Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 7 de dezembro de 2021                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Visita à Montblanc Montre e Institut Minerva - Parte I

terça-feira, 19 de julho de 2011

A equipe de Relógios & Relógios, na pessoa de seu editor César Rovel, foi gentilmente convidada pela Montblanc Brasil para uma visita à Manufatura da Montblanc Montre, na cidade Suíça de Le Locle, durante o último salão Baselworld.



A visita, que teria lugar no dia 28 de Março, também incluiria o Montblanc Institut Minerva de Recherche en Haute Horlogerie, antiga sede da lendária Manufatura Minerva, na cidade de Villeret.


Em uma confortável viagem de automóvel, percorremos os pouco mais de 100 quilômetros que separam Basel de Le Locle, um dos berços da relojoaria Suíça, em uma hora e quarenta e cinco minutos. Para os padrões Suíços, uma viagem razoavelmente longa.


Fomos recebidos em Le Locle por Thierry Junod, Diretor da Montblanc Montre, e por Gaëlle Jeanrenaud, que iria nos guiar ao longo de nossa estada em ambas as Manufaturas. Junod, “velho” conhecido de Relógios & Relógios, já havia nos concedido uma entrevista no ano de 2008.


Iniciamos o périplo pela Montblanc Montre no departamento onde são criados os novos relógios e seus mecanismos.


Pudemos observar como as experimentadas mãos de designers realizam a interpretação artística dos valores da Montblanc em desenhos que definem a aparência do relógio e que depois são transferidos para o desenho digital, em modernas estações de CAD, onde os novos modelos têm a sua forma definida.


Mais especificamente, acompanhamos o desenvolvimento do novo mecanismo de manufatura Montblanc, o Calibre LL100 do novo Montblanc TimeWalker TwinFly Chronograph, bem como de seu mostrador e da caixa deste modelo recentemente apresentado no salão SIHH, em Genebra.


Para maiores informações sobre esse novo modelo, recomendamos a leitura do seguinte artigo:


Montblanc TimeWalker TwinFly Chronograph


Prosseguimos para o setor de controle de qualidade, onde todos os mecanismos e componentes provenientes de outros fabricantes, além dos mecanismos produzidos pela Montblanc, são muito cuidadosamente examinados para que seja verificado o atendimento às rigorosas especificações da Montblanc.


No setor de montagem, os relojoeiros mostram toda sua habilidade e destreza manual na união dos componentes dos mecanismos de cronógrafo da coleção Rieussec, como o MB R200, cronógrafo de corda automático de botão único com indicação de segundo fuso horário e dia/noite.


Estes calibres “in-house” marcaram o ingresso da Montblanc no círculo seleto das manufaturas relojoeiras e constituem uma elegante ponte entre o mundo dos instrumentos de escrita que notabilizaram a marca e o da relojoaria no qual ingressou em meados da década de 1990.


Na sequência, visitamos as oficinas onde os balanços e espirais são rigorosamente regulados com modernos equipamentos e os mecanismos são lubrificados. É notável observar o alto grau de precisão obtido na realização dessas tarefas, uma garantia de qualidade do produto final.


Encerramos a visita às oficinas da Montblanc com uma passagem pela sala onde todos os movimentos manufaturados, desenvolvidos e montados pela Montblanc passam por testes rigorosos que duram mais de 500 horas, para garantir o mais alto nível de desempenho de todos os produtos antes de sua entrega final.


Esse teste de 500 horas simula os primeiros anos de vida dos relógios. Ao testar cada relógio de manufatura durante 3 semanas, a Montblanc pretende garantir que não haverá nenhum defeito de fabricação e nenhuma necessidade de manutenção do produto durante os períodos entre as revisões recomendadas pela fábrica nos primeiros 5 anos de uso do relógio.


As estatísticas da Montblanc têm provado a eficácia do teste especial de 500 horas ao reduzir de forma muito significativa a taxa de retorno dos relógios após sua implementação. Atualmente, são muito poucas as manufaturas a submeterem seus relógios a testes tão rigorosos.


Deixamos as oficinas e tomamos as escadas que levam às famosas suítes que recebem os convidados que pernoitam em Le Locle. A ambientação aconchegante e sofisticada inclui detalhes como metais folheados a ouro.


Como nossa visita ao Montblanc Institut Minerva de Recherche en Haute Horlogerie, na cidade de Villeret, a cerca de 26 quilômetros de distância de Le Locle, seria feita no mesmo dia, no período da tarde, infelizmente não pudemos desfrutar da honra da hospedagem na “Villa” da Montblanc.


Antes de partirmos rumo a Villeret, conhecemos interessantes peças expostas na recepção da Manufatura, como relógios produzidos no passado com a marca Montblanc, antes de a Montblanc Montre existir, e uma réplica do primeiro cronógrafo criado por Nicolas Rieussec.


Despedimo-nos então de Thierry Junod – o Institut Minerva nos aguardava!



Continua na Parte II...
 
Topo
Mais Notícias:
30/11/2021 - Greubel Forsey - O espetacular Balancier S2
 
29/11/2021 - Louis Moinet - O novo Astronef
 
29/11/2021 - TAG Heuer - Formula 1 Senna Special Edition
 
26/11/2021 - Zenith - Novos Defy em Safira!
 
25/11/2021 - IWC Schaffhausen - Big Pilot Monopusher Edition Le Petit Prince
 
24/11/2021 - MB&F x Bulgari - Legacy Machine Flying T Allegra
 
23/11/2021 - Urwerk - O espetacular UR-112 Aggregat!
 
22/11/2021 - Remy Cools - Tourbillon Souscription
 
19/11/2021 - Vacheron Constantin - Traditionnelle Complete Calendar
 
18/11/2021 - Panerai - Luminor Marina Quaranta
 
15/11/2021 - Kross Studio - Uma visita ao Kross Studio, na Suíça
 
14/11/2021 - Anton Suhanov - O novo Racer Jumping Hour GMT
 
10/11/2021 - Only Watch - Edição 2021 arrecada 30.000.000 de Francos Suíços!
 
05/11/2021 - GPHG 2021 - Os grandes vencedores do Oscar da Relojoaria!
 
30/10/2021 - Romain Gauthier - Continuum - Titanium Edition One
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2021

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais