Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Fotos divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Patrimony Traditionnelle “Calibre 2253”

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

De todos os relógios de grande complicação que a Vacheron Constantin apresentou no SIHH 2010, o Patrimony Traditionnelle “Calibre 2253” da Collection Excellence Platine é o mais extraordinário. Além do turbilhão, dispõe de complicações astronômicas como o calendário perpétuo, as horas do nascer e pôr do Sol e equação do tempo, além de uma reserva de marcha excepcional: 14 dias. Trata-se de uma série limitada e numerada de 10 relógios.



Coleção Patrimony Traditionnelle

A coleção Patrimony Traditionnelle é a que melhor reflete o DNA da Vacheron Constantin, a experiência e os conhecimentos técnicos adquiridos com muito esforço desde seu início. Suas caixas redondas fazem parte tanto do passado como do futuro; este desenho eterno de uma elegância natural não precisa adornos, pois a mera beleza de um estilo consagrado é sinônimo de uma relojoaria Suíça da máxima qualidade.

A coleção Patrimony Traditionnelle se inspira na estética de alguns dos modelos históricos mais refinados da Vacheron Constantin. Além de exibir um estilo de sobriedade estudada, a coleção simboliza alguns valores venerados pelos amantes da alta relojoaria. Qualquer conhecedor de relojoaria saberá apreciar os detalhes mais seletos da “reserva especial” de relógios da manufatura: o aro fino, o contorno estriado do fundo de cristal de safira rosqueado, os índices das horas trapezoidais perfeitamente polidos — duplos às 6 e às 12 —, os ponteiros dauphine, os mostradores prateados de tons distintos, a caixa escalonada com asas soldadas e a lateral de linhas bem definidas. A interpretação atual da estética clássica da coleção Patrimony Traditionnelle nos recorda que tradição e modernidade convivem com naturalidade na Vacheron Constantin.

Esses parâmetros estéticos bem definidos podem aplicar-se a toda a gama de relógios da coleção Patrimony Traditionnelle, desde um relógio de pulso automático que se limita a marcar as horas, os minutos e os segundos até um relógio turbilhão com repetição de minutos e calendário perpétuo. A coleção, que abrange dos relógios mais simples aos mais complicados, manifesta a criatividade da Vacheron Constantin e rende homenagem a dois séculos e meio de história.




Collection Excellence Platine

Em 2006 a manufatura Vacheron Constantin decidiu homenagear o metal precioso mais extraordinário e aristocrático para inaugurar o seu novo quarto de milênio. Daí em diante, todos os relógios de platina seriam inicialmente fabricados em séries limitadas de 150 relógios no máximo e seriam reservados para colecionadores e conhecedores. Assim nasceu a Collection Excellence Platine. Além de uma caixa de platina, cada relógio da coleção tem alguma característica singular que o distingue dos demais relógios fabricados com este metal. Essa característica pode ser um fecho, uma coroa ou ponteiros de platina ou um mostrador de platina com um acabamento polido e uma inscrição discreta: “PT950”. A atenção aos detalhes é tão extrema que é utilizado fio de platina entrelaçado com seda para costurar as pulseiras de couro de jacaré na cor azul escuro destes relógios.



Patrimony Traditionnelle “Calibre 2253” - Collection Excellence Platine


O relógio Patrimony Traditionnelle “Calibre 2253” faz parte da Collection Excellence Platine. Do ponto de vista técnico, este modelo se caracteriza por uma grande complicação astronômica. O novo calibre 2253, fabricado integralmente pelo departamento técnico da Vacheron Constantin e em cujo desenvolvimento foram investidas milhares de horas, oferece informação obtida a partir da órbita descrita pela Terra ao redor do Sol; a saber: um calendário perpétuo, a equação do tempo e as horas do nascer e pôr do Sol. Além disso, dispõe de um escape de turbilhão.



Uma reserva de marcha de 336 horas ou 14 dias

A Vacheron Constantin apresentou o relógio Saint-Gervais em 2005, em comemoração de seu 250º aniversário. A excepcional reserva de marcha de 250 horas de seu movimento turbilhão de calibre 2250 com calendário perpétuo se devia a seus quatro barriletes. A experiência adquirida na fabricação do calibre 2250 foi posta em prática no calibre 2253. O novo movimento tirou proveito das técnicas mais modernas empregadas pelos técnicos, engenheiros e relojoeiros da manufatura.

Com uma complexidade mecânica ainda maior, o calibre 2253 desfruta de uma reserva de marcha impressionante — 336 horas ou 14 dias aproximadamente —, obtida de seus quatro barriletes, acoplados de dois em dois. A reserva de marcha pode ser vista através do fundo de cristal de safira.



A fascinante equação do tempo

A equação do tempo é provavelmente a complicação mais fascinante deste modelo excepcional. Sua função consiste em indicar em minutos a diferença entre a hora solar variável, assinalada por um relógio de sol, e a hora universal e constante dos relógios. Por razões práticas, o homem dividiu o ano em 365,25 dias, o dia em 24 horas e cada hora em 60 minutos. Contudo, a hora que nos marca o Sol varia de um dia para a outro, pois a órbita da Terra não é circular, mas sim elíptica. Por conseguinte, o meio-dia solar, a hora em que o Sol se encontra em seu zênite, poucas vezes coincide exatamente com as 12:00 horas do relógio do observador. De fato, a hora solar e a hora universal somente coincidem quatro vezes ao ano: em 15 de abril, 14 de junho, 1º de setembro e 24 de dezembro. No resto do ano, a diferença entre ambas as horas oscila entre -16 e +16 minutos.

O relógio mais antigo a indicar a equação do tempo foi fabricado pelo matemático Nicolás Mercator no século XVII. Permitia que se convertesse o meio-dia solar variável na hora legal constante que marcavam seus relógios. Os poucos instrumentos que calcularam a equação do tempo desde então, foram fabricados por relojoeiros extremamente habilidosos.

A fabricação desta complicação exige um conhecimento especial. Seu funcionamento depende da came da equação, na forma de um “8”, calculada a partir da declinação diária do Sol, observada de um ponto determinado. A came dá uma volta por ano, e um ponteiro indica a equação do tempo entre as 10 e as 11 horas do mostrador do relógio Patrimony Traditionnelle “Calibre 2253”.



As horas em que o Sol nasce e se põe

Este relógio está provido de outra função muito pouco frequente: as horas em que o Sol nasce e se põe durante o ano em uma localidade determinada. Esta delicada complicação também depende de uma came, cujo perfil se define a partir da latitude do local, e põe à prova tanto a destreza dos engenheiros e relojoeiros da manufatura como a atenção que a Vacheron Constantin dedica a seus clientes, que podem escolher o lugar de nascer e pôr do Sol de sua preferência. Neste sentido, trata-se de uma complicação personalizada, cujas indicações estão dispostas simetricamente no mostrador, às 8 e às 4.

A gaiola do turbilhão — em forma de cruz de Malta, o clássico emblema da marca — dá uma volta por minuto às 6, como uma pequena indicação de segundos. A disposição das indicações do calendário perpétuo é simétrica: o dia, o mês e a data se encontram, respectivamente, às 9, às 12 e às 3. O indicador de ano bissexto foi colocado discretamente à 1 hora.



Um nível de acabamento excepcional

O acabamento sofisticado do relógio está à altura de sua complexidade. Como era de se esperar, o Patrimony Traditionnelle “Calibre 2253” tem muitas peças de platina, desde a caixa de 43 mm — estanque até 3 atm de pressão ou 30 metros de profundidade — até o mostrador com a inscrição “PT950”, a coroa e o fecho dobrável na forma de meia cruz de Malta. Outro detalhe insólito, talvez único no âmbito da relojoaria, é a manufatura em platina dos ponteiros dauphine de horas e minutos: uma proeza técnica. A decoração do mostrador consiste em superfícies prateadas e esmerilhadas com contadores espiralados, seções circulares acetinadas e filetes diamantados, além dos índices das horas e a cruz de Malta em ouro branco.

O movimento calibre 2253 exibe o prestigioso Selo de Genebra, um selo independiente e reconhecido por lei que constitui uma garantia de fabricação, origem, precisão, durabilidade e excelência. Além de ser um dos selos profissionais mais antigos, este símbolo da perfeição de um relógio é reservado para umas poucas manufaturas genebrinas, e, neste caso, significa que todos os detalhes ornamentais do movimento, como a decoração côtes de Genève, o granulamento circular e o chanfrado, são feitos à mão.

O acabamento da fina ponte do turbilhão é um exemplo, entre muitos outros. Primeiro se arredonda a parte superior da barra de aço retangular com uma lima para dar-lhe brilho e uma forma cônica e semicilíndrica. A curvatura respeita a forma da ponte, desde o centro até os extremos alados. Em seguida, a superfície é alisada e polida com uma série de pedras e pastas abrasivas para que se obtenha um acabamento perfeitamente polido. De acordo com os requisitos da Vacheron Constantin, todo o processo é feito à mão e exige ao redor de 11 horas de trabalho, mas é uma garantia da qualidade do acabamento do movimento.

O mecanismo a corda manual vibra a uma frequencia de 18.000 alternâncias/hora. Para que se tenha uma ideia da complexidade e do nível de acabamento desta obra-prima da relojoaria, o movimento de diâmetro de 32,00 mm e apenas 9,6 mm de espessura possui nada menos que 457 peças. Eis a razão pela qual somente serão fabricados 10 relógios.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais