Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Thomas Prescher em seu ateliê

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Triple Axis Tourbillon Regulator

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um turbilhão com triplo eixo é algo muito raro; um relógio de pulso com turbilhão de triplo eixo é ainda mais raro. Contudo, o turbilhão voador com triplo eixo de Thomas Prescher não é simplesmente raro – é absolutamente único.


O Regulador Turbilhão de Triplo Eixo de Prescher apresenta uma das mais exclusivas e difíceis complicações de se montar, no espetacular palco de um mostrador negro de ônix natural que gera um belo contraste com a caixa de ouro rosa. Horas e segundos no estilo regulador são indicados em seus próprios submostradores separados, enquanto o constantemente animado turbilhão marca os minutos durante sua rotação de uma hora.

Thomas Prescher tem afinidade e talento para turbilhões complicados: enquanto seus colegas de turma submetiam movimentos simples em seus relógios ao final do curso da escola de relojoaria, Prescher apresentou um turbilhão semi-voador que confirmava sua posição de destaque. Em 2003 ele apresentou o primeiro relógio de bolso com turbilhão voador de duplo eixo do mundo. Ao ver o relógio de bolso de Prescher, um de seus colegas mencionou que pensava ser impossível um turbilhão de duplo eixo no limitado espaço de um relógio de pulso. Prescher não apenas encarou como superou o desafio um ano mais tarde com uma trilogia de relógios de pulso composta de turbilhões de eixo simples, duplo e triplo.

Neste nível extremo de sofisticação micromecânica e miniaturização, a relojoaria deixa de ser apenas cronometria e se torna pura arte. Ou talvez se pudesse dizer "artes", pois temos tanto a sublime beleza estática de uma refinada pintura nas harmoniosas formas e cores, como os graciosos movimentos da bailarina no sinuoso caminho traçado pela cativante dança do turbilhão de triplo eixo, aparentemente sem peso no espaço.


Por que um turbilhão voador?

Um turbilhão normal é apoiado em pontes acima e abaixo que obstruem uma visão clara do turbilhão. Embora muito mais difícil de realizar, Thomas Prescher escolheu fazer seu turbilhão de triplo eixo voador, isto é, apoiado em apenas um lado, de forma que muito pouco impede o acesso visual ao balé cinético do turbilhão.

Para assegurar que absolutamente nada diminua o prazer de se apreciar o turbilhão em toda sua beleza, o complexo e intrincado mecanismo do turbilhão de triplo eixo é conduzido por duas engrenagens cônicas ao invés da solução com rodas convencionais, mais simples. Thomas Prescher foi o primeiro, e continua sendo o único relojoeiro a utilizar este sistema.

A dificuldade de se apoiar algo em apenas uma extremidade é equilibrá-lo. Quando um objeto é apoiado em dois lados seu equilíbrio não é tão crítico como quando é apoiado em apenas um lado. Portanto, é de se imaginar a dificuldade de se equilibrar um objeto que se move não em um, nem em dois, mas em três diferentes planos!


Mecanismo de força constante

Embora o mecanismo do turbilhão de triplo eixo, que inclui a roda de escapemento, “palhetas”, âncora, espiral e roda de balanço, seja extremamente leve – o menor parafuso pesa menos que 1/1000 de um grama – ele na verdade é pesado em relação à quantidade de energia disponível. Um dos maiores desafios com relação a turbilhões de múltiplos eixos é assegurar um amplo fornecimento de energia ao escapamento, o mecanismo que regula a cronometria.

Para solucionar esse problema, Prescher acrescentou um dispositivo de força constante no interior da gaiola do turbilhão girando ao redor do primeiro eixo. Este dispositivo transmite energia diretamente para o escapamento seis vezes por segundo, isto é, a cada oscilação do balanço. O trem de engrenagens principal conduz o turbilhão e recarrega a mola de força constante de modo que ela sempre tenha energia suficiente para o escapamento. O sistema "Jeanneret" de força constante usado não exige alavancas que drenam energia, mas trabalha eficientemente usando as diferentes inércias da roda do escapamento e da gaiola do turbilhão.


Especificações técnicas

Regulador Turbilhão de Triplo Eixo Calibre TP 3W6A.3; mecânico a corda manual indicando horas, minutos e segundos; turbilhão voador com força constante na carruagem; turbilhão voador em todos os eixos; turbilhão com proteção contra choques.


Calibre TP 3W6A.3

Dimensões: 37 mm x 6,5 mm. 327 peças, 43 rubis, reserva de marcha de 40 horas. 2 tambores de corda (conectados em paralelo), roda de balanço em cobre-berílio (CuBe2), frequencia: 21.600 vph/3hz, espiral plana. Platinas e pontes em latão revestido em ouro, menor parafuso: 0,0009 gramas


Turbilhão, mecanismo de força constante e oscilador

3 eixos, com altura de rotação do turbilhão de 12,2 mm. Revolução completa: 1º eixo em um minuto, 2º eixo em um minuto, 3º eixo em 60 minutos. Mecanismo de força constante posicionado na gaiola do turbilhão, com sistema de aceleração de inércia Jeanneret. Carga de força constante: 6 vezes por segundo.

Diâmetro da roda do balanço: 9,5 mm; diâmetro da gaiola do turbilhão: 13,4 mm; peso do do 1º eixo do turbilhão: 0,347 gramas; peso do 1º e 2º eixos: 0,766 gramas; peso do 1º, 2º e 3º eixos (incluindo rolamentos): 2,879 gramas.

Número de rubis: 43 no total – 1º eixo: 5 no balanço, 4 no escapamento, 4 no mecanismo de força constante; 2º eixo: 2 no braço voador; 3º eixo: 4 no mecanismo de tração, 4 no mecanismo de ajuste; movimento: 10 no mecanismo de indicação do tempo, 10 no trem de engrenagens


Caixa, mostrador e pulseira

Caixa em ouro rosa (4N) 18K (também disponível em platina 950), com dimensões de 43 mm x 16,5 mm, resistência à água a 1 atm/10 m. Cristais de safira no topo curvado e no fundo, com antirrefletivo em ambos os lados.

Mostrador e ponteiros em ônix negro natural, 50 % mais espesso que o usual para um negro mais profundo, índices em ouro 18K aplicados, ponteiros Dauphine em ouro 18K, nome e número serial gravados em placas de ouro 18K. Também disponível com mostrador em prata sólida com guilloché manual ou decoração personalizada.

Pulseira e fecho: feita à mão em couro de jacaré, com fecho em ouro rosa 18K ou platina 950.



Para mais informações sobre Thomas Prescher e suas criações, por favor consulte o link abaixo:

Thomas Prescher - Poesia Relojoeira
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais