Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quinta-feira, 5 de dezembro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
HM4 Only Watch

terça-feira, 7 de junho de 2011

Sonhos infantis voam livremente em uma mágica versão do HM4 para o Only Watch


A MB&F regressa ao leilão de caridade Only Watch com outra peça repleta de emoção, desta vez em colaboração com o artista Chinês Huang Hankang. O relógio HM4 Only Watch com um panda voador em miniatura é a síntese mágica dos sonhos de uma criança com a alta relojoaria de vanguarda.


Apesar de sonharmos durante toda nossa vida, há um sonho específico que as crianças experimentam muito mais frequentemente que os adultos: a capacidade de voar. Não se sabe por que os sonhos sobre voar diminuem a partir da adolescência; é muito provável que seja devido ao fato de que a imaginação dos adultos é muito mais restrita, por estes serem arraigados à realidade da vida.

As crianças com distrofia muscular de Duchenne sofrem uma progressiva diminuição de sua mobilidade que leva a uma paralisia; mas, apesar de seus corpos estarem aprisionados, seus espíritos jovens podem escapar em seus sonhos e imaginação... O HM4 Only Watch oferece às crianças uma fantasia de voo; um motivo para sorrir e uma viagem mágica através do tempo e do espaço!

A peça da MB&F para o Only Watch nos transporta a um mundo de sonhos e fantasias com um amigável Panda pilotando uma peça única do jato espacial HM4.

O porquê do Panda? Quando visitou uma galeria de arte há alguns anos, Maximilian Büsser, o fundador da MB&F, viu uma pintura de um panda voando em um foguete e isto tanto elevou seu espírito que ele a comprou. Esta pintura fora realizada pelo artista Chinês residente em Paris Huang Hankang, e para o Only Watch ele usou o HM4 como uma tela para transmitir a liberação do espírito infantil.

Ao ser questionado se estava interessado em colaborar com a MB&F no projeto Only Watch, Huang precisou ver o HM4 Thunderbolt apenas uma vez para se dar conta de que, apesar de ser uma forma artística que nunca havia antes considerado – de fato, nem sabia que existia – representava um desafio e uma causa que o entusiasmava.

Huang inicialmente imaginou e logo pintou um encantador e despreocupado panda voando livre sobre o HM4 e a MB&F se deu à tarefa de transformar a pintura de Huang em uma expressão horológica. A pintura original de Huang acompanha o HM4 Only Watch.

Huang o descreve desta maneira: "Vi o trabalho da MB&F como arte, não como relojoaria. Ele surge de uma imaginação livre, da mesma forma que minhas pinturas".

O HM4 Only Watch mostra um mundo de sonhos com um urso panda de ouro sólido montado sobre o jato HM4, o qual controla através de rédeas elaboradas com delgados filamentos de ouro trançados. O panda foi esculpido à mão e depois fundido em ouro branco 18 K usando-se a técnica tradicional da “cera perdida”.

Apesar de o HM4 Only Watch ser uma celebração da fantasia dos sonhos infantis, para aqueles que de vez em quando estão obrigados a manter seus pés firmes na realidade, o panda e suas rédeas foram desenhados de forma a poderem ser removidos completamente, de modo tal que o HM4 se transforma, de Máquina Voadora em Máquina Horológica.

No Only Watch 2009, em colaboração com o artista norte-americano Sage Vaughn, a MB&F expressou um sentimento emocional poderoso; com o HM4 Only Watch 2011 continua a práxis de criar uma mensagem impactante ao unir perfeitamente a Arte e a Relojoaria.


Only Watch 2011

O HM4 Only Watch 2011 será leiloado no Only Watch, um leilão de caridade em benefício das pesquisas sobre a distrofia muscular de Duchenne, o qual será realizado em Mônaco, a 22 de Setembro de 2011, sob os auspícios do Príncipe Alberto II. O leilão é realizado a cada dois anos e reúne a elite da relojoaria Suíça.


Maximilian Büsser, MB&F e Only Watch

Maximilian Büsser sabia que participaria do Only Watch desde o momento em que falou com Luc Pettavino, o Presidente da AMM (Associação Monegasca contra a Distrofia Muscular). “Na minha idade,” disse ele, “se contraio uma enfermidade séria posso dizer que já tive uma vida plena, mas para uma criança que apenas começa, é uma tragédia”.

Maximilian Büsser nunca poderá entender realmente o sofrimento de uma criança com esta enfermidade, mas a infância tem especial importância para ele. As sofisticadas máquinas horológicas que tem sonhado e criado com carinho têm as origens na sua infância.

Quando seu pai faleceu, Büsser sentiu liberdade para soltar-se das correntes da “realidade” e deixar que sua imaginação e espírito criativo se liberassem. “Há duas ocasiões nas quais se toma consciência da mortalidade”, diz ele. “Quando se tem um filho e quando um pai morre.”

Isso o motivou a deixar o que admite que era o trabalho de seus sonhos, como líder da Harry Winston Timepieces, e criar a MB&F (Maximilian Büsser and Friends), um laboratório conceitual dedicado unicamente a desenhar e elaborar pequenas séries de relógios conceituais radicais em colaboração com outros profissionais talentosos. “Deixando falar o meu coração ao invés da minha cabeça”.


Unindo-se à batalha para salvar as crianças com distrofia muscular

A distrofia muscular de Duchenne é uma séria desordem genética que afeta uma em cada 3.500 crianças. Caracteriza-se pela debilidade progressiva dos músculos, resultando em problemas respiratórios e cardíacos que chegam a ser fatais conforme a criança cresce. Há cerca de 30.000 afetados pela enfermidade apenas na Europa.

Ainda não há cura para a doença, mas já se obteve um progresso considerável. Uma das mais importantes descobertas é o desenvolvimento do “Saut d’Exon” – uma técnica cirúrgica que permite ao mecanismo celular “esquecer” de ler a parte do gene que tem a anormalidade.

Esta técnica foi desenvolvida por Luis Garcia, Chefe de Pesquisa do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França), e sua equipe. O CNRS é fundamental no âmbito da distrofia muscular de Duchenne e é uma das 20 equipes de pesquisa que se beneficiam do apoio econômico da AMM.


Huang Hankang

Nascido em 1977 em Suzhou, na província de Jiangsu, China, Huang Hankang começou a pintar quando tinha apenas sete anos de idade. Após se graduar em Arte, mudou-se para Paris para continuar sua educação artística, aprender mais acerca do mundo fora da China e experimentar uma cultura diferente. Seu talento foi reconhecido internacionalmente em 2007, com uma exibição em Nova Iorque, à qual se seguiram exibições na Europa.

Huang pinta regularmente com aquarelas e usa seus delicados matizes e cores brilhantes para imprimir mensagens poderosas, e frequentemente sublimes, a seu trabalho. Mais que transmitir uma mensagem direta e clara, as pinturas de Huang intrigam e questionam o espectador. Suas pinturas frequentemente incluem animais em situações ou posições incomuns e um urso panda voando em uma nave espacial horológica é certamente uma expressão consistente de sua filosofia.

A arte é o método de comunicação que Huang utiliza para divulgar sua mensagem a uma audiência mais ampla. O projeto Only Watch com a MB&F deu a Huang uma incomum tela horológica para “pintar” sua mensagem; contudo, ele aceitou a oportunidade ao descobrir que as “Horological Machines” da MB&F se aproximam mais da arte do que da relojoaria e são produtos da fértil imaginação de Maximilian Büsser, assim como as pinturas de Huang são da sua própria.


HM4 Only Watch 2011 – Especificações Técnicas

Características

Um panda removível e rédeas de ouro 18 K sobre o Horological Machine No. 4 com a assinatura do artista, Huang Hankang, no painel de cristal de safira.

Caixa

Titânio grau 5 e safira
Dimensões (sem o panda): 54 mm de largura x 52 mm de comprimento x 24 mm de altura
Número de componentes: 65
Articulação das asas: 3°

Funções

Horas, minutos e indicação da reserva de marcha
Horas e minutos no mostrador direito, indicador de reserva de marcha no mostrador esquerdo
Coroas separadas para corda e ajuste da hora

Motor

Motor horológico tridimensional desenvolvido 100% pela MB&F
Corda manual com duas molas principais em paralelo
Reserva de marcha: 72 horas
Frequência do balanço: 21.600 vph/3Hz
Número de componentes: 311
Número de rubis: 50

Cristais de safira

Cinco cristais de safira: 2 nos mostradores, 1 na seção central da caixa, 2 nos painéis (superior e inferior).

Pulseira e fecho

Pulseira de couro de crocodilo preto costurada à mão com fecho de báscula de titânio/ouro branco desenhado sob medida, ajustada às asas articuladas.

Pintura

O HM4 Only Watch é acompanhado de uma aquarela original do artista Huang Hankang, pintada para transmitir a essência do que é o Horological Machine No. 4 da MB&F.



Para mais informações sobre o MB&F HM4, clique aqui.
 
Topo
Mais Notícias:
29/11/2019 - MB&F - Legacy Machine 101 Palladium
 
28/11/2019 - Panerai - Coleção Luna Rossa
 
27/11/2019 - Manufacture Royale - Micromegas Flying Tourbillon Micro Rotor Royale Bespoke
 
26/11/2019 - Only Watch 2019 - O relógio mais caro do mundo!
 
21/11/2019 - GPHG 2019 - Relógios & Relógios no Oscar da Relojoaria
 
28/10/2019 - Grönefeld - 1941 Decennium Tourbillon
 
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais