Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 26 de maio de 2020                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Homenagem ao 100º aniversário de Jacques Cousteau

sexta-feira, 18 de junho de 2010

No dia 11 de junho celebrou-se o centésimo aniversário do nascimento de Jacques-Yves Cousteau, uma personalidade que, como nenhuma outra, impulsionou e marcou a exploração dos mares no séc. XX. A IWC, parceira há muitos anos da Cousteau Society, dedica ao “Le Commandant” uma quinta edição especial relativa a esta data: o Aquatimer Cronógrafo Edição Jacques-Yves Cousteau.


A sua marca registrada era um gorro vermelho de lã, e as suas expedições permitiram que as pessoas pudessem ver, pela primeira vez e em conjunto, as profundezas subaquáticas. Além de se deixarem fascinar pelas suas reportagens televisivas, várias gerações também se inspiraram no mergulho como esporte e com um maior respeito pela natureza. Além de pioneiro da exploração subaquática, Jacques-Yves Cousteau, conhecido como “Le Commandant” e falecido em 1997, foi também um precursor da proteção dos mares.

A IWC que, com o seu primeiro relógio profissional para mergulhadores Aquatimer, lançado em 1967, já tinha em consideração este esporte cada vez mais popular, estabeleceu uma parceria com a Cousteau Society em 2003. A organização sem fins lucrativos criada por Cousteau empenha-se incansavelmente na proteção dos oceanos.

No âmbito desta colaboração, a IWC apoiou há seis anos uma viagem de investigação aos recifes de corais do Mar Vermelho, patrocinou o restauro do lendário navio de pesquisa Calypso e prestou homenagem ao pioneiro dos mares com quatro edições especiais limitadas.

A quinta edição especial, o Aquatimer Cronógrafo Edição Jacques-Yves Cousteau, homenageia o famoso investigador e cineasta, por ocasião do 100º aniversário do seu nascimento, celebrado no dia 11 de Junho de 2010.

A caixa de aço inoxidável de 44 milímetros com mostrador ardósia e a assinatura de Cousteau, as indicações brancas contrastantes e os contadores azuis, fazem do relógio, resistente à pressão de até 12 atm, uma evidente afirmação no pulso. O anel rotativo exterior também pode ser rodado com luvas e, por razões de segurança, só no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

A parte inferior do aro de vidro de safira, de 4 milímetros de espessura, tem seis camadas luminosas de SuperLuminova®. Deste modo, a luminescência e a legibilidade estão garantidas em todas as condições de visibilidade, mesmo durante mergulhos noturnos. No fundo da caixa está gravado um retrato do famoso francês, emoldurado pelo texto “A Tribute to J.Y. Cousteau 1910–2010”. O Aquatimer Cronógrafo Edição Jacques-Yves Cousteau tem uma pulseira preta de borracha.


A IWC e a Cousteau Society

A colaboração com a Cousteau Society sublinha a visão conjunta dos dois parceiros. Espírito pioneiro, perfeição e responsabilidade ecológica são os elementos impulsionadores de ambos, que desenvolvem inovações técnicas para a aventura subaquática e que lutaram pela proteção dos mares e do clima. Na qualidade de empresa neutra em CO2, a IWC apóia, desde 2003, o trabalho da Cousteau Society.

Graças ao Aquatimer Cronógrafo Edição Jacques-Yves Cousteau, uma contribuição substancial da fábrica suíça de relógios, a organização sem fins lucrativos empreendeu uma viagem de investigação de várias semanas até o Mar Vermelho, para documentar o estado atual do recife de coral. O material de arquivo de Cousteau, composto por centenas de fotos, inúmeros filmes e uma abrangente base de dados, serviram de base para este trabalho.


Nova expedição no rastro de Cousteau

Não é só com um modelo especial que a IWC Schaffhausen presta homenagem ao 100º aniversário de Cousteau. Nesta ocasião, a fábrica de relógios também apoia uma viagem de investigação da National Geographic que, no rastro de Cousteau, se fez à vela com o seu segundo navio de pesquisa, o Alcyone.

O objetivo da expedição é comparar os resultados recolhidos por Cousteau em relação ao estado do mundo subaquático com novos dados. Partindo de Marselha, a tripulação quer passar de Scandola, a reserva natural marinha da Córsega, para o lado norte do Golfo de Porto. A seguir, os exploradores vão para as Ilhas Medas, na estação da Costa Brava.

Desde 1990 a área circundante das Ilhas é uma reserva natural subaquática com um elevado nível de proteção. O último destino da investigação é o arquipélago Cabrera que, devido ao seu enorme valor paisagístico e ecológico, foi declarado uma reserva natural marinha e terrestre. Além de investigadores, operadores de imagem e fotógrafos, a bordo do Alcyone também irá o capitão Patrice Quesnel, companheiro de viagem de Cousteau. No início da década de 80, Cousteau mandou planejar e construir o navio a turbovela – uma combinação de veleiro e navio a motor.

Em 1985, o Alcyone fez a sua viagem inaugural. Nos últimos dez anos, e em nome da Cousteau Society, Quesnel assumiu o comando do navio a turbovela, único em âmbito mundial, e é responsável pelo restauro do famoso Calypso, na qualidade de gestor do projeto. A expedição National Geographic partirá no Verão de 2010 e, com esta viagem de exploração, dará uma nova atualidade aos lendários projetos subaquáticos do “Le Commandant”.
 
Topo
Mais Notícias:
22/05/2020 - Louis Moinet - Spirit of Jules Verne
 
21/05/2020 - Baume & Mercier - WW2020 - Clifton Baumatic Day-Date Moonphase
 
20/05/2020 - IWC - WW2020 - Portugieser Yacht Club Moon & Tide
 
19/05/2020 - Jaeger-LeCoultre - WW2020 - Master Control Chronograph Calendar
 
18/05/2020 - Panerai - WW2020 - Submersible EcoPangaea Tourbillon GMT - Mike Horn Edition
 
12/05/2020 - Purnel - WW2020 - Escape II
 
11/05/2020 - Vacheron Constantin - WW2020 - Traditionnelle Tourbillon Chronograph
 
24/04/2020 - Louis Moinet - Os Discovery Days
 
24/04/2020 - Louis Moinet - The Discovery Days
 
23/04/2020 - Watches & Wonders - Lançamento de plataforma digital
 
22/04/2020 - Maximilian Büsser & Friends - Horological Machine No.10 Bulldog
 
20/04/2020 - Baselworld - Rolex, Patek, Chopard, Chanel, Tudor e LVMH deixam Baselworld!
 
13/04/2020 - Cyrus - Klepcys Alarm
 
08/04/2020 - Jacob & Co. - Bugatti Chiron Tourbillon
 
07/04/2020 - Cartier - Santos Dumont XL
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais