctamente. Erro grave.

Para analisar-se um relogio é necessario ter maquinas tipicamente designadas de Timegrapher que conseguem avaliar varios parametros. Um relogio ao funcionar faz varios barulhos , alguns nao nos apercebemos mas a esses aparelhos permite avaliar inclusvamente coisas complexas como acelaramento no movimento do balanço (em timegrapher mais caros) para permitir ajustar exemplo os parafusos do balanço da Rolex (que tem um sistema de regulação à moda antiga , muito completo mais mais complexo ) do que a usual regulação fina por parafuso unico .

Eu tenho um Seiko antigo (sem revisao) que diariamente atrasa 1 a 2 minutos. E durante mesmo dia adianta 1 a 2 minutos. Por graça diaraimanete o erro diario é muito pequeno porque tem muitos erros que se vao auto anulando. Este exemplo é para demonstar de um modo simples como erro diario por si nao diz nada.

Outra coisa importante é desmagnetizacao, e erro verificado para uma mesma posicao com carga maxima no tampor e por exemplo erro medido com carga do tampor a 1/2 ou a 1/3 do maximo. Irá seguramente num relogio com falta manutencao começar a ter discrepâncias bem maiores que relogio devidamente regulado , em manutencao e desmagnetizado.

O assunto é mais complexo e completo. Mas fica aqui alguns pontos para começar a pesquisar e ir vendo que muita coisa existe sobre o assunto.

Outra coisa que se nota é em diferenças posicoes erro no timegrapher. As folgas nos rubbies (internamente) bem como verticalmente influenciam manutencoes. Se analisar um rubbie ao microscopio com o "pivot-axe" verá que nos mais antigos as folgas eram maiores o que faz com que em diferentes posicoes a axe tivesse mais contacto com uma dada supercie e isso influencia imenso os erros .

Hoje em dia a producao melhorou muito. Analisando ao microscopio uma vulgar eta 2824 todos os espaçamentos sao micros e tudo muito mais perfeito. Por isso hoje em dia existe producao de massa de enorme qualiade e bem mais facil atingir-se padroes COSC
 
09/04/13 - 14:13
  Quote  #5
Mensagem por Fernando1982
Local: Não fornecido
Cadastro: 20/10/12
Posts: 396
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Fernando1982 Perfil  Busca de outros posts por Fernando1982 Busca
Apenas para acrescentar que acredito que dentro de alguns anos o padrao COSC vai ficar mais apertado e exigente. Ouve muitas evolucoes e uma ETA 2824 desde que nao o modelo base , permite com simples regulacao atingir padroes menores de erro que os exigidos pelos varios testes. Desse modo acredito que brevemente erros e normas vao ser mais apertadas

Aproveito para indicar que acabei por comprar o Mark 2 que desejei e sem ainda ter mexido no movimento (e apesar de perceber de relojoaria neste calibre prefiro manutencao de alguem experiente no calibre) o erro dele apesar de ser de 1969 ronda os 3 a 4 segundos dia. E isto analisando em varias posicoes e em timegrapher. Batimento certinho... Fico sinceramente muito admirado. Ao micro os espaçamentos parecem identicos aos exigidos actualmente. Ou seja nos anos sessenta criaram-se maquians micro mecanicas que ainda hoje invejam qq marca relojoeira . Tanto é que calibre actualmente é ainda o mesmo com possivelmente melhoramento da liga da mola tambor e espiral. Mas fico amirado que numa epoca com pouca electronica e sem sistema autonamos de producao em massa como actuais aquilo fosse possivel produzir... Ao microscopico aquilo é uma MUNDO. Muita coisa que nao nos apercebemos ao olho. Eu sou grande fá do que é relojoaria suiça. Ja o disse aqui. Apesar de haver algumas marcas com muito markueting e a pedir preços injustos para o que sao . Por exemplo Tag heuer 80% produtos valem pelo marketing
 
09/04/13 - 14:25
  Quote  #6
Mensagem por Fernando1982
Local: Não fornecido
Cadastro: 20/10/12
Posts: 396
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Fernando1982 Perfil  Busca de outros posts por Fernando1982 Busca
E lembrei-me agora dos chronografos. Num chronografo é tudo ainda mais exigente a nivel de massas e oleos. Uma 7750 por norma apos 5 anos pode estar a trabalhar direito mas os botoes para activar chronografo no sistema hammer já se nota falta de massa e ja falta de suavidade... Isto para quem percebe e é atento. Outra coisa que podes reparar é a suavidade do ponteiro segundos do chronografo numa 7750 de um hamilton e de um breitling. Mesma maquina mas os toques finais na do breitling e regulacoes fazem diferenças reais... Aquilo tem um parafuso para regular e efectuar algumas lubrificacoes. Se vires o ponteiro segundo do hamilton notas muito mais saltitar que a do breitling... E isso para obter pode exigir horas do relojoeiro no momento final de manutencao. Outra preocupacao é a centralizacao perfeita de espiral...

Mas tudo isto já sao temas muito alem do que perguntaste... Mas aqui fica para quem quiser ler algumas coisas e perceberem como tudo muito mais complexo na relojoaria do que se pensa
 
09/04/13 - 15:43
  Quote  #7
Mensagem por Coelho
Local: Lisboa
Cadastro: 27/04/09
Posts: 41
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Coelho Perfil  Busca de outros posts por Coelho Busca
Caro Fernando, agradeço sua extensa explicação das caracteristicas peculiares dos movimentos mecãnicos. Embora grande parte do que menciona não seja novidade para mim! Quanto ao ser fã da relojoaria suiça, partilho a mesma paixão, embora confesse que gosto muito da Orient e tenho varios modelos todos mecãnicos. Tenho inclusive o 60th aniversario de corda manual, que é fantastico.
E como já mencionei os relogios da decada de 60, 70 são muito do meu agrado.
Quanto a calibres, que já deu para ver que é entendido, tem alguma opinião dos calibres AS e FHF?
Cumprimentos.
 
09/04/13 - 16:10
  Quote  #8
Mensagem por Fernando1982
Local: Não fornecido
Cadastro: 20/10/12
Posts: 396
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Fernando1982 Perfil  Busca de outros posts por Fernando1982 Busca
Eram movimentos que procuravam estar na linha da boa relacao qualidade/preço . Com bons padroes de qualidade. Movimentos que cumpriam a sua funçao. Hoje em dia ao comprar estar informado de peças para poder trocar ou corre sempre a necessidade de voltar a comprar movimentos completos para retirar peças. De qq modo maioria dos movimentos dessas marcas sao actualmente baratos. Embora como em tudo tem outros mais puxados mas tambem melhor qualidade. Ainda existe bastantes peças creio eu. Nao sao movimentos que me digam algo em muito especial (mas tenho relogios meus com eles) pq tenho sempre outras marcas em mente. Existe muita marca branca da altura com esses movimentos a preços acessiveis e sao bons.

Orient comecei a prestar atencao apos muito relojoeiro que conhecia falar muito bem dos relogios. Eu sinceramente ainda nao sinto nenhuma atração especial pela marca. Mas fiquei a ter respeito pela mesma. Fico feliz por ter clientes fieis e saber que sao bons por preços simpaticos
 
11/04/13 - 09:19
  Quote  #9
Mensagem por Coelho
Local: Lisboa
Cadastro: 27/04/09
Posts: 41
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Coelho Perfil  Busca de outros posts por Coelho Busca
Falando de movimentos e respectivas manutenções, gostaria de saber quando certo movimento necessita de ser limpo e oleado qual é a tendencia, é para adiantar ou atrasar?
Na minha logica tende a atrasar, já que à partida os oleos perdem sua melhores caracteristicas e aumenta o atrito.
Cumprimentos.

 
11/04/13 - 22:36
  Quote  #10
Mensagem por Fernando1982
Local: Não fornecido
Cadastro: 20/10/12
Posts: 396
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Fernando1982 Perfil  Busca de outros posts por Fernando1982 Busca
Falta manutencao norma faz relogio andar mais depressa ou mais tarde parar. Erro craço achar que atrasa. Nao é a norma. Alias veja exemplo que dei do Seiko que tenho. Pode em certos casos ate promover ambos. Mas norma padrao adianta. Menos força na sistema de rodagem promove a balanço fazer um movimento mais curto. Mas para alem disso nota-se (ate em ouvido quando ja com muita falta manutencao) pouca simetria nos "batimentos" do relogio. Lixo, poeiras, lubrifiacao gasta faz muita dessimetria.

Anomalia comum "Espiral danificada" promove andamento muito muito rapido. Se vir um relogio a adiantar varios segundos por minuto nao acredite que a norma seja apenas manutencao. Nesse caso resolver mesmo apenas trocando.   Ainda no outro dia falei sobre isso. Dar um jeitinho na mesma permite colocar a trabalhar uns dias direito. Mas nao resolve pq depois voltar a ter de novo as anomalias que tinha...

OCannon Pinion tambem precisa de ser limpo e massas sendo que sem trocas promove prender o movimento. Nos relogios que fala (novos antigos) acho que essa massa que lubrifica internamente a peça )veja na net do que falo) ate é a norma de ser problematica pq mesmo sem uso vai perdendo capacidade de lubrificacao e depois prende. Nao se esqueça que pela coroa acerta as horas e minutos. Ou seja o sistema esta sempre ligado à força da corda manual mas tambem à força (nessa posicao coroa) da que exerce com os dedos na coroa. Essa massa no "dito" é que permite conseguir acertar as horas
Total de Mensagens encontradas: 10
Página 0 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar