Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 20 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Fotos divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
PanoMaticCounter XL - a arte de uma complicação

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Não são todas as pessoas que apreciam a arte. Há quem diga que ela não tem significado. Há quem diga que a arte não tem uma finalidade prática. Há quem diga que ela é irrelevante. Com o devido respeito, não podemos estar em maior desacordo.



A Glashütte Original é uma Manufatura completa que vive a arte de forma plena. Não a arte da dança moderna, da pintura ou da poesia, mas a arte da engenharia relojoeira.

Um exemplo das suas extraordinárias criações é o novo PanoMaticCounter XL, uma obra de arte recentemente exibida no salão de Baselworld 2010.

Trata-se de um relógio a cujo esplêndido movimento mecânico foi adicionado uma intrigante complicação: um contador. Seus botões e uma clara visualização permitem contar e manter o registro de coisas e eventos de 1 a 99.

Embora isto possa parecer um pouco sem sentido, podemos oferecer algumas ideias do que pode ser contado com o PanoMaticCounter XL: quantos gols marcou sua equipe, quantos relógios mecânicos você possui, quantas palavras já conhece o seu filho, quantas vezes você já pensou nela, quantos vezes ela já lhe sorriu...

Um, dois, três... Isto é só o começo. Para continuar, basta utilizar a sua imaginação...

Se ainda assim a complicação lhe parecer irrelevante, “arte pela arte” poderia ser uma expressão adequada para descrevê-la.

Mas convém observar que ela vem acompanhada de um esplêndido mecanismo de cronógrafo flyback e um design capaz de vencer as últimas resistências.

O PanoMaticCounter XL apresenta de maneira efetiva e elegante a curiosa complicação de seu contador. Os números aparecem em vermelho sobre um fundo negro em uma abertura de dois dígitos situada na posição das 9 horas.

Seu dono ativa o contador utilizando três botões colocados na parte esquerda da caixa de aço inoxidável. O botão de “mais”, na posição das 9 horas, faz avançar a conta, uma unidade de cada vez, de 00 a 99; o botão de “menos”, às 8 horas, reduz a conta, enquanto o botão de “zero” às 10 horas volta a conta a zero (00).

No lado oposto à janela do contador, na posição das 3 horas, é difícil ignorar o visor da data panorâmica Glashütte Original, com uma ampla apresentação da data em numerais brancos sobre um fundo negro.

Na metade inferior do mostrador aparece alinhado sobre o eixo vertical o submostrador descentrado das horas e dos minutos e, na metade superior, a ampla escala cronográfica de segundos, elevada sobre o mostrador negro galvanizado e flanqueado por contadores secundários de segundos e 30 minutos, cujos pontos “zero” foram girados em 60° para garantir uma excelente legibilidade.

O mostrador de horas e minutos possui marcadores de horas e numerais em ouro branco e ponteiros também em ouro branco; a escala de segundos e os contadores secundários de segundos e 30 minutos apresentam numerais e índices brancos sobre um fundo negro.



Um mecanismo em estado de arte

Esplêndido exemplo da “arte da engenharia relojoeira”, o PanoMaticCounter XL incorpora o novo Calibre 96-01, um cronógrafo clássico com sistema de controle por roda de colunas dotado da função “flyback”.

O 96-01 foi inspirado no notável Calibre 95 da Glashütte Original, e cada uma de suas 367 peças foi elaborada individualmente.

Seu sistema de corda bilateral patenteado utiliza engrenagens de passo para transmitir a energia de maneira rápida e eficiente ao movimento e permite uma adaptação "inteligente" ao comportamento de quem o usa.

A nova complicação do contador vem a complementar este refinado movimento. De aspecto enganosamente simples, o módulo desta nova complicação foi desenhado pela equipe interna de desenvolvimento da Glashütte e consta de 217 peças individuais, cada uma das quais elaborada com grande precisão na fábrica da Glashütte Original.

Da mesma forma que na data panorâmica, o amplo visor da abertura do contador apresenta um número de dois dígitos (exibindo a conta atual em qualquer momento) sem necessidade de uma abertura dupla.

O PanoMaticCounter XL oferece todas as características da bela arte relojoeira da Glashütte Original, como a tradicional platina de três quartos com reforço, peças de aço polido, bordas chanfradas, parafusos azulados, ponte do balanço gravada à mão e um ajuste fino “pescoço de cisne”.

O verso da caixa em cristal de safira antirrefletivo permite a visão clara de seus refinados acabamentos.

Uma pulseira de couro de jacaré da Louisiana mantém firmemente em seu lugar uma caixa de aço inoxidável com 44 mm de diâmetro e 16 mm de altura, resistente à água a 5 atm.

O mecanismo automático Calibre 96-01 possui diâmetro de 32,2 mm e uma altura de 8,9 mm. Sua roda do balanço possui 18 parafusos de ouro e oscila a uma frequencia de 28.800 alternâncias por hora, o equivalente a 4 Hz.

A espiral plana é produzida com a liga Nivarox. Sua reserva de marcha garante um período de funcionamento superior a 42 horas (+/- 5%), após ser retirado do pulso de seu dono e mantido em repouso.

O mostrador galvanizado na cor preta apresenta indicações de horas, minutos e segundos descentralizados, escala de segundos do cronógrafo em um segundo nível, indicação da função “flyback” para um rápido reinício do cronógrafo, data panorâmica e função de contador com avanço e retrocesso (01-99).



A Glashütte Original

Não obstante a beleza e a qualidade de seus relógios, a Glashütte Original é uma manufatura de certa forma subestimada no mundo da relojoaria de luxo.

Sediada na pequena cidade de Glashütte, no Estado da Saxônia, território da antiga Alemanha Oriental, ela é, contudo, uma das poucas marcas que produzem “in-house” todos os componentes e mecanismos utilizados em seus relógios.

São relógios de construção e acabamento impecáveis que seguramente merecem estar entre os melhores relógios mecânicos produzidos no mundo, legítimos portadores da inscrição “Made in Germany”.


O preço de venda do PanoMaticCounter XL, referência 96-01-02-02-04, é de 20.250 Euros, incluindo VAT de 21%.




Publicado originalmente na Revista Pulso no. 69, Julho/2010
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais