Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 29 de maio de 2020                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Uma visita à Renaud & Papi

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nos dias 22 e 23 de Agosto, Relógios & Relógios esteve na Suíça a convite da Audemars Piguet, para uma visita às suas manufaturas de Le Brassus e Le Locle.

Para leitura da primeira parte do relato de nossa visita, por favor consulte o link abaixo:


Uma visita à Manufatura de Le Brassus - Parte I



Audemars Piguet Renaud & Papi


Na manhã do dia 23 de Agosto nos reencontramos com nosso guia Michel Golay, nos despedimos de Le Brassus e partimos rumo a Le Locle, onde seríamos recebidos por Giulio Papi, o gênio relojoeiro fundador da Renaud & Papi, atualmente Audemars Piguet Renaud & Papi.


A Renaud & Papi é a divisão da Audemars Piguet responsável pelo projeto e pela produção de mecanismos altamente complicados, o que inclui turbilhões, calendários perpétuos e repetições de minutos.


São criações muito especiais para a própria Audemars Piguet e também para outras marcas de muito prestígio, como A. Lange & Söhne, Richard Mille, Cartier e Chanel.


Há alguns anos Relógios & Relógios realizou uma entrevista com Giulio Papi durante o SIHH, em Genebra, a qual pode ser lida aqui.


Chegando à Manufatura de Le Locle fomos recebidos por Giulio em seu escritório de criação, onde ele nos explicou um pouco de sua metodologia de trabalho e nos mostrou um exemplo de modelo em acrílico que ele utiliza para testar a funcionalidade de seus projetos, antes de partir para a fase de criação de protótipos.


Naquele momento, ele trabalhava na otimização do Calibre 2897, movimento de carga automática, integralmente concebido e manufaturado pela Audemars Piguet, o qual equipa o novo Turbilhão Cronógrafo Automático Royal Oak Offshore, recentemente apresentado no salão SIHH.


Ao iniciarmos a visita às oficinas, fomos brindados com a visão de modelos Opus 3, criado por Vianney Halter, e Opus 8, criado por Frédéric Garinaud, da Harry Winston, sendo trabalhados na manufatura. Tais relógios, após terem sido apresentados como protótipos e terem encontrado dificuldades na industrialização, tiveram sua produção confiada à Renaud & Papi.


Pudemos também acompanhar a montagem de diversos mecanismos para a Richard Mille, marca que possui uma estreita ligação com a Audemars Piguet. São mecanismos de grande complexidade, utilizando materiais inovadores provenientes muitas vezes das indústrias automobilística e aeroespacial.


Percorremos as oficinas de esqueletização e acabamento, onde prevalece o paciente trabalho manual de habilidosos artesãos, bem como a produção de peças como rodas, platinas e parafusos, dominadas por modernos equipamentos automatizados como os tornos CNC.


Pudemos observar a aplicação de técnicas como a “anglage”, o granulamento circular (“perlage”) e a gravação.


Visitamos oficinas de produção de peças por eletroerosão, um processo de usinagem que utiliza descargas elétricas para a produção de peças diminutas de formas complexas, de difícil usinagem pelos processos tradicionais.


Presenciamos o trabalho de montagem de relógios com pontes de alumínio anodizado, material muito leve e resistente utilizado em modelos como o Royal Oak Carbon Concept Turbilhão e Cronógrafo.



La Ferme des Brandt


Encerrada a visita à Renaud & Papi, nos dirigimos ao restaurante La Ferme des Brandt, o qual está situado em uma edificação histórica, construída entre os anos de 1612 e 1614 por Abram Brandt. O prédio do restaurante, o mais antigo de todo o Cantão de Neuchâtel, é considerado um patrimônio arquitetônico Suíço.


Como aperitivo, tivemos a oportunidade de degustar absinto, a “fada verde”. Para reduzir o seu teor alcoólico e evitar efeitos desagradáveis, Michel Golay efetuou a preparação com água e torrão de açúcar. Para acompanhar, fondue de queijo e uma tábua de frios.


O almoço, na companhia muito especial de Giulio Papi e Michel Golay, teve como itens de menu, especialidades da cozinha Suíça, como Rösti e Fondue, acompanhadas de vinho da região.



De volta a Genebra


Após o almoço retornamos a Genebra e finalizamos nossa programação com uma visita à belíssima e sofisticada boutique Audemars Piguet da Place de la Fusterie, inaugurada em Março de 2008:


Uma nova vitrine para a manufatura


Após a visita à boutique, retornamos ao Starling Hotel & Conference Center. À noite, fizemos um “happy hour” à beira do Lac Léman e depois jantamos no Café de Paris, famoso pelo seu entrecôte. No dia seguinte retornaríamos ao Brasil.



Gostaríamos de registrar o nosso agradecimento à Audemars Piguet e ao Agente Oficial Frattina, de São Paulo, pela gentileza do convite para essa espetacular visita. Foram dias muito agradáveis, desfrutando da hospitalidade de uma das mais tradicionais manufaturas relojoeiras Suíças. Dois dias realmente inesquecíveis.
 
Topo
Mais Notícias:
29/05/2020 - Louis Moinet - Entrevista com Jean-Marie Schaller
 
28/05/2020 - Louis Moinet - Interview with Jean-Marie Schaller
 
25/05/2020 - Gerald Charles - Maestro Anniversary
 
22/05/2020 - Louis Moinet - Spirit of Jules Verne
 
21/05/2020 - Baume & Mercier - WW2020 - Clifton Baumatic Day-Date Moonphase
 
20/05/2020 - IWC - WW2020 - Portugieser Yacht Club Moon & Tide
 
19/05/2020 - Jaeger-LeCoultre - WW2020 - Master Control Chronograph Calendar
 
18/05/2020 - Panerai - WW2020 - Submersible EcoPangaea Tourbillon GMT - Mike Horn Edition
 
12/05/2020 - Purnel - WW2020 - Escape II
 
11/05/2020 - Vacheron Constantin - WW2020 - Traditionnelle Tourbillon Chronograph
 
24/04/2020 - Louis Moinet - Os Discovery Days
 
24/04/2020 - Louis Moinet - The Discovery Days
 
23/04/2020 - Watches & Wonders - Lançamento de plataforma digital
 
22/04/2020 - Maximilian Büsser & Friends - Horological Machine No.10 Bulldog
 
20/04/2020 - Baselworld - Rolex, Patek, Chopard, Chanel, Tudor e LVMH deixam Baselworld!
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais