Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Fotos divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Fotos por Angelo Rafael A. Tiburcio
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Calibre BVL 168 - o primeiro movimento in-house

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Bvlgari apresentou em Baselworld 2010 seu primeiro movimento inteiramente concebido “in-house”, o que até o momento representa o mais importante marco de sua estratégia relojoeira.


O Calibre 168, um movimento mecânico automático, é resultado de um longo processo de verticalização, e está sendo apresentado nos modelos da coleção Sotirio Bulgari.




Atingir o completo domínio de seus próprios movimentos mecânicos é um dos objetivos prioritários de toda marca de relógios de prestígio com ambições de longo prazo. Este caminho obviamente não é de forma alguma o mais fácil: ele é longo e complexo, e exige substanciais investimentos.

O surgimento do Calibre 168 representa o ápice de um longo processo que levou a marca ao longo da última década a progressivamente constituir uma divisão de manufatura integrada. Os objetivos iniciais envolviam o controle das profissões e habilidades relacionadas à produção dos componentes externos essenciais de relógio – caixas, mostradores e pulseiras “high-end”.


A divisão de manufatura integrada

O primeiro passo foi a aquisição da Manufatura Daniel Roth e Gérald Genta em Le Sentier – um passo decisivo no domínio do mais fino know-how no campo de movimentos mecânicos.

Em 2005 a Bulgari, adquiriu as empresas Cadran Design e a Prestige d’Or, assim entrando no exclusivo campo da produção de refinados mostradores e pulseiras em aço e ouro. Em 2007, Bulgari foi ainda mais fortalecida pela aquisição da Finger, uma firma envolvida na produção de caixas sofisticadas. Foi então criada uma unidade de produção em La Chaux-de-Fonds dedicada à fabricação das partes constituintes de um movimento mecânico.

Esta evolução progressiva levou à apresentação pela Bulgari de seu primeiro módulo “in-house” a indicação retrógrada de data, em 2009.


Um passo decisivo

O ano de 2010 vê a coroação desses esforços com a introdução do primeiro movimento mecânico automático desenvolvido e industrialmente produzido “in-house” pela Bulgari em suas oficinas de La Chaux-de-Fonds.

Algumas das premissas em seu desenvolvimento incluíam a simplicidade de projeto e algumas especificações técnicas tais como:

- o movimento deveria ser o primeiro calibre base automático da marca;

- seu design e sua arquitetura de construção deveriam assegurar ótimo desempenho de cronometria;

- sua construção deveria permitir manufatura em larga escala, mas atendendo aos mais exigentes padrões de manufatura;

- ele deveria fornecer um nível de torque suficientemente alto para permitir a subsequente adição de vários módulos de complicação.


Um torque poderoso

Além do poderoso torque que possui, o Calibre 168 – que equipa a nova linha Sotirio Bulgari – apresenta uma indicação central de data de salto instantâneo. Outras de suas principais características incluem uma ótima recarga de energia à mola principal graças ao sistema de carregamento bidirecional. O Calibre 168 é também equipado com um dispositivo de desconexão do automático durante a corda manual. Ele otimiza o carregamento do tambor através da coroa e assim evita qualquer risco de desgaste prematuro do trem de engrenagens do sistema automático.

A construção do Calibre 168 também teve de atender a uma série de requisitos técnicos com vistas a futuros desenvolvimentos. Eles incluíram uma ponte de balanço transversal para fornecer ao órgão regulador suficiente rigidez para garantir estabilidade de marcha, enquanto a platina principal e as pontes são feitas de níquel prata, uma liga metálica típica de movimentos mecânicos “high-end”, complexa de ser trabalhada, mas que assegura notável resistência e rigidez da estrutura do movimento.

O Calibre 168 distingue-se pelo sofisticado acabamento que inclui um motivo Côtes de Genève e uma platina principal com granulamento circular, destacado pelo peso oscilante bidirecional refinadamente fabricado.


Calibre BVL 168 – Características técnicas

Movimento mecânico automático com 168 peças
Diâmetro: 11,5 linhas

Funções: horas, minutos, segundos, data central de salto instantâneo
Dimensões: diâmetro de encaixe: 25,60 mm – espessura total: 4,75 mm
Rubis: 25

Reserva de marcha: 42 horas
Frequencia: 4 Hz – 28.800 vph

Corda via peso oscilante bidirecional
Balanço: Glucydur, com 3 braços
Ajuste fino por parafusos micrométricos

Pontes:
- Tambor e trem de engrenagens: ponte única (¾);
- Balanço: do tipo transversal

Platina principal e pontes: níquel prata
Peso oscilante: bimetálico
Platina principal: adornada com granulamento circular

Ponte da âncora: adornada com granulamento circular
Ponte ¾: Côtes de Genève
Lateral das pontes: chanfradas, com polimento diamante

Platina central da data: granulamento circular espiralado
Tambor: decoração espiralada
Peso oscilante: níquel prata, com recorte exclusivo Sotirio Bulgari, flange acetinado, segmento pesado acetinado “sunburst”


Os relógios Sotirio Bulgari

Os novos modelos são caracterizados por um design puro e sereno e uma inata elegância ressaltada pela arquitetura formal contida da caixa. Um ano após seu lançamento em 2009, que marcou o 125o aniversário da Casa, o novo Sotirio Bulgari surge com uma caixa ligeiramente maior, medindo 43 mm de diâmetro.

Com versões em aço, ouro rosa e DLC negro, o novo lançamento chega em uma linha de cinco modelos. Todos eles equipados com o novo Calibre 168.

A coleção Sotirio Bulgari homenageia o fundador de um dos mais prestigiosos nomes da indústria contemporânea do luxo, e os valores intangíveis que guiaram a empresa desde a sua fundação.


Arquitetura pura e poderosa

O Sotirio Bulgari é imbuído da rica tradição estilística que permeia toda a história da Bulgari. A nova criação exibe uma arquitetura simples mas poderosa, em uma caixa técnica e esteticamente inovadora.

Todos os modelos da coleção distinguem-se por suas garras únicas. Fixadas ao fundo da caixa de modo tal a formar ângulos convergentes, elas apresentam uma original estrutura que extremamente resistente a despeito do mínimo contato com a caixa.

Esta sofisticada construção provê escopo para a alternância de acabamentos que tipificam o cuidado com o detalhe embutido em todos os relógios Bulgari: garras em ângulo de 45° na forma de leque, o monograma “SB” gravado na coroa de cada Sotirio Bulgari, e um fundo em cristal de safira revelando o novo Calibre 168.

Tal constante atenção à estética é também refletida no novo bracelete das versões em aço e aço e ouro rosa. Sua altamente complexa construção assegura extrema flexibilidade e facilita a atraente alternância de elementos escovados e polidos que contribui para sua suprema elegância. Este bracelete resolutamente “high-end” é equipado com um fecho dobrável triplo.

A união de fina manufatura com sofisticação estilística também está presente no elegante mostrador da coleção Sotirio Bulgari, produzidos em safira negra em todas as variações: aço, aço/ouro rosa e ouro rosa.

Os marcadores de horas e a assinatura da marca são aplicados à mão, enquanto generosos numerais Romanos às 12 e 6 horas são reminiscentes das origens do inimitável estilo Bulgari.


Refinamento masculino

A versão DLC (Diamond Like Carbon) apresenta um mostrador extremamente sofisticado e contrastante, alternando entre safira negra e um motivo guilloché “sunburst” separados por um delgado arco de aço prateado.

A combinação cromática e geométrica dá ao mostrador um estilo exclusivo que ecoa a lateral negra da caixa do relógio que apresenta um tratamento “high-tech” que a torna particularmente resistente. Este tratamento de superfície possui uma combinação de propriedades excepcionais em termos de resistência ao desgaste abrasivo, adesivo e corrosivo.

O contraste entre o preto e o prateado do Sotirio Bulgari DLC oferece uma nobre reinterpretação do refinamento masculino típico da indústria automobilística da metade do século XX.

Todo este relógio, incluindo o movimento, caixa, mostrador, bracelete em aço e aço/ouro – é produzido “in-house” nas oficinas da Bulgari. Embora claramente transmita valores tradicionais, o Sotirio Bulgari também representa o epítome da excelência relojoeira contemporânea.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais