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Os novos Relógios para Pilotos

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A IWC Schaffhausen dedicará o ano de 2012 aos Relógios para Pilotos. Com cinco modelos novos, a serem exibidos no próximo SIHH, a coleção Top Gun se estabelece como uma linha própria dentro da família dos “Pilot’s Watches”.


Primeiro modelo apresentado, o Top Gun Miramar homenageia o lugar na Califórnia onde nasceu o mito dos pilotos de elite. Outros dois modelos surgem com muitos requintes da Alta Relojoaria: o Calendário Perpétuo Top Gun e o Spitfire Calendário Perpétuo Data-Mês.

“Para os Relógios para Pilotos Top Gun, apoiamo-nos na longa tradição como fabricante de relógios de observação exemplares. Nos anos 1940, os Relógios para Pilotos da fábrica de Schaffhausen serviam a bordo de aviões de navegação como os designados relógios B”, explica Georges Kern, CEO da IWC Schaffhausen. “Apenas os mais precisos medidores do tempo eram então suficientemente bons para os observadores – era com a ajuda destes que o piloto e a sua tripulação acertavam os seus relógios de pulso”.

Como na navegação o mais importante era sobretudo permitir uma leitura fácil dos segundos e minutos, muitas vezes no anel exterior só eram representados estes dois elementos, enquanto que as horas eram apresentadas de uma forma relativamente pequena num anel central. Este pormenor na concepção dos relógios de observação inspirou os designers da IWC, no sentido de apresentarem também em separado os círculos das horas e dos minutos nos mostradores do Grande Top Gun Miramar e do Cronógrafo Top Gun Miramar.

“O confronto com as raízes históricas dos nossos Relógios para Pilotos também nos levou à ideia de criar, pela primeira vez com o Miramar, uma linha de relógios segundo o desenho militar”, acrescenta Christian Knoop, diretor criativo na IWC. “Para tal, combinam-se com muita fantasia diferentes estilos – de preferência também com elementos de luxo. Por isso, a nova linha Miramar se adapta tão bem à IWC: relógios de primeira classe com uma mecânica excelente num “outfit” rude, quase rochoso”.

A caixa de cerâmica escura, com um cinza de brilho metálico, e o antracito opaco do mostrador, associam instrumentos de precisão da aviação. Cores específicas da área da camuflagem, como o bege para os ponteiros e a indicação dos minutos, assim como o verde para a pulseira, sublinham a aparência pretendida. A pulseira de tecido lembra os cintos de tecido extremamente resistentes. A acrescentar, dois materiais de alta tecnologia que a empresa de Schaffhausen já havia introduzido na produção de relógios nos anos 1980: óxido de zircônio para a caixa, assim como titânio para os elementos de controle e o fundo do relógio. Os dois modelos Miramar estão equipados, como aliás toda a coleção Top Gun, com calibres manufaturados próprios da casa.

O Grande Top Gun Miramar está equipado, como o modelo gêmeo, com o maior movimento automático da IWC, o qual oferece uma reserva de marcha de 168 horas; isto explica também o diâmetro de 48 milímetros da caixa. O Cronógrafo Top Gun Miramar, com o seu calibre 89365, tem a bordo um dos mais modernos e resistentes movimentos de cronógrafo. Dispõe de uma função de “flyback”, assim como de uma indicação analógica dos minutos e segundos medidos.

Segundo Karoline Huber, diretora de Marketing & Comunicação na IWC, “os entusiastas de aviões em todo o mundo ligam o nome Miramar ao local de nascimento das lendas Top Gun na Califórnia. Com a nova linha de desenho Top Gun Miramar, atraímos os amantes de relógios que se lembram da longa tradição da IWC em Relógios para Pilotos, sem renunciarem aos progressos tecnológicos do século XXI e à singularidade da marca IWC”.


A coleção Top Gun clássica: preto e branco com toques vermelhos

A edição Top Gun é, desde 2007, componente indispensável dos Relógios para Pilotos IWC. O Grande Calendário Perpétuo Top Gun convence com vários requintes técnicos, entre eles o calendário perpétuo com mostrador anual de quatro dígitos e fases da Lua, assim como uma reserva de marcha de sete dias. O Grande Top Gun une a aparência clara de instrumentos dos anos 1940 à mais moderna tecnologia de relógios. A pequena silhueta de um avião no ponteiro dos segundos cria um toque de um vermelho chamativo sobre o mostrador preto e branco.

O Cronógrafo Top Gun, com função de flyback e proteção contra campos magnéticos, foi igualmente munido de um movimento de manufatura.


Spitfire em ascensão: aparência nobre e mecânica de primeira classe

Em 2003, a IWC Schaffhausen lançou uma linha de Relógios para Pilotos que não só pede emprestado o nome ao Spitfire, como também se compromete com a elegância e a excelente técnica do lendário avião com um propulsor. Agora os designers e os construtores dos relógios Spitfire efetuaram um “upgrade” geral: com um desenho otimizado e novas características, continuam o seu caminho de sucesso.

Todos os modelos atuais estão equipados com calibres manufaturados na própria casa. As caixas de ouro e de aço são trabalhadas à mão; o resultado é um contraste dinâmico entre superfícies brilhantes, acetinadas e estruturadas. O motivo solar fornece ao mostrador um brilho metálico ardósia, referência visual ao avião que lhe cedeu o nome.

O Spitfire Calendário Perpétuo Digital Data-Mês, em caixa de ouro vermelho, combina um desenho de bom gosto à mais elevada arte de produção de relógios. Ele mostra a data e o mês com quatro grandes dígitos – que se adequa à aparência dos instrumentos, historicamente plausível com a tradição do sistema Pallweber.

O Spitfire Cronógrafo com o calibre 89365 está disponível em ouro vermelho e aço. A janela da data com os seus números ordenados na vertical deixa reconhecer o recurso dos engenheiros à forma dos altímetros. A pulseira metálica disponível com a referência 387804 está equipada com um mecanismo de ajuste recentemente criado. Para alargar a pulseira, basta uma pressão sobre a tecla IWC no fecho e, para apertar, encolhe-se a pulseira para o tamanho desejado. Os fechos de engate e de fivela foram ampliados, para adaptá-los aos diâmetros maiores das caixas dos relógios.


Relógios para Pilotos clássicos ligeiramente modificados

Os Relógios para Pilotos da IWC dos anos 1930 e 1940 criaram um mito que continua a viver nos Relógios para Pilotos clássicos. A mais evidente modificação do desenho em relação aos precedentes – com exceção do “Big Pilot” – é a data vertical uniforme de três posições às 3 horas, cuja forma realça ainda mais o desenho de cockpit. O “Big Pilot” virá em 2012 com a legibilidade comprovada e o calibre manufaturado 51111.

O Mark XVII aumentou 2 mm, para 41 milímetros, em comparação com o seu antecessor Mark XVI. O mostrador do Duplo Cronógrafo aparece mais atraente graças aos novos elementos vermelhos e proporciona uma maior legibilidade através da caixa aumentada para 46 milímetros. A caixa do Cronógrafo foi aumentada de forma moderada para 43 milímetros.

O novo Worldtimer permite, graças ao anel de 24 horas, uma leitura confortável de todos os fusos horários de 24 horas, incluindo o tempo universal coordenado (UTC). O anel com as cidades do mundo indica 23 localidades em torno do globo, representando cada uma um fuso horário. O mostrador indica a localidade que pode ser alterada para frente ou para trás em passos de horas – mesmo além do limite da data. “A IWC olha com orgulho e confiança para o ano dedicado aos Relógios para Pilotos, que aguarda seis novidades estimulantes, entre elas dois modelos de calendário perpétuo com a mais exigente relojoaria, a nova linha de desenho Miramar, assim como a coleção Spitfire com visual refinado”, resume Georges Kern.


Relógios para Pilotos há 76 anos

Desde meados dos anos 1930 a manufatura de Schaffhausen fabrica medidores do tempo robustos e fiáveis para pilotos e os seus co-viajantes. Já os primeiros Relógios para Pilotos foram concebidos para uma melhor leitura de dia e noite e marcaram a aparência dos instrumentos. O que atribuiu a este gênero especial de relógios o aspecto que ainda hoje se mantém. Um exemplo disso foi o Relógio Especial para Pilotos do ano 1936, que brilhou com o mostrador preto típico, caracterizado pelos ponteiros luminosos marcantes e os grandes dígitos luminosos.

Esse modelo convenceu, do ponto de vista técnico, pela ponte do balanço antichoque e peças de escape antimagnéticas. O Grande Relógio para Pilotos 52 T. S. C. de 1940 é, com seus 55 mm de diâmetro, o maior relógio de pulso já fabricado pela IWC.

Como relógio de observação, dispunha, entre outros, de um ponteiro de segundos em posição central com dispositivo de parada , para que os pilotos e os navegadores pudessem sincronizar os seus relógios com uma precisão de segundos. Uma pulseira de couro com um comprimento adicional permitia o uso sobre um uniforme de aviador. O nítido desenho do mostrador foi extremamente reduzido – um ícone de estilo e um modelo para todos os Relógios para Pilotos clássicos.

Dos Relógios para Pilotos IWC, o mais conhecido é o Mark 11, construído para a Royal Air Force a partir de 1948 com o calibre de corda manual 89. Seu movimento foi revestido com uma caixa de ferro macio para proteger a mecânica dos campos magnéticos. O Mark 11 foi utilizado durante mais de trinta anos com sucesso pela RAF.
 
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