Adicionar aos Favoritos      Indique este Site segunda-feira, 14 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
1966 Repetição de Minutos

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A mecânica da harmonia

Uma obra-prima da elegância e da técnica, o modelo Girard-Perregaux 1966 Repetição de Minutos, apresentado durante o SIHH 2012, revela um extraordinário mecanismo que emite o som com intensidade e pureza.



Seus méritos acústicos e a beleza de suas linhas são avalizados por mais de 220 anos de tradição e excelência. O relógio simboliza todo o “savoir-faire” de uma marca que amplia os limites da relojoaria às grandes complicações.

Trata-se de um relógio que une alto grau de excelência mecânica a qualidades musicais excepcionais. O modelo Girard-Perregaux 1966 Repetição de Minutos é digno da mais prestigiosa tradição da Alta Relojoaria. Desenho puro, materiais nobres, uma bela complicação, a peça possui todos os atributos de um relógio de exceção.

Clássico e elegante, este relógio é abriga uma das refinadas complicações: a repetição de minutos. Quando de sua origem, a invenção dos relógios com repetição respondia à necessidade de dispor de uma indicação sonora da hora durante a noite, em uma época em que a iluminação elétrica não existia. Hoje, o encanto do som das horas, quartos e minutos quando solicitado é uma das complicações mais apreciadas pelos amantes da bela relojoaria.

A construção do relógio Girard-Perregaux 1966 Repetição Minutos mostra grande respeito à tradição relojoeira. A produção do som se baseia em um dispositivo que requer a presença de dois gongos circulares, enrolados no interior da caixa, e de pequenos martelos que os golpeiam em intervalos regulares. Para criar a vibração que provocará o som mais próximo da perfeição, o ajuste da “sonnerie” segue sendo um dos elementos-chave mais delicados, no qual a Girard-Perregaux mostra um particular cuidado em aperfeiçoar.

A particular concepção do relógio exigiu exaustivas pesquisas sobre as qualidades acústicas. A Manufatura trabalhou principalmente em três pontos da construção da caixa. O diâmetro do calibre e o diâmetro interno da caixa estão em perfeita sintonia, uma relação que garante uma máxima ressonância. O fundo foi moldado para aumentar o volume de ar entre o movimento e a caixa, o qual melhora sensivelmente a propagação do som. Finalmente, a parte inferior do fundo foi diamantada, uma operação que permite reduzir as interferências acústicas.

Para acentuar a nobreza do relógio, os artesãos cuidaram de cada detalhe estético. O mostrador em esmalte branco é de absoluta sobriedade. Os ponteiros do tipo folha azulados e os índices aplicados se aproximam inquestionavelmente dos limites da pureza. O relógio abriga um movimento mecânico a corda manual dotado de uma reserva de marcha de mais de 4 dias, alojado em uma caixa de ouro rosa de 43 mm de diâmetro.

Associado a uma decoração e acabamento únicos, o relógio é a expressão mais depurada de uma filosofia minimalista. O desejo pela estética é levado ao extremo. Os mestres relojoeiros escolheram uma forma em “semi-flecha” que lembra as pontes de ouro, assinatura da marca, para realizar a ponte do balanço deste calibre cuidadosamente decorado e arredondado.

O “arredondado” consiste em limar com perfeita regularidade os extremos dos braços para dar-lhes uma forma semicilíndrica, respeitando a delimitação do centro e dos apoios. Para finalizar a operação, os artesãos o suavizam com ajuda de pedras, polidores, tocos de madeira e pastas de diamante para obter um arredondamento perfeito. Todas as peças do movimento requerem o mesmo cuidado, mesclando deste modo função e desenho em uma perfeita e coerente relação.


Girard-Perregaux 1966 Repetição de Minutos - Características técnicas


Caixa

Em ouro rosa, polida com cristal safira antirreflexos. Aro redondo diamantado e interior granulado. Fundo com 4 parafusos com cristal de safira antirreflexos. Diâmetro de 42,00 mm. Estanque a 30 metros. Coroa de ouro rosa 5N 18K com logo GP gravado. Mostrador em esmalte branco, apliques em ouro rosa. Ponteiros do tipo folha, azulados e diamantados peça a peça.

Movimento

Calibre Girard-Perregaux E09-0001, mecânico a corda manual, com funções de horas, minutos, pequenos segundos. Diâmetro de 14 1⁄4''' (32 mm), altura total de 5,36 mm. 317 componentes, 27 rubis. Reserva de marcha mínima de 100 horas. Balanço de inércia variável. Ponte de balanço “arredondada” em ouro, tipo semi-flecha. Frequência de 21.600 alternâncias/hora (3 Hz). Platina rodiada e perlada. Pontes com Côtes de Genève, chanfrados entrantes polidos.

Sonnerie com repetição, com 2 martelos opostos, de horas, quartos e minutos, regulação da velocidade da sonnerie por volante inercial, martelo dos minutos invertido, gongos de sonnerie convencionais.

Pulseira

Em aligátor fosco na cor negra, fecho de fivela em ouro rosa


Edição numerada, referência 99650-52-711-BK6A
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais