Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 18 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Datograph Up/Down

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Um novo padrão em cronógrafos: Datograph Up/Down

Durante mais de uma década, o Datograph da A. Lange & Söhne foi considerado por muitos como um cronógrafo completo. Para alguns, devido a suas vantagens técnicas; para outros, pela até então inalcançada harmonia de suas indicações.



Com uma série de aperfeiçoamentos, os engenheiros da Lange demostram mais uma vez que sempre é possível superar-se: com reserva de marcha ampliada até 60 horas e sistema de oscilação próprio, o novo Datograph Up/Down, a ser exibido no próximo salão SIHH, se apresenta em uma caixa de platina maior, de 41 milímetros de diâmetro.

Já em sua primeira aparição, no ano de 1999, o Datograph da A. Lange & Söhne causou sensação em todo o mundo. Com efeito, com sua sofisticada técnica e seu equilibrado desenho, superava claramente a grande maioria dos relógios com cronógrafo. Com a clássica transmissão por roda de colunas, totalizador exato dos minutos saltantes e função flyback, reunia as principais virtudes de um cronógrafo exemplar em um mecanismo de insuperável pureza e estética construtivas.

A correspondente concordância formal estava na harmonia da configuração do mostrador: a grande data típica da Lange e os mostradores auxiliares para os pequenos segundos e o totalizador de minutos são realçados no mostrador preto, formando um triângulo equilátero e oferecendo um rico contraste e notável facilidade de leitura.

O Datograph Up/Down oferece também todas estas vantagens. Além disso, os engenheiros e desenhistas de produto trabalharam intensamente em seu aperfeiçoamento. Exteriormente, o que primeiro chama a atenção é o tamanho da caixa. O diâmetro ampliado a 41 milímetros confere ao relógio maior presença no pulso.

Os índices em barra de ouro rodiado no mostrador – no lugar das antigos numerais romanos II, VI e X – acentuam o desenho nítido e identificam o relógio como membro da família Saxonia, remodelada apenas nos últimos anos. Um pequeno detalhe é característico do esmerado perfeccionismo da Lange: a abertura da indicação da data segue os passos da ampliação do tamanho da caixa. Um aumento de quatro por cento preserva as equilibradas proporções do desenho do mostrador.


Calibre Lange L951.6: um dos mecanismos de cronógrafo mais belos e tecnicamente completos

Acrescentado ao nome, “Up/Down”, se refere a uma função suplementar: uma indicação da reserva de marcha de 60 horas, situada na altura das 6 horas. Somente quando o ponteiro se coloca no setor vermelho, no terceiro dia, é o momento de carregar mais energia ao calibre L951.6. A reserva de marcha ampliada em 24 horas com relação a seu predecessor somente foi possível graças a um tambor de corda maior.

Da estabilidade de marcha se ocupa o grande balanço desenvolvido e fabricado na Lange com seus seis pesos excêntricos especialmente precisos para a regulação. Ele é acionado por uma espiral de balanço também desenvolvida e fabricada na própria casa. A espiral está especialmente adaptada às características do relógio e permite ótimos valores de marcha ao clássico mecanismo que funciona com 18.000 alternâncias por hora.

Entre os numerosos refinamentos técnicos também destaca-se no Datograph Up/Down a tão confortável como tecnicamente sofisticada função flyback, que é oferecida por poucos cronógrafos. O mecanismo, que remonta aos primeiros tempos da aviação, permite começar imediatamente as cronometragens, reunindo em um só passo o que antes consistia em três – parar, voltar a zero e arrancar de novo. Apertando o botão pode-se parar e votar atrás o Datograph Up/Down em meio a um cronometragem em curso. E, ao se soltar o botão, é iniciada imediatamente uma nova cronometragem.

Sob o fundo de cristal de safira se apresenta um dos mecanismos de cronógrafo tecnicamente mais completos do mundo e que ao mesmo tempo é também um dos mais belos. Algumas das mais interessantes, dentre as numerosas funcionalidades mecânicas e sutilezas artesanais, são oferecidas aos olhos do observador.

Entre elas o totalizador dos minutos saltantes que garante uma cronometragem precisa, a roda de transmissão, que dirige as funções do cronógrafo, o ajuste de precisão de marcha sobre a ponte do balanço, gravada à mão, a cargo de uma mola em forma de pescoço de cisne. Todas as superfícies são cuidadosamente decoradas à mão.

Quatro chatons de ouro parafusados proporcionam novos toques estéticos ao conjunto desta obra de arte da mecânica de precisão. Assim se apresenta a disciplina suprema da medição do tempo em seu estado mais avançado.


Datograph Up/Down - Ref. 405.035

Mecanismo
Calibre de manufatura Lange L951.6, a corda manual, fabricado segundo os mais altos critérios de qualidade da Lange, decorado e montado à mão; regulação de precisão em cinco posições; platinas e pontes de alpaca natural; ponte do balanço gravada à mão.

Mecanismo com 451 peças, 46 rubis, 4 chatons de ouro parafusados. Escape de âncora, sistema de oscilação com balanço antichoque com regulador excêntrico; espiral do balanço da mais alta qualidade, de fabricação própria, frequência do balanço de 18.000 alternâncias por hora, ajuste de precisão da marcha com parafuso de ajuste lateral e mola em forma de pescoço de cisne. Reserva de marcha de 60 horas com toda a corda dada. Diâmetro de 30,6 milímetros, altura de 7,9 milímetros.

Funções
Horas, minutos e pequenos segundos com função de parada, cronógrafo flyback com totalizador exato dos minutos saltantes, reserva de marcha, grande data

Elementos de manipulação
Coroa para dar corda ao relógio e ajustar a hora, dois botões para a manipulação do cronógrafo, um botão para a correção rápida da grande data

Dimensões da caixa
Caixa de platina, diâmetro de 41,0 milímetros, altura de 13,1 milímetros, cristal e fundo transparente em safira (dureza 9). Mostrador em prata maciça, preto. Ponteiros em ouro, rodiado ou aço azulado.

Pulseira
Em couro de crocodilo costurada à mão, na cor azul, fecho Lange em platina.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais