Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 18 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Polimento da caixa
Clique para zoom
Clique para zoom
Aplicação de ponteiros
Clique para zoom
Aplicação de ponteiro da horas
Clique para zoom
Acerto dos ponteiros
Clique para zoom
"Emboitage"
Clique para zoom
Fixação da massa oscilante
Clique para zoom
Aplicação da tampa
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
A manufatura produz o relógio nº 1.000.000

sábado, 29 de maio de 2010

A barreira do milhão de relógios produzidos pela manufatura Piaget acaba de ser ultrapassada, e o modelo destinado a assinalar esta importante façanha não poderia ser um relógio convencional. O modelo escolhido representa assim a expressão perfeita das duas áreas de especialidade dominadas de forma brilhante pela Piaget: a alta relojoaria, criada nos domínios da manufatura em La Cote-aux-Fées, e a alta joalheria, cuja atividade é desenvolvida nos ateliers de Genebra.



O Piaget Emperador Coussin Calendário Perpétuo Joalheria incorpora toda a herança da manufatura, do qual apenas 20 exemplares serão produzidos neste ano.


A partir do atelier fundado por Georges Edouard Piaget em La Cote-aux-Fées em 1874, até a marca de luxo contemporânea, a Piaget desenvolveu com sucesso ao longo do último século e meio a sua dupla competência no âmbito da relojoaria e da joalheria. Atualmente estabelecida de forma sólida em dois locais - La Cote-aux-Fées na região do Jura de Neuchâtel, e em Plan-les-Ouates no cantão de Genebra – cada um dos quais se especializou numa área especifica.


A manufatura de alta relojoaria Piaget apresenta agora o seu relógio nº 1.000.000, representado pelo modelo Emperador Coussin Calendário Perpétuo Joalheria, um relógio que presta um tributo aos dois mundos nos quais a marca optou por se distinguir. A Piaget pertence já há bastante tempo a um círculo seleto de manufaturas totalmente integradas que podem legitimamente reclamar poder oferecer aos seus clientes o privilégio de utilizar um relógio equipado com um movimento integralmente desenhado, desenvolvido e produzido “in-house”. Esta capacidade bastante invejada, e desenvolvida ao longo de décadas de criatividade e invenções baseadas num grande investimento humano, permitiram à Piaget alcançar um nível de conhecimento relojoeiro onde se destaca um excepcional portfolio de calibres mecânicos.


Ao longo de décadas, a manufatura cultivou permanentemente as suas capacidades numa das áreas técnicas mais sofisticadas, e que hoje conhecemos como os movimentos extra planos. Desde o famoso Calibre 9P lançado em 1957, e que representa o movimento de corda manual mais fino na sua categoria com apenas 2 mm de espessura, até o novo recorde de elegância atribuído a um movimento de corda automática, alcançado pelos excepcionais 2,35 mm do calibre 1208P lançado este ano, a história da Piaget tem sido pontuada por marcos criativos no seu segmento.


No entanto, a natureza específica da marca não fica por aqui, uma vez que o que faz da Piaget uma manufatura relojoeira verdadeiramente única, é a sua capacidade paralela no domínio da joalheria. Uma performance alcançada não apenas na criação de linhas de alta joalheria, mas também através da aplicação deste conhecimento e arte ao serviço do relógio-jóia.


De maneira a comemorar esta importante etapa alcançada com a produção do relógio nº 1.000.000, a Piaget escolheu assim destacar esta dupla competência ao apresentar o Emperador Coussin Calendário Perpétuo Joalheria. Um autêntico instrumento de programação do tempo, capaz de lidar com as irregularidades do calendário até o ano 2100. O Calendário Perpétuo é aliás uma das principais complicações do universo relojoeiro e também uma das mais apreciadas, pelo que a Piaget optou pela utilização do Calibre 856P, um movimento de corda automática com uma frequência de 21.600 vph associada a uma autonomia de 72 horas.


Leal à sua tradição no âmbito dos calibres extra planos, este movimento criado pela Piaget assume a diminuta espessura de 5,6 mm, e concentra um importante número de funções com destaque para a indicação das horas, minutos, pequenos segundos às 4 horas, mês e ano bissexto às 12 horas, dia da semana e data às 3 horas, ambas retrógradas. Associado a estas duas indicações retrógradas, o calendário perpétuo distingue-se da maioria dos seus congêneres pela adição de um segundo fuso horário de dois ponteiros num mostrador secundário às 8h30, que é acompanhado por uma útil indicação de dia/noite indexada à hora central.


Esta obra-prima de complexidade técnica concebida e desenvolvida “in-house” é também produzida e montada nos ateliers em La Cote-aux-Fées. O berço histórico da Piaget é totalmente dedicado à produção de complicações, e é aqui que o coração relojoeiro da manufatura continua a bater. Os movimentos são aqui decorados segundo as normas tradicionais, e o calibre 856P não é uma exceção. A sua platina principal e as pontes são sujeitas a um granulamento circular e a um trabalho de chanfragem, no que são acompanhados pela presença de parafusos azulados e Côtes de Genève. A chamada “emboitage” do movimento é executada também aqui, enquanto que a caixa é antecipadamente engastada com diamantes na manufatura de Plan-les-Ouates.


Localizada no cantão de Genebra, estas instalações de construção mais recente especializaram-se nas áreas do design, construção de caixas e braceletes em metais nobres, e claro, na joalheria. É por isso que nestas instalações é dado o toque final à aparência do relógio nº 1.000.000 da Piaget, representando o culminar de mais de 300 horas de trabalho de desenvolvimento.


A forma distinta da caixa em “almofada”, e a decisão de a combinar com uma seleção de diamantes em lapidação brilhante e baguete num total de 9,9 carats, contribuiu para a enorme complexidade deste projeto. Só o aro representa uma sucessão de 60 diamantes de lapidação baguete – um para cada minuto – que parecem dar vida e movimento à caixa, oferecendo-nos um palco que espelha uma destreza excepcional associada ao seu engaste. O mostrador é por si só uma façanha, representada por uma superfície com 263 diamantes, 12 marcadores de horas e 5 mostradores secundários. Mais de 60 horas de trabalho e concentração foram investidos no acabamento deste elemento. A Piaget foi ainda mais longe, e decorou a massa oscilante deste calibre com 25 diamantes, dando também um toque joalheiro à visão relojoeira permitida pelo fundo transparente.


Este modelo excepcional associa assim o melhor de dois mundos – a alta relojoaria e a alta joalheria. A natureza exclusiva desta criação dita que tenha sido destinada a se manter como um modelo “confidencial” a ser produzido em quantidades bastante limitadas. Um aspecto que dará origem a que apenas um pequeno número de modelos venham a sair da manufatura em cada ano.




Piaget Emperador Coussin Calendário Perpétuo Joalheria



Características Técnicas:



Caixa:

Em ouro branco 18 quilates cravejada com 314 diamantes em lapidação brilhante (aprox. 2,5 carats), 60 diamantes em lapidação baguete (aprox. 5 carats).


Mostrador:

Cravejado com 263 diamantes em lapidação brilhante (aprox. 1,2 carat), contadores guilhochados e acetinados, marcadores de horas aplicados em ouro 18 quilates, fundo com cristal de safira revelando o movimento. Coroa cravejada com 12 diamantes em lapidação baguete (aprox. 0,4 carat).


Movimento:

De manufatura Piaget 856P, mecânico de corda automática com calendário perpétuo e indicações retrógradas de dia e data, e segundo fuso horário. Massa oscilante cravejada com 25 diamantes em lapidação brilhante (aprox. 0,2 carat).

- Espessura do movimento: 5,60 mm

- Dimensões da caixa: 28,4 mm

- Numero de rubis: 38

- Frequência: 21.600 vph

- Autonomia: 72 horas de reserva de marcha


Funções:

Indicações de horas, minutos, pequenos segundos (às 4 horas), segundo fuso horário (às 8 horas), mês e ano bissexto (às 12 horas), dia (retrógrado às 9 horas) e data (retrógrada às 3 horas).


Acabamentos:

Côtes de Genève circulares, platina com granulamento circular, pontes chanfradas e limadas, parafusos azulados, massa oscilante gravada com o brasão de armas da Piaget.


Pulseira:

Em couro de crocodilo de cor negra, com fecho de fivela em ouro 18 quilates cravejado com 7 diamantes em lapidação baguete (aprox. 0,6 carat).



Refª – GOA35020
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais