Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Demetrio Cabiddu, ladeado por Franck Orny (e) e Johnny Girardin (d)

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
ExoTourbillon Chronographe

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O novo ExoTourbillon Chronographe da Coleção Montblanc Villeret 1858: a emancipação do Turbilhão


A Coleção Montblanc Villeret 1858 recebeu no SIHH 2010 o novo ExoTourbillon Chronographe, um regulador com um grande ponteiro central de minutos, indicador de horas distinto, segundo fuso horário (com indicação dia/noite), pequenos segundos, cronógrafo com contador de 30 minutos e um turbilhão sem precedentes, com um balanço maior que a gaiola giratória do turbilhão e posicionado externamente a ela.


O ExoTourbillon Chronographe é o primeiro modelo da Coleção Montblanc Villeret 1858 a unir duas das mais admiradas complicações horológicas: o cronógrafo e um turbilhão.

O Institut Minerva combina aqui as duas complicações de forma incomum: o cronógrafo mantém a tradição com roda de colunas e acoplamento horizontal, e o turbilhão de minutos exibe uma inovação nunca antes vista.

Este inteligente mecanismo foi ainda mais otimizado para o ExoTourbillon Chronographe: o balanço foi separado da gaiola para isolá-lo das perturbações do escapamento. Esta separação tornou possível criar o primeiro turbilhão do mundo no qual a gaiola giratória é menor que o balanço, que oscila fora dela e em um plano superior.

Esta arquitetura também inspirou o nome do relógio, que inclui o prefixo Grego “exo”, significando externo. O balanço nesta configuração não convencional é apoiado entre dois rubis – ele não se apóia em um só ponto (“voador”) nem entre duas pontes – enquanto o turbilhão gira na base do eixo em um apoio de dois pontos.

A razão para esta construção mais elaborada está no fato de que o grande balanço teria exigido uma grande gaiola se fosse posicionado em um turbilhão convencional. Assim, o turbilhão tem menor massa e consequentemente exige menos energia para suas rotações.

A gaiola giratória é também liberada do peso do balanço, o que diminui ainda mais a quantidade de energia que consome. Esta arquitetura exige cerca de 30% menos energia que construções convencionais. A energia economizada aqui pode ser usada para as funções do cronógrafo.

Outra vantagem essencial: separado da gaiola giratória, o balanço não é afetado negativamente pela inércia da gaiola e consequentemente oscila com maior precisão. Esta inovação está inteiramente de acordo com a missão do Institut Minerva: cultivar a autêntica tradição relojoeira Suíça e combiná-la com contínua inovação, assim assegurando um futuro brilhante para esta nobre arte.

Vale dizer que esta invenção foi registrada por patente e será usada exclusivamente nos relógios da Coleção Montblanc Villeret 1858. O dono de um ExoTourbillon Chronographe desfruta da espetacular vista de um grande balanço (com parafusos de inércia) que é livre para oscilar em toda sua beleza, sem ser limitado à estreita gaiola do turbilhão.

Com justificável auto-confiança, ele orgulhosamente se apresenta em uma grande abertura no mostrador às 12 horas, sobre uma placa manualmente embelezada com granulamento circular.


Turbilhão Cronógrafo com Mostrador Regulador

A face do relógio traz uma típica configuração de regulador. Um grande ponteiro de minutos e o ponteiro de segundos do cronógrafo dividem um eixo comum no centro do mostrador.

O submostrador para as horas é deslocado do centro e ocupa a metade inferior da face do relógio. Indicações adicionais estão incluídas na representação de um sistema solar em miniatura, com um sol dourado (o turbilhão) às 12, a Terra às 6, a Lua na forma de um pequeno mostrador de 24 horas entre as 4 e as 5 (como um indicador dia/noite para o segundo fuso horário), e dois outros corpos celestiais na forma dos pequenos segundos às 9 e o contador de 30 minutos do cronógrafo às 3.

Este último indicador é semicircular, com duas escalas de cores diferentes, calibradas de 0 a 15 e 15 a 30 minutos, respectivamente. As pontas dos ponteiros de diferentes cores e comprimentos servem para suas respectivas escalas.


Cronógrafo Monobotão com Controle por Roda de Colunas

O Calibre 16.60 é um movimento de cronógrafo com um grande contador central de segundos, contador de 30 minutos, clássicos roda de colunas e acoplamento horizontal.

A alavanca do cronógrafo é acabada à mão, e o “mise en fonction” é igualmente realizado manualmente: as superfícies onde a alavanca do cronógrafo entra em contato com a roda de colunas e a came coração são gradual e meticulosamente trabalhadas até uma tolerância de centésimos de milímetro.

As peças em aço e a ponte do cronógrafo (no formato em “V” típico dos produtos Minerva) são manualmente chanfradas e polidas.

Uma pedra finamente granulada é usada para polir a alavanca; as pontes são manualmente adornadas com Côtes de Genève. O grande balanço, com parafusos na lateral e uma curva Phillips no final de sua espiral, oscila na clássica frequencia de 18.000 semi-oscilações por hora (2,5 hertz), que permite a medida de pequenos intervalos com precisão de 1/5 de segundo.

As funções de início, parada e volta a zero do cronógrafo são ativadas sequencialmente pela pressão do botão na coroa.


Segundo fuso horário e indicação dia/noite

Viajantes freqüentes apreciarão o fato de que o ExoTourbillon Chronographe pode exibir a hora em dois diferentes fusos horários. O ponteiro de horas esqueletizado indica a hora local, enquanto a extremidade do ponteiro de aço azulado aponta para a hora de origem.

A hora local é ajustada em um botão na posição das 8 horas, em incrementos de uma hora. A hora de origem é mostrada no pequeno mostrador de 24 horas com indicador dia/noite e ponteiro em aço azulado.


Itens de Colecionador em Edições Limitadas

Uma única peça do ExoTourbillon Chronographe será produzida em platina, juntamente com 8 peças em ouro branco 18 K e 8 em ouro vermelho 5N 18 K.

Os relógios em ouro branco ou vermelho possuem mostradores em ouro maciço nos quais as delgadas ranhuras do guilloche manual convida a luz incidente a dançar. O modelo em platina tem inserções em madrepérola em partes do mostrador.

A imponente caixa de 47 mm é altamente polida e possui um aro arqueado que fixa com segurança um cristal de safira com laterais inclinadas (“forme chevée”). Um painel de cristal de safira é integrado ao fundo, que é parafusado à caixa e protegido por uma tampa que é aberta por um mecanismo patenteado oculto entre as garras.

Cada relógio é gravado com as palavras “Edition Limitée”, “Montblanc” e “Fait main à Villeret” (feito à mão em Villeret).

O interior da tampa é assinado “Demetrio Cabiddu Maître Horloger,” assim identificando o diretor técnico da manufatura, que lidera a equipe que desenvolveu o Calibre 16.60. Este traz a gravação preenchida com ouro “Minerva Villeret” e pode ser admirado pelo painel transparente quando a tampa está aberta.

Naturalmente, a logo Montblanc não foi esquecida: a familiar estrela, executada em madrepérola, ornamenta a coroa.

O ExoTourbillon Chronographe possui pulseira de couro de jacaré, com fecho de fivela em ouro 18K ou platina 950.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais