Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 22 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Gouverneur Tourbillon

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Equilíbrio de formas e Alta Relojoaria se aliam em uma nova expressão


A nova linha Gouverneur da Piaget, lançada durante o SIHH 2012, apresenta um equilíbrio sutil entre o redondo e o ovalado, duas formas geralmente associadas e que marcam a história da arte. Ela também é a expressão do perfeito domínio técnico que caracteriza a Manufatura de Alta Relojoaria Piaget.



A linha Gouverneur é um concentrado das múltiplas habilidades e da história da Piaget. Integrada à coleção Black Tie, revela uma relojoaria mecânica de exceção reforçada por uma forte expressão formal. Apresenta três mecanismos mecânicos – automático, cronógrafo e turbilhão - disponíveis, cada um deles, em ouro rosa ou ouro branco engastado com diamantes.

Vale lembrar que os Black Tie estão dotados de caixas de forma, elegantes, providas de um desenho único e característico – Emperador, Emperador Coussin, Protocole, Rectangle a l´Ancienne e agora também o Gouverneur - exclusivamente equipadas com pulseiras de couro.

Cada modelo da coleção Black Tie revela um excepcional nível de acabamento, desde a caixa até o calibre, sem esquecer o mostrador. Um grau de acabamento somente obtido graças ao domínio dos movimentos e da produção de caixas originais pela equipe interna. A coleção Black Tie não se contenta em abrigar os movimentos mecânicos da Manufatura Piaget, mas também cresce a cada ano integrando a maioria das últimas complicações desenvolvidas pela Manufatura.


Equilíbrio e arquitetura de formas

O relógio Gouverneur apresenta uma estética arquitetônica elaborada. As formas redondas e ovaladas combinam maravilhosamente, oferecendo um equilíbrio único. Um oval em um círculo e um círculo em um oval: do exterior da caixa ao centro do mostrador, o relógio Gouverneur apresenta um estilo único nas formas, sofisticado, suave e harmonioso. Caixa redonda, abertura ovalada sobre o mostrador e novamente o círculo no centro do mostrador; esta superposição de formas caracteriza a nova linha Gouverneur e a mergulha em uma arquitetura de formas, plena de sutilezas e símbolos.

Há muito tempo, pintores, escultores e arquitetos trabalham com esta superposição de formas que joga com o equilíbrio entre o círculo e o oval. Símbolo de perfeição absoluta e de atração, o círculo se cria até o infinito insinuando movimento. Quanto ao oval, sua forma conduz a imagens mais íntimas, ao simbolismo do renascimento e da proteção. Quando estas duas formas se unem em uma harmonia perfeita e com um equilíbrio pleno, a força do objeto não necessita ser demonstrada. Muitos artistas o experimentaram, e a história da arte está repleta de realizações formais que tomam sua força deste equilíbrio.

O “savoir-faire” tradicional, aliado à tecnologia de ponta da Piaget, está a serviço de um código de formas excepcionais. Segundo ele, a nova linha Gouverneur se inscreve em uma nova dimensão, a da Arte, que através de referências múltiplas inspirou os desenhistas da Manufatura.

Estes territórios de inspirações artísticas foram explorados com uma dupla perspectiva. Com efeito, o relógio Piaget Gouverneur é o resultado de uma transmissão entre duas gerações de desenhistas: o pai, que desenhou todos os modelos de forma da coleção Black Tie, e o filho, que desenhou o mostrador, arraigando esta criação no presente e traduzindo suas formas em uma linguagem atemporal.


A Manufatura Piaget: a alquimia de duas habilidades

A nova linha Gouverneur é um puro produto Black Tie, e a perfeita encarnação da dupla habilidade da Manufatura Piaget: o domínio dos movimentos e das caixas. Três modelos que abrigam três movimentos mecânicos Piaget, dos quais dois são novos calibres extraplanos, parte integrante do DNA da empresa. O Calendário Automático bate ao ritmo do calibre 800P; o Cronógrafo dispõe do novo movimento 882P enquanto o Gouverneur Tourbillon abriga o novo mecanismo 642P.

As massas oscilantes – cunhadas com o brasão Piaget – estão disponíveis em duas cores para garantir uma perfeita harmonia estética e fornecer um refinamento suplementar a esta linha Gouverneur. Os modelos de ouro branco apresentam uma massa oscilante negra que combina com a cor do forro negro da pulseira, enquanto os modelos de ouro rosa revelam uma massa oscilante dourada que joga com a cor da caixa.


Gouverneur Tourbillon

O modelo Gouverneur Tourbillon abriga o novo calibre 642P, um movimento mecânico de notável finura com seus 4 mm de espessura. Este movimento de exceção se caracteriza pela gaiola do turbilhão volante extraplana (2,8 mm) e ultraleve (0,2 gramas) que integra o “P” estilizado da Piaget, um exercício de alto voo relojoeiro devido à assimetria natural desta letra.

Além do turbilhão volante visível às 12 horas através do mostrador recortado, o calibre 642P propõe uma fase da lua astronômica por ponteiro, na altura das 6 horas, que necessita de apenas uma correção a cada 122 anos. Demonstração suplementar da vontade da Manufatura Piaget de colocar a técnica a serviço do desenho, a visualização da lua por ponteiro reforça a presença do círculo sobre o mostrador.

Com uma reserva de marcha de aproximadamente 40 horas, o calibre turbilhão volante Piaget 642P se distingue por seu acabamento de Alta Relojoaria Piaget inteiramente realizado à mão: platina perlada, pontes perladas e ângulos com cortes estirados, jaula do turbilhão igualmente chanfrada com cortes estirados e parafusos azulados.


A Manufatura Piaget esculpe o ouro

Em ouro rosa ou branco engastado com diamantes, as caixas de 43 mm da linha Gouverneur – como todo o conjunto de criações Piaget - são produzidas no interior da própria Manufatura. A impecável alternância de superfícies acetinadas e polidas destaca a alquimia das formas e revela uma complexa construção. Característica das peças de exceção, os elementos apresentam diversos acabamentos: caixa e flancos acetinados, o aro e o fundo polidos, botões do cronógrafo ovalados.

Perfeitamente equilibrados, os mostradores também jogam com as formas tão características da linha Gouverneur. Ovalados no exterior, as formas se arredondam próximo ao centro. Outro movimento no mostrador: as decorações sobre o seu contorno são mais puras e discretas à medida que se aproximam do centro. Cabe ressaltar a forma redonda dos contadores do cronógrafo e das fases da lua do modelo turbilhão.

A caixa, bastante sutil, contribui para a identidade dos modelos Gouverneur e é proposta com uma pulseira de couro com forro preto para os modelos de ouro branco e com forro marrom para os modelos de ouro rosa.

Nem o cuidado com o detalhe, nem a perfeita adequação entre o movimento e a caixa ou entre a mecânica e a expressão formal da coleção, seriam possíveis sem o domínio de todos os ofícios internamente, no interior da Manufatura. A Manufatura de Alta Relojoaria Piaget é um abrigo excepcional de inumerável savoir-faire: ela realiza seus próprios movimentos assim como o conjunto dos elementos estéticos externos do relógio. Um caso raro, mesmo no universo da Alta Relojoaria.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais