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FórumRelógios Japoneses

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Tópico: Seiko - Como arrumar o dia da semana
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02/03/14 - 19:31
  Quote  #2
Mensagem por Girão
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Quote: Originalmente postado por Marcus Costa em 02/03/2014 19:12:29
Gostaria de saber se tem algum jeito mais fácil de arrumar o dia da semana que não seja ir girando os ponteiros várias e várias vezes até chegar no dia desejado, pois este modelo tem uma coroa pequena, difícil de ser girada.
Abraço





Olá

Nunca rode tanta vez assim, se não estiver bem lubrificado gripa a "embraiagem" (conjunto de chaussée e roda de centro).

Para melhor ajuda, por favor verifique os dados na tampa de fundo e coloque aqui...

Abraço
Girão
 
02/03/14 - 20:01
  Quote  #3
Mensagem por Marcus Costa
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Girão, o relógio é o que está neste tópico, com as especificações.
Abraço

http://www.relogioserelogios.com.br/topic_threads.asp?ReturnPage=Topic&ForumID=5&TopicID=115477&PagePosition=2&PagePosition2=1
 
02/03/14 - 20:20
  Quote  #4
Mensagem por Girão
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Caro Marcus

Ok, essa máquina é a 6119B... Isto muda assim: O dia da semana muda da seguinte forma: Puxar a coroa (para fora) e roda os ponteiros até às "24H" e até saltar o dia semanal, ok? logo que isto aconteça, volte a rodar no sentido anti-horário até haver um pequeno ressalto (cerca de 1h30 a 2H para trás), pronto!! volta a rodar no sentido horário... Fazer isto até estar o dia desejado tendo em conta a "sincronização" e com a respectiva hora AM ou PM...

Esta é a sequencia com o minimo de "esforço".,, No fundo é o que já vinha fazendo, mas talvez não esteja a rodar suficientemente para trás, pois tem de fazer o "ressalto".

Depois desta operação, acerta o dia do mês da seguinte forma: Premir a coroa (para dentro), muda o dia do mês... Fazer esta operação somente fora do horário de ressalto, ou seja evitar entre as 22h e as 01h (se os ponteiros estiverem colocados de acordo com os parâmetros do fabricante)

Estes mecanismos (6119B), estão preparados com um sistema que não há qualquer perigo rodar para trás.

NOTA:: Certos mecanismos não permitem efectuar esta operação sobe pena de danificar a roda de calendário...

Espero ter sido esclarecedor e útil... Qualquer questão disponha

Girão
 
03/03/14 - 10:28
  Quote  #5
Mensagem por Marcus Costa
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Muuito obrigado pela resposta.
Realmente, parece ser o que eu faço no Orient, mas a posição dos ponteiros é diferente.
A próxima vez que ele parar alguns dias, eu testo a solução.

Vou aproveitar o tópico e tirar uma outra dúvida:
Dizem que você não deve acertar a hora do relógio em um certo período (algo entre 9 e 3 três da manhã. Agora, quando você está acertando a hora, você passa com os ponteiros exatamente nesse horário, isso não danificaria o mecanismo então? Não consigo entender.. rsrs


Obrigado,
Marcus
 
03/03/14 - 13:11
  Quote  #6
Mensagem por Girão
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Olá

Como coloquei na nota, certos mecanismos se andar com os ponteiros para trás nesse período e entenda-se (PM), compreendido entre as 21 e as 03H AM, pode danificar a roda ou disco do calendário, Ok? (por isso fiz a ressalva)

Mas qualquer mecanismo pode ser acertado em qualquer horário desde que se ande somente para a frente, OK? (principalmente e entenda-se os mecanismos que não estão preparados, "mastigando" mesmo o sistema de calendário se andar no sentido anti-horário... Havia uns Tissot e Certina, que "era tiro e queda")... E mais recentemente ainda alguns Omega calibres 1020 e 1022 (com disco semanal), devido a falta de manutenção, são um "desastre"...

Os Seiko e também muitos outros mecanismos (actualmente quase todos se não mesmo todos), têm um sistema que não há qualquer problema (excepto algumas réplicas mal concebidas).

MAS e muita atenção nesta parte...
Quote: Originalmente postado por Girão em 02/03/2014 20:20:33

Depois desta operação, acerta o dia do mês da seguinte forma: Premir a coroa (para dentro), muda o dia do mês... Fazer esta operação somente fora do horário de ressalto, ou seja evitar entre as 22h e as 01h (se os ponteiros estiverem colocados de acordo com os parâmetros do fabricante
Girão





No período horário já focado, não acertar o dia do mês... Porque ao premir a coroa, vai fazer rodar o disco de calendário, sem que a roda dentada mexa... Altura em que o "picolete" está encostado ao disco... Faço-me entender?

O Seu "velhinho" 6119B já vinha muito bem concebido para a altura... Quanto a mim a série 6XXX foram o melhor dos projetos que a Seiko executou (projeto do fundador Kintarõ Hattori e seu Amigo engenheiro).

PS: Estou neste momento a acabar um igualzinho ao Seu... Conseguiu-se inclusive um mostrador de origem novinho em folha

Qualquer questão estamos cá

Abraço
Girão
 
03/03/14 - 18:45
  Quote  #7
Mensagem por Kairos
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Não ajusto por nada meus relógios em sentido anti-horário. Nem que estejam há 1 minuto ou mais adiantados. Nem os de quartzo. Justamente por isto não me importo com calendários errados (exceto os digitais). Raramente, por um milagre, quando quero ajustar seus calendários, só em sentido horário, mesmo que dê 1.518.976 voltas.
 
03/03/14 - 19:27
  Quote  #8
Mensagem por Girão
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Quote: Originalmente postado por Kairos em 03/03/2014 18:45:16
só em sentido horário, mesmo que dê 1.518.976 voltas.




Salve

Para quem queira andar a substituir "embraiagens" sistematicamente, esse é o caminho certo

O melhor é manter-se pela parte em que não mexe no calendário e deixa a coisa rolar

Saúde e tudo de bom
Girão
 
03/03/14 - 19:42
  Quote  #9
Mensagem por Kairos
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Girão,

Salve!

Poderias exemplificar-me através de foto ou quaisquer outros métodos que julgar didáticos para um leigo, por favor, o que seria "embraiagens"?

Em tudo que procurei na internete remeteu-me a peças automobilísticas.

Sobre as 1.518.976 voltas estava sarcasticamente a exagerar, obviamente. Quis dizer que, no lugar do colega postador Marcus Costa, teria a paciência de girar até acertar a data - já fiz isto algumas vezes. De fato nunca giro para trás o sentido dos meus relógios; sempre para frente. Creio que não estragará, certo? Não passam de algumas voltinhas apenas.    Metodicamente, quase que sempre deixo a data "rolar" desenfreada.

Até mesmo os relógios de quartzo de parede sem datação alguma só acerto em sentido horário. Excentricidade.

Grato.

Saúde e paz.

 
03/03/14 - 23:50
  Quote  #10
Mensagem por Marcus Costa
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Girão, obrigado pelos esclarecimentos, você foi muito prestativo.

Kairos, sinceramente, não vejo problema em girar para trás, haja vista que o próprio manual do Poseidon afirma que esse é o jeito correto de acertar a data. Acho que se estragasse, eles não colocariam assim.
Eu não consigo usar o relógio com o calendário errado, então sempre arrumo.

Abraços
 
04/03/14 - 07:41
  Quote  #11
Mensagem por Girão
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Quote: Originalmente postado por Kairos em 03/03/2014 19:42:22
Girão, Poderias exemplificar-me através de foto ou quaisquer outros métodos que julgar didáticos para um leigo, por favor, o que seria "embraiagens"?

Em tudo que procurei na internete remeteu-me a peças automobilísticas.




Salve Caro Kairos

A internete ou mais correcto internet é uma ferramenta de trabalho muito interessante... Se estivermos realmente interessados conseguimos aprender muito.

De facto e pesquisando na net, mais precisamente no (wikipédia) a embraiagem (Português Europeu) ou embreagem (Português Brasileiro) é o mecanismo utilizado nos automóveis para transmitir a rotação do volante do motor para as engrenagens da caixa de velocidades que, por sua vez, irá desmultiplicar essa rotação.

Nessa perspectiva nada tem a haver com relógios. Mas as embraiagens não existem somente nos carros, existem "1001" mecanismos com este sistema.

Se reparar desde o segundo post deste tópico que coloquei "embraiagem" entre aspas (para "melhor" entendimento") e se fizer uma leitura mais atenta, verá que depois coloco (conjunto de chaussée e roda de centro)... Segue uma imagem elucidativa conforme solicitado.

Isto em alguns casos e principalmente nos mecanismos mais antigos, actualmente e na maioria dos casos o chaussée (Francês) ou cannon pinion (Inglês) já não está directamente colocado na roda de centro, ex: ETA 2879 (entre muitos outros), mas isto seria um tema excelente para "debater" em outro tópico

A Todos os Membros e se repararem bem na imagem, o chaussée ou cannon pinion entra à "pressão" no veio da roda de centro (center shaft)... Mais em pormenor, poderão reparar que mais ou menos ao centro do chaussée é onde existe o maior atrito... Se houver lubrificação deficiente neste ponto e rodarem muitas vezes este conjunto, o tempo de vida útil disto, diminui drásticamente

Quote: Originalmente postado por Marcus Costa em 03/03/2014 23:50:47
Girão, obrigado pelos esclarecimentos, você foi muito prestativo.




Caro Marcus, foi um prazer enorme

Saúde a Todos os leitores do R&R
Girão
 
10/03/14 - 13:32
  Quote  #12
Mensagem por Marcus Costa
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Girão, eu deixei o relógio parado alguns dias e hoje fui tentar acetar daquela forma, mas infelizmente não deu certo..
Pelo jeito terei que acertar da forma normal mesmo..
=(
 
10/03/14 - 14:42
  Quote  #13
Mensagem por Girão
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Caro Marcus

Pois!! Então algo de errado está a acontecer, pode ser a roda de calendário (pouco provável) uma vez que se estiver a trabalhar normalmente, o dia da semana muda, não é mesmo?

Quero querer que o Amigo Marcus anda suficientemente para trás até rearme da roda de calendário, não é mesmo? Caso isto não aconteça, não dá mesmo.

O mecanismo 6119B para mudar o dia da semana tem de ser daquela forma, ou então rodar no sentido horário até ficar o dia pretendido, por exemplo se quiser acertar para Sábado e estiver a marcar no momento Domingo, tem de andar 6 dias??

Tente ir a um relojoeiro e obter um veredito final... Por favor e se não for incomodo, depois informe... Obrigado.

Saúde
Girão
 
10/03/14 - 18:20
  Quote  #14
Mensagem por Marcus Costa
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Pois é, ficar girando só para frente é muito ruim, principalmente quando o relógio fica parado muitos dias.
O problema é que eu tentei de diversas formas, inclusive voltei bem mais do que as duas horas que você me sugeriu..
Depois farei uma nova tentativa, pois assim fica muito ruim de usar, já que a coroa é muito pequena e difícil de ser girada.
Obs: Acabei de reformar ele, inclusive com manutenção da máquina, então creio que esteja funcionando normalmente.

Abraço
 
10/03/14 - 18:50
  Quote  #15
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Quote: Originalmente postado por Marcus Costa em 10/03/2014 18:20:30
Pois é, ficar girando só para frente é muito ruim, principalmente quando o relógio fica parado muitos dias.
O problema é que eu tentei de diversas formas, inclusive voltei bem mais do que as duas horas que você me sugeriu..
Depois farei uma nova tentativa, pois assim fica muito ruim de usar, já que a coroa é muito pequena e difícil de ser girada.
Obs: Acabei de reformar ele, inclusive com manutenção da máquina, então creio que esteja funcionando normalmente.

Abraço





Olá

Se acabou de reformar o relógio, pode ter escapado algo ao relojoeiro
Coisas que podem acontecer.
Vá ter com ele e fale no problema, estou certo que resolverá isto

Pois girar tanto assim enquanto não resolve, o melhor é deixar ele parado até ao dia de semana correcto e depois acertar só o dia do mês
Mas aconselho vivamente a contactar o técnico

Abraço
Girão
 
20/03/14 - 13:08
  Quote  #16
Mensagem por Marcus Costa
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Girão,
Hoje, mais uma vez tentando resolver meu problema, descobri que o dia da semana no meu altera-se ao pressionar a coroa com ainda mais força, de modo que deve ser um 6119C, correto?
Gostei, achei bem mais fácil do que girando a coroa.
O modelo é 6119-8083, número de série 080779. Saberia me dizer o ano exato dele? acho que é 1970 mesmo.
Abraço
 
20/03/14 - 15:04
  Quote  #17
Mensagem por Girão
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Olá

Amigo Marcus

Que bom é ter o 6119C... Então o Seu é dos últimos desse modelo que já terá vindo com a 6119C

Assim não tem de andar às voltas com os ponteiros e poupa muito tempo e material.

O 1º algarismo é o ano, pode significar 60, 70, 80, etc... Temos de ter um pouco de imaginação e deduzir a década que no Seu caso será 1970... O 2º algarismo será o mês e neste caso é Agosto.

0779 é o nº de série do relógio.

Obrigado pelo feedback

Grande abraço
Paulo Girão
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