Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 18 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Um relógio Girard-Perregaux a quartzo dos anos 70
Clique para zoom
O calibre GP350
Clique para zoom
O Laureato a quartzo original de 1975
Clique para zoom
O Laureato Sapphire

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
O 40º Aniversário do Relógio a Quartzo GP

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

35º Aniversário do Laureato - 40º Aniversário do Relógio a Quartzo Girard-Perregaux

40 peças exclusivas para uma dupla homenagem ao “savoir-faire” da Manufatura Girard-Perregaux nos âmbitos da inovação e desenho





Em 2010 a Girard-Perregaux celebra um duplo aniversário: os trinta e cinco anos da coleção "Laureato" e os quarenta anos dos primeiros relógios de pulso a quartzo. A Manufatura reconhecida na atualidade em todo o mundo por seus movimentos mecânicos também teve um papel pioneiro na história dos relógios a quartzo. De fato, foi a Girard-Perregaux quem determinou a frequencia canônica de 32.768 Hz, adotada desde então como padrão universal por todos os fabricantes.

Esta evolução, naquele momento revolucionária, faz parte das grandes inovações da marca. O espírito visionário e o progresso técnico estão presentes de forma permanente nos genes da Girard-Perregaux, que já depositou cerca de 80 patentes no setor relojoeiro. Trata-se de um legado excepcional, uma parte do qual é celebrada com este modelo comemorativo.



A aventura do quartzo

Nos anos 60, a Girard-Perregaux era uma das poucas marcas que possuía um departamento de pesquisa e desenvolvimento integrado. Desta forma pôde encarar uma das maiores revoluções vividas pela relojoaria: a chegada da eletrônica, considerada naquela época como a tecnologia de vanguarda do setor. Japoneses, norteamericanos e suíços se lançaram em uma autêntica corrida para criar as aplicações da tecnologia do quartzo e utilizá-la em volumes tão reduzidos como os de um relógio de pulso. O progresso tecnológico na miniaturização de componentes eletrônicos, os avanços para reduzir os órgãos internos do relógio, os ressonadores de quartzo e micromotores e o aperfeiçoamento de pilhas fiáveis tornaram possível esta revolução.

A Girard-Perregaux tomou uma decisão muita ousada. Enquanto a maior parte dos relojoeiros suíços empreendiam investigações conjuntas no Laboratoire Suisse de Recherche Horlogère (LSRH, Laboratório Suíço de Pesquisa Relojoeira) e mais tarde no Centre Electronique Horloger (CEH, Centro Eletrônico Relojoeiro) a partir de 1962, a Manufatura se lançou sozinha na aventura. Naquele momento parecia impensável que uma marca pudesse investigar de forma autônoma. Não obstante, a Girard-Perregaux afirmava a vontade de não querer ver que seus suprimentos dependessem de fornecedores comuns a toda a indústria, nem que os produtos da marca fossem fabricados a partir do desenvolvimento de um movimento que seria um padrão comum. A empresa criou um departamento de pesquisa eletrônica em 1966. Contratou um jovem engenheiro eletrônico, Georges Vuffray, para um programa com três passos principais:


- Construção de um relógio mestre a quartzo.
- Construção de um relógio pequeno a quartzo.
- Construção de um relógio de pulso.


Ela adquiriu novas oficinas e máquinas, ferramentas complexas e formou colaboradores na nova tecnologia.

Durante este tempo, as pesquisas do CEH avançavam; após ter fabricado os primeiros protótipos de relógios de pulso a quartzo, pretendia fazer o lançamento comercial o mais brevemente possível. A concorrência se intensificou igualmente com as empresas japonesas que submetiam os protótipos de relógios a quartzo ao Observatório de Neuchâtel.

Por outro lado, a Girard-Perregaux acelerou seus trabalhos e realizou uma autêntica proeza: na feira da Basiléia em abril de 1970, apresentou um relógio de pulso a quartzo batizado como Elcron, dotado de um oscilador de quartzo de 8.192 Hz. A Manufatura conseguiu, com independência, realizar este anúncio ao mesmo tempo que os relógios equipados com o Beta 21 do CEH. No ano seguinte realizou uma nova façanha: apresentou uma segunda geração de relógios a quartzo Girard-Perregaux cujo quartzo oscilava pela primeira vez a 32.768 Hz. Esta frequencia se tornou mais adiante o padrão universal.

O movimento GP-350 era equipado com um circuito integrado produzido pela Motorola que agrupava o equivalente a 300 transistores em uma superfície equivalente a 5 mm2. Seu consumo era de quatro microamperes e propiciava uma autonomia de pilhas satisfatória. A diferença de marcha era somente de um minuto por ano. Para demonstrar este avanço de tecnologia, a Girard-Perregaux o submeteu ao Observatório de Neuchâtel. Pela primeira vez, relógios de pulso de quartzo passaram com êxito por provas estáticas e dinâmicas. Ao cabo de 38 dias de testes, os relógios a quartzo Girard-Perregaux foram certificados pelo Observatório de Neuchâtel em 1971-1972, com o que se demonstrou sua precisão excepcional e sua fiabilidade.

Graças a uma concepção técnica avançada e à capacidade da Manufatura para industrializar esta inovação a um preço competitivo, os relógios a quartzo Girard-Perregaux tiveram um grande êxito comercial. Isto foi particularmente verdadeiro nos Estados Unidos, onde sua apresentação no congresso do "24 Carat Club" (janeiro de 1972), que reuniu em Nova Iorque a elite dos relojoeiros americanos, foi um grande acontecimento.

Foram produzidos mais de 20.000 exemplares do movimento GP350 para a Girard-Perregaux e outras marcas. Anos mais tarde, em 1975, a Manufatura decidiu dedicar seus avanços no âmbito do quartzo a sua última criação: o "Laureato".



"Laureato" da Girard-Perregaux, um relógio audaz de estilo único

Com um redesenho sutil e um novo movimento a quartzo com acabamento extraordinário, esta edição limitada do "Laureato" combina duas facetas do “savoir-faire” da Girard-Perregaux: um estilo único e um movimento de exceção.

Este relógio destinado aos colecionadores traz com modernidade todos os atributos que conduziram ao êxito da coleção "Laureato". Desde sua criação em 1975, ela encarna dois valores essenciais para a Girard-Perregaux: a inovação e o desenho. Nascido para celebrar os avanços tecnológicos da Manufatura, o "Laureato" foi projetado segundo o princípio dos relógios esportivos dos anos 70, com um desenho que se distancia dos códigos relojoeiros clássicos.

O desenho do modelo já se caracterizava por um aro em relevo octogonal polido que contrastava com uma pulseira integrada acetinada. Uma década mais tarde mudou pela primeira vez e recebeu movimentos com complicações. Em 1995 o relógio foi completamente redesenhado para abrigar o movimento mecânico de corda automática de Manufatura GP3100: as dimensões aumentaram, o aro foi ampliado e os elos da pulseira adquiriram a forma de um H. Em 2003 sofreu uma nova transformação, tanto em termos de ergonomia como de mecanismo. Foram apresentadas várias complicações, entre elas, uma versão com um turbilhão com três pontes de safira.

Desta forma, a coleção "Laureato" evoluiu ao longo dos anos ao mesmo tempo que conservava suas linhas características, reconhecíveis de imediato: um aro octogonal que alterna com elegância as superfícies polidas e acetinadas e uma caixa combinada com uma pulseira de metal integrada.

Esta série limitada aperfeiçoa ainda mais a ergonomia do modelo. O perfil mais fino abraça a curvatura do pulso. A pulseira de aço está perfeitamente integrada na caixa. Para reforçar o estilo dinâmico, o mostrador cinza é adornado con um motivo em forma de tabuleiro. Os apliques das horas e o flange indicando os minutos conferem uma profundidade adicional ao desenho. Enquanto os ponteiros das horas e dos minutos são luminiscentes para facilitar a legibilidade na escuridão, o segundeiro se apresenta em vermelho. O sutil toque vermelho volta a aparecer na calendário inspirado nos anos 70 e na menção "32768 Hz". Esta se encontra nas 6 horas, em homenagem ao papel determinante da Girard-Perregaux no desenvolvimento da tecnologia do quartzo.

A referência a este avanço tecnológico continua no coração do relógio, equipado com um novo movimento a quartzo. O calibre GP13500 bate a uma frequencia de 32.768 Hz. Ele é produzido nas oficinas da Girard-Perregaux, que dedicam tanta atenção ao desempenho técnico como aos extraordinários acabamentos. O fundo transparente permite contemplar o movimento com decoração Côtes de Genève e parafusos de aço azulado. O protetor de pilha é personalizado, evocando a célebre ponte do turbilhão da Girard-Perregaux e está estampado com o logotipo da Manufatura.



Especificações técnicas


Movimento Girard-Perregaux GP13500 a quartzo

Calibre: 11 ½’’’
Frequencia: 32.768 Hz
Rubis: 7
Funções: horas, minutos, segundos, data


Caixa de aço

Diâmetro: 42,60 mm
Cristal de safira antirrefletivo
Fundo de safira fechado com 6 parafusos
Estanqueidade: 100 metros
Pulseira de aço com fecho dobrável
Edição limitada e numerada de 40 peças
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais