Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quarta-feira, 16 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Paul-Emile Victor
Clique para zoom
Clique para zoom
Longines Expéditions Polaires Françaises de 1947
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
"Expéditions Polaires Françaises" de Paul-Emile Victor

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Em 1945 a França promoveu uma série de missões de exploração ao Ártico e à Antártida sob a direção de um reconhecido cientista chamado Paulo-Emille Victor. As expedições reuniram geólogos, técnicos geodésicos, meteorologistas, físicos, biólogos, geógrafos, operadores de câmara e especialistas em glaciares que tinham em comum a vontade de explorar e estudar os polos terrestres.

O enorme volume de equipamento necessário para a primeira missão de exploração de Paul-Emille Victor a estas regiões inóspitas incluía quatro cronômetros de bordo e quinze relógios de pulso Longines, utilizados na determinação da sua posição em cada etapa da viagem. Como homenagem a estas missões de exploração, a Longines recriou os relógios utilizados pelos cientistas durante as "Expéditions Polaires Françaises" que exploraram a Groenlândia e a costa de Adélie.


Na segunda metade da década de 1940, a opinião pública estava fascinada pelos mais recônditos lugares do nosso planeta ainda por explorar, e que suscitavam um interesse apaixonado entre as mais diversas camadas da sociedade da época. Tal como outros países, a França criou uma comissão para a organização de missões nacionais de exploração, especialmente ao Ártico e à Antártida. Paul-Emile Victor, um etnólogo e explorador que já tinha passado um tempo considerável na Groenlândia durante os anos 30, foi incumbido da criação e da gestão desta nova comissão. Entre 1947 e 1976, as "Expéditions Polaires Françaises", sob a sua responsabilidade, efetuaram 150 viagens à Groenlândia e à costa de Adélie, todas lideradas pelo famoso etnólogo.



A organização destas missões de exploração exigia invariavelmente um volume considerável de equipamento de maneira a lidar com as inúmeras dificuldades originadas pelas inóspitas áreas visitadas. A expedição que deixou a Europa em Maio de 1948 integrava sete veículos anfíbios, dois aviões Dakota, tratores, laboratório de campanha, uma estação metrológica móvel, tendas, trenós e um volume enorme de provisões. Para esta expedição de exploração, os cientistas levaram também quatro cronômetros Longines, três dos quais dedicados a indicar a hora civil e uma hora sideral.

Quinze membros da expedição utilizaram relógios de pulso com caixa em aço inox, igualmente fornecidos pela Longines. Estes instrumentos de medição do tempo tinham o propósito de determinar a posição astronômica da expedição, duplicando a sua função também nos exercícios de cálculo geodésico efetuados. Os relatórios sobre o desempenho destes relógios foram registrados pelos cientistas que os utilizaram, e são uma prova cabal do papel crucial que este gênero de instrumento desempenhava nas expedições científicas às zonas mais remotas do mundo. Ao fazer parte destas expedições científicas dos meados do século XX, a Longines percorreu o globo tanto para Norte como para Sul, alcançando os dois polos terrestres.

Os modelos Longines que os membros da "Expéditions Polaires Françaises" de Paul-Emile Victor usaram eram modelos com caixa em aço inox e ponteiros de segundos centrais. Uma característica que nos anos 40 ainda era relativamente rara, mas que aparentemente foi ao encontro das necessidades de uma legibilidade facilitada e precisa do tempo, tal como ilustrado pela utilização de coberturas luminescentes nos marcadores das horas, na numeração e nos ponteiros dos modelos. Um aspecto interessante refere-se a que os calibres Longines 12.68N utilizados nestes modelos, usavam um sistema de proteção antichoque que era diferente do habitualmente utilizado por outros modelos da marca.

O novo "Expéditions Polaires Françaises – Missions Paul-Emile Victor"

Por todas estas razões, a Longines decidiu recriar os modelos históricos que acompanharam os cientistas nestas intrépidas missões de exploração como um merecido tributo às expedição ao Ártico e à Antártida, destinadas a desvendar as regiões mais remotas e desconhecidas. O modelo "Expéditions Polaires Françaises – Missions Paul-Emile Victor" é uma reprodução fiel do instrumento utilizado na época pela multiplicidade de cientistas que acompanharam as expedições.

Equipado com um movimento de corda automática, o modelo inclui uma janela de data às 3 horas e um mostrador prateado com marcadores de horas e numeração arábica, assim como ponteiros cobertos com SuperLuminova. Disponível com pulseira de crocodilo marrom ou preta, o modelo apresenta ainda uma gravação no verso da caixa em aço que recorda os dois destinos geometricamente opostos destas lendárias expedições, representadas pelo Ártico e pela Groenlândia, e pela Antártida e a costa de Adélie.


Especificações Técnicas

Ref.: L2.732.4.76.X
Calibre: mecânico automático L619 (ETA 2892/A2), 11½ linhas, 21 rubis, 28.800 aph
Autonomia: 42 horas
Funções: Horas, minutos, segundos, data
Caixa: Circular, em aço, Ø 38,50 mm, fundo gravado com a inscrição: Expéditions Polaires Françaises – Missions Paul-Emile Victor e Expédition Arctique (Groenland) – Expédition Antarctique (Terre Adelie)
Mostrador: Prateado, 6 números arábicos e 5 marcadores com SuperLuminova, escala de minutos, data em janela às 3 horas
Ponteiros: Em aço azulado cobertos com SuperLuminova
Impermeabilidade: até 3 atm ou 30 metros
Cristal: de safira com tratamento antirreflexo
Pulseira: Em crocodilo marrom ou negro com fecho de fivela
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais