Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 2 de junho de 2020                                                                         
notícias
Fotos divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Foto por Carlos E. Tiburcio Ramos
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Mare Nostrum – 52 mm

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Mare Nostrum, o mais misterioso e raro de todos os modelos Panerai, regressa graças a uma reedição excepcional, totalmente fiel às características originais deste impressionante cronógrafo: a caixa, as medições, o mostrador e os processos de produção. O resultado é um relógio de grandes dimensões com um grande atrativo histórico e um desenho de impacto.


O Mare Nostrum é o cronógrafo que a Officine Panerai forneceu à Marinha Italiana em 1943 e que fazia parte do equipamento padrão dos oficiais. Os acontecimentos históricos puseram um fim a qualquer possível desenvolvimento deste modelo, do qual foram produzidos uns poucos protótipos – quase com total certeza, três – e do qual se perdeu a pista e depois toda a documentação relacionada, com as inundações que assolaram Florença em 1966.

O descobrimento pela Officine Panerai de um dos protótipos, que agora faz parte da coleção do museu Officine Panerai em Florença, permitiu a criação de um novo Mare Nostrum – 52 mm, um extraordinário modelo de colecionismo fabricado em uma edição limitada de tão somente 99 exemplares que reproduz o modelo original até o mais ínfimo detalhe.

O Mare Nostrum – 52 mm possui uma impressionante caixa acetinada de três partes e tem 52 mm de diâmetro, igual ao modelo original. Com suas fortes garras, tem a forma de tonel, mas apresenta uma aparência redonda devido a seu grande aro plano e dentado no qual, à semelhança do protótipo, destaca-se uma fina marca circular, talvez devido a um processo inacabado ou como uma marca de referência para gravar posteriormente a escala.

O fundo da caixa rosqueado apresenta quatro ranhuras para desrosqueá-la com facilidade e também é feito em aço acetinado, embora, diferentemente do modelo original, apresente uma janela de cristal de safira que permite observar o movimento. A coroa cilíndrica rosqueada, com sua borda dentada, tem a inscrição Mare Nostrum gravada. Os botões são cilíndricos.

A estanqueidade do relógio é garantida até a profundidade de 30 metros (3 bar), uma profundidade determinada em consonância com o uso histórico do Mare Nostrum, e que tem duas explicações: em primeiro lugar, o modelo foi desenhado para o uso a bordo da embarcação e não subaquático; em segundo lugar, naquele tempo era praticamente impossível obter-se uma total estanqueidade dos botões do cronógrafo, seja qual fosse o tempo de imersão.

O mostrador, protegido por um cristal de safira antirreflexo de 1,6 mm de espessura, apresenta uma base negra com dois níveis. O anel mais externo, superior, mostra pequenos numerais arábicos, grandes índices horários e índices de minutos menores, todos eles em material luminescente. Por outro lado, no nível central, situado um milímetro abaixo, aparece o nome da marca e o modelo, assim como dois submostradores. À esquerda se pode observar o pequeno segundeiro e, à direita, o contador de minutos, que chega até 30. A considerável diferença entre as duas camadas do mostrador lhe confere uma profundidade única, e o ponteiro do cronógrafo, diferentemente dos ponteiros indicadores de horas e minutos luminescentes, é de cor azul, igual ao do protótipo.

Esta nova edição do Mare Nostrum abriga, à semelhança do modelo original, um mecanismo de corda manual: um calibre OP XXV, fabricado a partir de um calibre Minerva de 16¾ linhas. O balanço oscila a 18.000 alternâncias por hora, igual ao movimento Angelus do protótipo. Equipado com um dispositivo antichoque, o movimento de roda de colunas é facilmente apreciado através da janela do fundo da caixa, e todas as alavancas apresentam um aspecto polido e com ângulos arredondados.

No modelo Mare Nostrum – 52mm (PAM00300), mesmo a pulseira foi feita reproduzindo a cor e os materiais do original: tela forrada de couro na cor verde militar. A diferença está no fecho, que é maior e tem forma trapezoidal, como em todos os modelos Officine Panerai atuais.


Mare Nostrum – 52 mm – Ficha técnica

Movimento: mecânico de corda manual, calibre exclusivo Panerai OP XXV, 12¾ linhas, 22 rubis, balanço monometálico de Glucydur®, 18.000 alternâncias/hora, dispositivo antichoque Incabloc®. Regulador pescoço de cisne. Pontes com decoração Côtes de Genève. Reserva de marcha de 55 horas.

Funções: horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo com dois contadores.

Caixa: 52 mm de diâmetro, aço acetinado AISI 316L. Coroa com a inscrição Mare Nostrum gravada. Botões de aço acetinado para as funções do cronógrafo às 2h e às 4h.

Aro: de aço acetinado.

Fundo: de aço acetinado.

Mostrador: preto, com dois níveis e números arábicos e índices horários luminescentes. Contador de minutos às 3h, pequenos segundos às 9h, cronógrafo com ponteiro central.

Cristal: safira, de 1,6 mm de espessura. Revestimento antirrefletivo.

Estanqueidade: 3 atm (30 metros).

Pulseira: de couro e tecido na cor verde, personalizada com o logotipo PANERAI e fecho de aço acetinado de grande tamanho.

Referência: PAM00300
 
Topo
Mais Notícias:
29/05/2020 - Louis Moinet - Entrevista com Jean-Marie Schaller
 
28/05/2020 - Louis Moinet - Interview with Jean-Marie Schaller
 
25/05/2020 - Gerald Charles - Maestro Anniversary
 
22/05/2020 - Louis Moinet - Spirit of Jules Verne
 
21/05/2020 - Baume & Mercier - WW2020 - Clifton Baumatic Day-Date Moonphase
 
20/05/2020 - IWC - WW2020 - Portugieser Yacht Club Moon & Tide
 
19/05/2020 - Jaeger-LeCoultre - WW2020 - Master Control Chronograph Calendar
 
18/05/2020 - Panerai - WW2020 - Submersible EcoPangaea Tourbillon GMT - Mike Horn Edition
 
12/05/2020 - Purnel - WW2020 - Escape II
 
11/05/2020 - Vacheron Constantin - WW2020 - Traditionnelle Tourbillon Chronograph
 
24/04/2020 - Louis Moinet - Os Discovery Days
 
24/04/2020 - Louis Moinet - The Discovery Days
 
23/04/2020 - Watches & Wonders - Lançamento de plataforma digital
 
22/04/2020 - Maximilian Büsser & Friends - Horological Machine No.10 Bulldog
 
20/04/2020 - Baselworld - Rolex, Patek, Chopard, Chanel, Tudor e LVMH deixam Baselworld!
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais