Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quarta-feira, 3 de setembro de 2025                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
O’Clock Time design, design time

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

De 11 de Outubro de 2011 a 8 de Janeiro de 2012, na Trienal de Milão


A Trienal de Milão apresenta “O’Clock Time design, design time”, uma exposição sob a curadoria de Silvana Annicchiarico e Jan van Rossem, e segundo o design gráfico de Patricia Urquiola, que tem como objetivo tentar explorar as relações entre o tempo e o design. A exposição é organizada em parceria com a Officine Panerai, que por sua vez vai apresentar uma instalação sobre o design dos relógios da marca.


Enquanto a arte figurativa, o cinema e a fotografia têm desenvolvido uma longa e aprofundada reflexão sobre o tempo, o design abordou o tema apenas confinado às categorias mensuradas da precisão e funcionalidade. No entanto, as relações entre o tempo e o design são muito mais complexas e podem revelar perspectivas surpreendentes, tanto estética como funcionalmente.

Uma ampla seleção de obras “site-specific”, instalações, itens de design, obras de arte, vídeos de artistas internacionais e designers vão tentar responder a perguntas como: “como pode o tempo ser mostrado?”; “como pode o tempo ser medido?”; “como o tempo pode ser experimentado?”. Todas as exposições abordam temas como a passagem do tempo e o tempo em constante mudança, parecendo, por vezes, divertidas, às vezes poéticas, noutros casos suscitando meditação e crítica.

A tendência atualmente desenfreada é a “presentification”, um processo pelo qual a memória se torna cada vez mais curta. Há tendências no entanto cada vez mais fortes em reconhecer a inadequação da memória ao passado. E o poder em imaginar o futuro fica cada vez mais fraco. Neste cenário, onde o tempo pesa sobre o presente, exige-se que a exposição mostre literalmente as múltiplas perspectivas do tempo, a sua força incessante e abordagem.


O’Clock Time design, design time

11 de Outubro de 2011 – 8 Janeiro de 2012
Trienal de Milão
Curadoria de Silvana Annicchiarico e Jan van Rossem
Exposição e design Gráfico: Patricia Urquiola
Catálogo: Electa
Abertura:
3as. – Domingos: 10h30-20h30
5as. – 6as.: 10h30-23h00
 
Topo
Mais Notícias:
01/09/2025 - GMT-3 Watch Fair - Brasil ganha sua primeira grande feira de relojoaria.
 
27/08/2025 - O acordo comercial EFTA - Mercosul - Entrevista com Freddy Rabbat
 
15/08/2025 - Vacheron Constantin - Les Cabinotiers Temporis Duo Grand Complication Openface
 
13/08/2025 - Technos - O novo Technos Diver Automático
 
11/08/2025 - Panerai - Os novos Submersible PAM01697 e PAM01698
 
06/08/2025 - Glashütte Original - Cronógrafo Seventies X
 
01/08/2025 - Andersen Genève - Split-Seconds Worldtimer
 
31/07/2025 - Montblanc - Novo Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph
 
29/07/2025 - Omega - Seamaster Diver 300M Laranja
 
25/07/2025 - Breitling - Os novos Chronomat Erling Haaland Signature
 
19/07/2025 - IWC - Ingenieur Automatic 40
 
17/07/2025 - TAG Heuer - Novo Carrera Chronograph LE
 
16/07/2025 - Audemars Piguet - Uma nova geração de Calendário Perpétuo
 
15/07/2025 - Patek Philippe - Calatrava 8 Days Referência 5328G-001
 
09/07/2025 - Glashütte Original - SeaQ Panorama Date
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2025

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais