Adicionar aos Favoritos      Indique este Site segunda-feira, 14 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Max Büsser (MB&F) e Jean-Cristophe Bédos (Boucheron)
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
MB&F e Boucheron apresentam o “JwlryMachine”

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O que poderia resultar da associação entre uma casa joalheira com 152 anos de história como a Boucheron, uma das mais aclamadas da França, e a jovem mas irreverente MB&F, senhora de um sentido de inovação responsável por uma autêntica saga da era moderna no domínio da relojoaria de ponta?

A resposta tem um nome: o “JwlryMachine” é uma versão de alta joalheria do Horological Machine No. 3 (HM3) da MB&F.



O agente catalisador: o Horological Machine No. 3

O HM3 original, em ouro e titânio, fez tremer as fundações classicistas do mundo da alta relojoaria quando, em 2009, se apresentou ao escrutínio dos mais exigentes apreciadores e colecionadores. O modelo ampliava de forma marcante as fronteiras da arquitetura e design relojoeiro, apanhando de surpresa mesmo as mentes mais abertas e condescendentes.

A percepção do observador teve de ser ajustada ao fato do seu movimento optar por apresentar a massa oscilante na forma de machado de batalha, um elemento que se tornou icônico na MB&F como um autêntico símbolo da marca, sobre o topo do relógio. Mas a percepção habituada à disposição clássica dos componentes principais de um relógio era igualmente desafiada pelos dois cones que se elevavam verticalmente sobre a caixa marcadamente tridimensional. Era difícil de acreditar que a função desta autêntica obra de arte moderna era a de indicar o tempo.

E no entanto o HM3 é um relógio de pulso extremamente técnico e que representa uma façanha no domínio da microengenharia. Não menos de 305 componentes tiveram de ser usinados, acabados e montados à mão, com tolerâncias ao redor de um mícron; um milésimo de milímetro. O rotor “misterioso” em ouro 22 K insiste em desafiar as leis da física, ao se apresentar com uma forma aparentemente simétrica ao invés da habitual descentrada. Este aspecto foi obtido através da remoção de material sob um dos braços do elemento, reduzindo assim a sua massa inercial. Dois rolamentos “high tech” em cerâmica, visíveis através do verso da caixa, são responsáveis pela transmissão de movimento às indicações do tempo localizadas nas laterais e topos dos cones gêmeos: um cone é responsável pela indicação do dia/noite, e o outro pelos minutos. Uma roda de data sobredimensionada envolve o rotor e assume uma dimensão que na realidade é superior ao diâmetro do próprio movimento.

Quando o HM3 foi apresentado, uma das comunicações que o apresentava iniciava-se com a seguinte frase: “Atenção! O Horological Machine Nº3 está tão além das atuais referências relojoeiras que poderá causar uma sobrecarga sensorial”. Esta afirmação revelou-se afinal como não sendo nada exagerada.


A JwlryMachine: respirando a magia da Boucheron

Com o HM3 assumindo um caráter pouco tranquilo numa senda permanente de novos desafios, coube à casa Boucheron a intenção de desta vez criar uma versão joalheira do modelo, uma novidade absoluta para a MB&F. Dando asas à sua imaginação, os excepcionais artesão da casa francesa conceberam um relógio que assume a forma de uma esplêndida e preciosa coruja, recriada em versões de ouro branco 18 K com ametistas, diamantes e safiras azuis ou violetas, ou de ouro rosa 18 K com turmalina e quartzo rosa, diamantes e safiras rosas.

Os olhos da coruja foram representados por dois grandes cabochões aplicados sobre os dois cones verticais, e as suas asas brilhantes representadas a abraçar o movimento precioso do HM3. Um trabalho executado integralmente com diamantes de corte brilhante cravados em pavê. O peito com penas foi esculpido e gravado a partir de único bloco de ametista e quartzo rosa. Todos estes elementos contribuem para um jogo de luzes cuidadosamente coreografado, mas talvez o aspecto mais fascinante de toda esta composição, será certamente o mistério de um aparente pulsar do coração desta coruja por detrás do seu peito. A ilusão óptica é criada através do movimento da massa oscilante que se esconde por detrás da pedra translúcida.

Este efeito tipifica o sentido do secreto que os artesãos da Boucheron habitualmente transmitem a algumas das jóias mais apreciadas, um aspecto que é acompanhado pelo fato de os iniciados terem de se esforçar para descobrir as indicações do tempo nas laterais dos cones por entre a plumagem brilhante da coruja.

Fiel ao HM3 original, o JwlryMachine é inequivocamente uma peça marcante pela beleza pura que associa o melhor da relojoaria ao melhor da joalheria. A extrema mestria que irradia das suas proporções, da escolha das pedras e da qualidade da sua execução, tornam esta criação “muito Boucheron”.


Uma dinastia lendária de Joalheiros

A MB&F e a Boucheron assumiam-se de início como uma associação muito improvável. A casa Boucheron, com o seu endereço histórico no nº 26 da Place Vendôme em Paris, é uma lenda no mundo rarefeito da alta joalheria Francesa. Como dinastia familiar, fundada em 1858 por Frédéric Boucheron, a casa nunca deixou de encantar e fascinar os seus clientes. Realeza, aristocratas, bilionários, estrelas de cinema, autores e artistas, encontraram sempre uma criação a condizer com a sua celebridade e status.

Ao longo das gerações, a Boucheron adquiriu uma experiência excepcional, centrada na sua paixão pelas pedras preciosas. Os seus desenhos são audaciosos e libertos de qualquer restrição criativa, optando frequentemente por criar jóias com uma especial ênfase na harmonia das cores, obtida através de uma seleção das mais raras gemas.

Enquanto que as fontes de inspiração da Boucheron são ecléticas, o amor e a natureza são temas muito apreciados. Na coleção abundam referências a flores, gotas de água ou ondas, pássaros e insetos, todas aparentando terem sido executadas sem esforço. Um aspecto que faz parte integrante da mística da Boucheron. Hoje e desde a sua criação, a casa Francesa cumpre a sua promessa de luxo e fascínio.


A ideia!

As criações da MB&F nunca foram pensadas para terem versões joalheiras. No entanto, Maximilian Büsser acalentava desde há anos a ideia de poder vir um dia a trabalhar com a casa Boucheron. “Estava impressionado com o seu imenso savoir-faire, e pelo sua paixão criativa. São resolutamente “avant garde”, e cada uma das suas jóias é uma autêntica mostra de virtuosismo. Assim, e de certa maneira, embora as suas criações sejam sensuais e femininas, e as nossas não, falamos a mesma linguagem. E eles adoram surpreender. Eu sabia que eles podiam pegar numa das nossas Horological Machines e transformá-la numa incrível escultura tridimensional de alta joalheria.”

A ideia ganhou dimensão quando Maximilian Büsser conheceu Jean-Cristophe Bédos, o atual CEO da Boucheron. De acordo com o Sr Bédos, “a MB&F mostrou uma apreciação pela excelência que representa a Boucheron. Uma colaboração entre ambas as casas levaria certamente a um conceito criativo excepcional, com um resultado brilhante e um sentido de audácia humorística.”



JWLRYMACHINE – Especificações técnicas


Movimento:

Movimento tridimensional desenhado por Jean-Marc Wiederrecht/Agenhor
Balanço e trem manufaturada pela Girard-Perregaux
Frequência do balanço de 28.800 A/h
Rotor “misterioso” em ouro 22 K
Impulso das horas e minutos transmitido através de esferas de cerâmica e ponteiros cortados a laser

Número de rubis: 36 (todos funcionais)
Número de componentes: 304


Funções

Horas e indicação de dia e noite no primeiro cone;
Indicação dos minutos no segundo cone;
Indicação da data na periferia do movimento.


Caixa:

JWLRYMACHINE, roxa: ouro branco 18K/titânio e ametista
Peito em ametista gravada: 35,27 ct
Olhos em ametista em talhe cabochão: 6,34 ct
Diamantes: aprox. 0,96 ct
Safiras azuis e roxas: aprox. 5,17 ct
Coroa rosqueada com ametista em talhe cabochão: 0,33 ct

JWLRYMACHINE, rosa: ouro rosa 18 K/titânio e quartzo
Peito em quartzo gravado: 32,71 ct
Olhos em rubilita em corte cabochão: 7,88 ct
Diamantes: aprox. 0,96 ct
Safiras rosas, roxas e azuis/roxas: aprox. 5,17 ct
Coroa rosqueada com rubilita em corte cabochão: 0,33 ct


Cristais de safira:

Tanto os cones como o fundo são em cristal de safira com tratamento antirreflexo.


Pulseira e fecho

Pulseira em couro de crocodilo costurada à mão com fecho de báscula em ouro 18 K e titânio.



”Friends” responsáveis pelo JwlryMachine


Conceito: Maximilian Büsser/MB&F e Jean-Christophe Bédos/Boucheron

Design do produto: Eric Giroud/Eric Giroud Design Studio & Quentin Obadia/Boucheron

Responsável técnico e de produção: Serge Kriknoff/MB&F

Logística de produção: David Lamy/MB&F

Desenvolvimento do movimento: Jean-Marc Wiederrecht/Agenhor, Nicolas Stalder/Agenhor

Manufatura do movimento: Georges Auer/Mecawatch, Salvatore Ferrarotto/APR Quality

Acabamento manual de componentes do movimento: Jacques-Adrien Rochat e Denis Garcia/C-L Rochat

Rolamentos de esfera em cerâmica: Patrice Parietti/MPS

Montagem do movimento: Didier Dumas e Georges Veisy/MB&F

Construção e produção da caixa e báscula: Philippe Marti, Dominique Mainier e Bertrand Jeunet/G.F.Châtelain

Cones em safira: Sébastien Sangsue e Grégory Esseric/Sebal, Peter Bloesch/Bloesch

Mostradores: François Bernhard e Denis Parel/Nateber

Ponteiros: Pierre Chillier, Isabelle Chillier e Félix Celetta/Fiedler

Pulseira: Olivier Purnot/Camille Fournet

Apresentação da caixa: Frédéric Legendre/Lekoni, Isabelle Vaudaux/Vaudaux

Comunicação:

Design gráfico: Alban Thomas e Gérald Moulière/GVA Studio
Fotografia do produto: Maarten van der Ende
Arquitetura: Frédéric Legendre/Lekoni
Poster: Régis Golay/Federal.
Webmasters: Stéphane Balet e Guillaume Schmitz/Sumo Interactive
Textos: Ian Skellern
Responsável pelo projeto: Estelle Tonelli/MB&F
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais