Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 30 de maio de 2020                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Twenty-8-Eight Regulator A.S.W. Horizons

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Com seu desenho e inspiração, o Twenty-8-Eight Regulator A.S.W. Horizons da DeWitt pretende homenagear o estilo Art Déco e, mais concretamente, as tendências exploradas nos EUA após a Grande Depressão do século XX.


Naquela época, numerosos desenhistas industriais ficaram fascinados pela estética da eficiência e criaram uma grande variedade de produtos inovadores e modernos, como carros, barcos, fábricas e mesmo restaurantes giratórios. Norman Bel Geddes, um dos designers mais influentes de então, tinha uma concepção totalmente nova do desenho. Para ele, a inovação era uma demostração de valentia:

“Temos demasiada tendência a pensar que, porque as coisas foram feitas durante muito tempo de um mesmo modo, esse modo é o mais adequado para fazê-las. Seguindo ideias antigas joga-se de forma segura, mas ao mesmo tempo se anula sua capacidade de iniciativa e se perde demasiado tempo. Deste modo ainda se sacrifica o fator surpresa. Por vezes, a única opção é deixar-se levar e fazer o inesperado. Para ser inovador não basta a simples imaginação: é preciso visão e coragem”.

Em muitos aspectos, este enfoque é parecido com a concepção de relojoaria de Jérôme de Witt. Em 1932, Bel Geddes publicou um livro que se converteria em uma referência para várias gerações de mentes criativas, no qual esboçava sua original visão e sua concepção do que deveria ser o desenho. Este livro se entitula “Horizontes”, a mesma ideia na qual é inspirado o Twenty-8-Eight Regulator A.S.W. Horizons.

O cenário desta nova criação da DeWitt é a impressionante Nova Iorque dos anos 30. Uma cidade nova e moderna onde culturas e épocas se entrelaçavam, onde a pedra se combinava com o aço e onde as pontes modernas imitavam as catedrais do Velho Mundo. Uma cidade audaz na qual sonhos podiam tornar-se realidade e na qual se concebiam grande número de obras-primas da arquitetura.

O Twenty-8-Eight Regulator A.S.W. Horizons abriga o calibre DW 8014, o qual causou sensação ao ser apresentado em Baselworld 2010. Ele é o primeiro movimento a integrar um turbilhão totalmente projetado e produzido pela Manufatura DeWitt e, o mais importante, introduz um dispositivo de corda automática sequencial (Automatic Sequential Winding, A.S.W) impulsado por um rotor periférico.

O rotor periférico está unido a um anel de perfil sinusoidal na borda interna, formato que permite ativar o sistema A.S.W. Graças a este sistema, o movimento sempre funciona dentro do intervalo ideal, ou seja, entre 92 e 96% do torque da mola principal. Assim, o trem de rodas sempre recebe um fluxo de energia constante e estável.

Dois braços se deslocam pelo perfil sinusoidal e dão corda ao tambor até 96% da sua capacidade e, nesse momento, uma alavanca desengata o mecanismo de corda do tambor e o obriga a prosseguir seu movimento em falso. A partir desse instante, o movimento funciona recorrendo a suas reservas de energia até os 92%, momento em que o mecanismo volta a se engatar. O sistema permite um intervalo de funcionamento ideal com um só tambor, além de evitar todos os defeitos de funcionamento observados com as bridas deslizantes de calibres automáticos convencionais.

O calibre DW 8014, com aproximadamente 320 componentes, combina o classicismo relojoeiro do DW 8028 Tourbillon com a inovação tecnológica do dispositivo A.S.W. Além disso, o balanço vibra com uma espiral Straumann Hairspring® com curva Phillips feita de uma liga irrompível, autocompensadora, não oxidante e antimagnética. A homogeneidade e o rolamento plano e muito preciso da espiral Hairspring (0,0001 mm) dão ao mecanismo uma grande precisão.

O mostrador exibe uma construção Art Déco de Nova Iorque formada por quatro colunas que envolvem o turbilhão. A estrutura perfeitamente equilibrada tem uma decoração de raios solares que recorda a suave luz do crepúsculo. Com um jogo sutil de efeitos de transparências, o cristal de safira com tonalidades na cor chocolate reflete os tons em rosa da caixa, além de ajudar a revelar os mistérios internos do relógio.

Os ponteiros das horas e dos minutos, com a forma de espadas, foram colocados no centro. O segundeiro morto, com seu compassado tique-taque, está em contato direto com a gaiola do turbilhão e marca uma pausa a cada segundo, manifestando o notável nível de precisão alcançado pelo balanço. A reserva de marcha de 72 horas é indicada às 9 horas com um ponteiro em um segmento de 180 graus.

A caixa de 46 mm em ouro rosa 18 K inclui 48 colunas laterais. O aro exibe colunas polidas e acetinadas que emitem belos reflexos. As garras foram curvadas ligeiramente para preservar linhas harmoniosas. O fundo em cristal de safira oferece a visão do rotor periférico e das belas pontes estilo Art Déco. Também pode-se observar a alavanca do segundeiro morto, acionada pelo turbilhão e impulsionada por um pequeno pinhão que desliza em cada dente na roda do segundeiro e se engata no seguinte em intervalos de um segundo.

O Twenty-8-Eight Regulator A.S.W. Horizons cumpre as estritas normas de acabamento da DeWitt: Côtes de Genève, superfícies acetinadas, perladas, polidas e chanfradas.
 
Topo
Mais Notícias:
29/05/2020 - Louis Moinet - Entrevista com Jean-Marie Schaller
 
28/05/2020 - Louis Moinet - Interview with Jean-Marie Schaller
 
25/05/2020 - Gerald Charles - Maestro Anniversary
 
22/05/2020 - Louis Moinet - Spirit of Jules Verne
 
21/05/2020 - Baume & Mercier - WW2020 - Clifton Baumatic Day-Date Moonphase
 
20/05/2020 - IWC - WW2020 - Portugieser Yacht Club Moon & Tide
 
19/05/2020 - Jaeger-LeCoultre - WW2020 - Master Control Chronograph Calendar
 
18/05/2020 - Panerai - WW2020 - Submersible EcoPangaea Tourbillon GMT - Mike Horn Edition
 
12/05/2020 - Purnel - WW2020 - Escape II
 
11/05/2020 - Vacheron Constantin - WW2020 - Traditionnelle Tourbillon Chronograph
 
24/04/2020 - Louis Moinet - Os Discovery Days
 
24/04/2020 - Louis Moinet - The Discovery Days
 
23/04/2020 - Watches & Wonders - Lançamento de plataforma digital
 
22/04/2020 - Maximilian Büsser & Friends - Horological Machine No.10 Bulldog
 
20/04/2020 - Baselworld - Rolex, Patek, Chopard, Chanel, Tudor e LVMH deixam Baselworld!
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais