Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 20 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Vulcain “50s Presidents’ Watch” - a força da História

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Com o lançamento do “50s Presidents’ Watch”, a Vulcain volta no tempo até os anos cinquenta.


Este novo modelo clássico evoca a lenda do movimento com despertador Cricket e a marca que ele deixou na história quando o Vulcain Cricket se converteu no “Relógio dos Presidentes”.

Inspirado em um modelo Vulcain dos anos cinquenta, o “50s President’s Watch” abriga o novo movimento despertador automático da Vulcain, o calibre V-21.



Os anos 50 evocam um período de renascimento e esperança, no qual o melhor – assim então se dizia — ainda estava por vir. Contudo, este otimismo já se manifestava há alguns anos, no período do pós-guerra, quando uma grande quantidade de experiências e de novas ideias começou a despontar, deixando sua marca no século XX.

Assim, em 1947 precisamente, o presidente americano Harry Truman expôs perante o Congresso sua “doutrina” para “proteger os povos livres do avanço do comunismo”. Em 5 de junho daquele ano, o mesmo Truman apresentou na Universidade de Harvard as linhas-mestras do “Programa de Recuperação Europeu”, comumente conhecido como Plano Marshall, que destinaria mais de 13 bilhões de dólares à reconstrução de 16 países europeus.

Enquanto que – sempre nos Estados Unidos, no mesmo ano, mas em outro contexto, Charlie Parker dirigia um quinteto que reunia Miles Davis, Dizzy Gillepsie, Curly Russer e Maxy Roack, na região do Jura de Neuchâtel, na Suíça, os engenheiros e mestres relojoeiros da Vulcain se dedicam em corpo e alma a resolver uma equação com múltiplas incógnitas: como miniaturizar ao máximo possível um mecanismo de alarme para servir em um relógio de pulso e ainda assim emitir um som suficientemente forte para que fosse verdadeiramente funcional?

Ninguém havia realizado esta façanha até que a Vulcain apresentasse o calibre despertador Cricket em 1947.

Novas correntes de pensamento emergiram durante os “fifties”, a Europa voltou a se levantar, o biquíni fez sua entrada triunfal, o jazz teve um novo auge e o calibre despertador Cricket da Vulcain alcançou uma grande notoriedade mundial pelo avanço que representou. Um movimento suficientemente inovador para equipar um grande número de relógios de pulso Vulcain e chegar aos pulsos mais poderosos do mundo.

Os presidentes americanos se rendem a ele um após o outro, a tal ponto que o relógio despertador Vulcain se converteria, simplesmente, no “Relógio dos Presidentes”.

Espírito “fifties” para um modelo contemporâneo: esta foi a diretiva utilizada na criação da nova coleção “50s President’s Watch” da Vulcain. Um relógio de pulso com despertador inspirado em um modelo dos anos cinquenta, mas que atende às mais elevadas exigências do presente.

Elegante, sóbria e de um classicismo que demonstra suas origens, a caixa de 42 mm de diâmetro, estanque até 50 metros, é proposta em ouro rosa 18 quilates e em aço. Com uma fina lateral, superfícies que alternam com elegância acabamentos polidos e acetinados, e asas sutilmente desenhadas, o “50s Presidents’ Watch” se adapta perfeitamente a todos os pulsos. O mostrador, curvado em sua extremidade, uma característica dos relógios daquela época, exibe numerais arábicos e índices aplicados, assim como ponteiros Dauphine de inspiração “fifties”.

O “50s President’s Watch” também está dotado de um cristal de safira curvado e de um fundo de safira que destaca a letra “V” estilizada da Vulcain. Esta peça está disponível com mostrador cinza antracito ou prateado para a versão de ouro rosa; prateado, cinza antracito ou cinza fumê para a versão de aço. A pulseira de couro de jacaré da Louisiana é provida de um fecho de fivela em ouro (versão de ouro rosa 18 quilates) ou de um fecho de báscula com botão de segurança para a versão em aço.

No coração deste novo modelo que faz reviver uma lenda, palpita o novo movimento despertador Cricket V-21 de carga automática. Desenvolvido com base no lendário calibre Cricket V-10, resultado de mais de 60 anos de evolução e aperfeiçoamento, o calibre despertador automático V-21 é um movimento de 12 linhas (12’’’) dotado de dois barriletes, um para proporcionar a energia necessária às funções de horas, minutos e segundos, o outro para assegurar a função despertador e seus 20 segundos de toque.

O calibre Cricket V-21 vibra com uma frequência de 18.000 alternâncias por hora, apresenta uma reserva de marcha de 42 horas e integra 257 componentes. A massa oscilante de carga unidirecional está dotada de um rolamento de esferas de cerâmica. Dando continuidade à linhagem do célebre calibre despertador Cricket, que desde 1947 escreve a lenda da Vulcain, o movimento Cricket V-21 apresenta as funções de horas, minutos, segundos centrais e data.

Naturalmente, não podemos nos esquecer da função de alarme despertador que há mais de sessenta anos forja a reputação dos relógios Vulcain até convertê-lo no "Relógio dos Presidentes”.


Características técnicas – “Vulcain 50s Presidents’ Watch”


Versão em ouro rosa 18K

Dimensões: diâmetro 42,00 mm, espessura 15,00 mm
Mostradores: cinza-carvão ou prata com índices em ouro rosa
Cristal: safira curvada no topo
Resistência à água: 50 metros/160 pés
Pulseira: couro de jacaré da Louisiana, 22/18 mm
Fecho: fivela

Versão em aço

Dimensões: diâmetro 42,00 mm, espessura 15,00 mm
Mostradores: cinza-carvão, cinza fumê ou prata
Cristal: safira curvada no topo
Resistência à água: 50 metros/160 pés
Pulseira: couro de jacaré da Louisiana, 22/18 mm
Fecho: fivela


Mecanismo Vulcain Cricket Automatic V-21

Calibre 12’’’, com alarme mecânico automático, 23 rubis
Frequência: 18.000 vibrações/hora
Reserva de marcha: 42 horas
Duração do alarme: 15 a 20 segundos
Duplo tambor, 257 componentes
Equipado com sistema Exactomatic para garantir uma amplitude regular e aumentar a precisão da marcha
Funções: horas, minutos, segundos centrais, alarme, data
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais