Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Imagens divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
A sequência de abertura do Chapter Three Reveal
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Fotos por Marcelo Diniz Siqueira
Clique para zoom
Andreas Strehler, Steven Holtzman e Kari Voutilainen
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Chapter Three Reveal

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Maîtres du Temps apresentou em Baselworld 2012 o seu novo Chapter Three Reveal, um belo modelo onde o toque de um botão abre painéis ocultos no mostrador para revelar um fuso horário adicional e os indicadores de dia/noite. Com outro toque, eles desaparecem.


Data, fases da Lua, segundo fuso horário e indicadores de dia/noite ocultos

Um relógio para o viajante frequente em geral possui indicações de hora, data, fase da lua, um segundo fuso horário e um indicador dia/noite – para evitar ligar para casa às 3 am ao invés das 3 pm. Contudo, embora todas estas indicações sejam úteis, elas não são necessárias o tempo todo.

Os relógios ricos em indicações sempre têm sido um conflito entre funcionalidade e refinamento – um mostrador organizado é um mostrador mais elegante. O Chapter Three Reveal busca contrariar esse princípio.

Os Mestres Relojoeiros independentes Kari Voutilainen e Andreas Strehler criaram um elegante relógio que mostra as horas, minutos, segundos, data e fases da Lua, tudo em um magnífico mostrador com motivo guilloché azul.

Mas isso não é tudo, e é aqui onde se dá a revelação: Voutilainen e Strehler mantiveram ocultos alguns segredos, para serem revelados, e também compartilhados, para o deleite de seu dono. Um botão colocado na coroa baixa dois painéis invisíveis no mostrador para revelar duas indicações até agora ocultas: um indicador de segundo fuso horário (também conhecido como GMT) e um indicador de dia/noite, ambos mostrados nos cilindros típicos da Maîtres du Temps.


Elegância e sofisticação

Ponteiros de ouro sólido 18 quilates e indicadores horários com grandes numerais romanos estão refinada e legivelmente justapostos sobre o majestoso mostrador azul, que é finamente decorado com um motivo guilloché “raio de sol”.

Com os painéis secretos fechados, as horas e os minutos centrais são complementados pelo submostrador com pequenos segundos às 8h, que é esteticamente balanceado por um submostrador de data às 2h, e o indicador de fases da lua às 4h.

Ambos os submostradores de pequenos segundos e data distinguem-se sutilmente do mostrador principal por um guilloché Clous de Paris e foram claramente marcados por pequenas placas com o nome de sua função. A sombra da Terra passa sobre uma Lua foto-realística para indicar sua fase.

“Trabalhar com Andreas foi um prazer,” diz Kari Voutilainen. “Ele trouxe benefícios consideráveis ao projeto. Enquanto eu desenvolvi a maior parte da máquina, Andreas inventou e desenhou novos mecanismos – incluindo o mecanismo para operar os painéis de data. Além disso, sua considerável experiência em fabricar componentes significou que tudo se realizou de forma muito mais fluida do que se esperava”.

Ao se abrir os painéis invisíveis, revela-se o indicador de dia/noite às 12h e o indicador de segundo fuso horário às 6h. O cilindro de dia/noite gira em 24 horas e tem ícones gravados, polidos, estampados e pintados à mão: o Sol para simbolizar o dia e o céu noturno para representar a noite. Esta indicação é particularmente útil quando se usa o segundo fuso horário, e é por isso que é revelada ao mesmo tempo, já que permite ao usuário manter um registro horário de seu lugar de origem e saber no mesmo instante se ali é de dia ou de noite.

O segundo fuso horário é ajustado por meio do botão ergonômico de cambio rápido, que segue esteticamente a forma da caixa às 9h. Cada toque avança o cilindro do segundo fuso horário em uma hora. Estes cilindros de segundo fuso horário e de dia/noite estão permanentemente sincronizados entre si e ambos podem ser ajustados para frente ou atrás no tempo acionando-se a coroa.

Para maximizar a legibilidade, o segundo fuso horário na parte baixa do mostrador é mostrado em dois cilindros separados: horas 1-6 em um, e 7-12 no outro. Quando ocorre a transição (adiante ou para trás) entre 6 e 7, o 12 e 1, o cilindro desliza horizontalmente para fora e o novo cilindro ocupa o seu lugar. Este inovador mecanismo foi patenteado. Utilizar dois cilindros ao invés de um significa que apenas seis números são mostrados ao redor da circunferencia de cada cilindro, permitindo-lhes ter o dobro do tamanho, e também tornando-os muito mais fáceis de serem lidos.

A máquina do Chapter Three Reveal, desenvolvida por Kari Voutilainen com refinamentos e soluções técnicas por Andreas Strehler, é tanto o primeiro movimento criado internamente pela Maîtres du Temps como o primeiro movimento que Voutilainen desenvolveu para outra marca que não seja a sua. Voutilainen também especificou e é o responsável pelo acabamento e decoração de alto nível do movimento. Para incorporar tantas indicações e mecanismos em uma caixa tão plana e elegante, foram necessários mais de três anos de trabalho em colaboração.


A colaboração entre dois mestres

“Realmente apreciei os desafios técnicos envolvidos no projeto Chapter Three,” diz Andreas Strehler. “Kari desenvolveu a maior parte da arquitetura do movimento, assim fui capaz de concentrar-me em um inovador mecanismo de “revelação” aberto/fechado, em engrenagens cônicas para os cilindros e em maximizar a eficiência da produção”.

Desenvolver a máquina desde o princípio permitiu integrar os cilindros no movimento ao invés de agregá-los como um módulo que ocupasse espaço adicional. As engrenagens cônicas de alta eficiência – especialidade de Strehler – contribuem tanto à eficácia na distribuição de energia, como à fiabilidade dos mecanismos. A arquitetura do movimento também incorpora o mecanismo para abrir e fechar os painéis de revelação do mostrador. Montar esta funcionalidade dentro do movimento, em lugar de agregá-la à complexidade da caixa, maximiza tanto a fiabilidade como o uso do espaço. O mecanismo de painel aberto/fechado é uma complicação por si mesmo. Com o mostrador fechado, apertar o botão na coroa abaixa os painéis por debaixo desta mesma, e soltar o botão resulta que estes girem para revelar os cilindros de segundo fuso horário e dia/noite. Pressionar outra vez o botão gira os painéis à sua posição original, e soltar o botão resulta que se elevem e se alinhem ao nível do mostrador.

Como é de se esperar de dois dos melhores criadores de relógios do mundo, uma rica funcionalidade e uma elegante aparência não foram suficientes: um relógio superlativo também deve marcar a hora com exatidão. Com esse fim, o movimento é regulado por um escape Straumann, com âncora leve e de consumo eficiente de energia e uma espiral com curva final Breguet para melhor isocronismo.


Kari Voutilainen

Muito renomado pelo superlativo e refinado acabamento de seus relógios, Kari Voutilainen deu os primeiros passos para converter-se em um dos independentes mais inovadores e influentes de nosso tempo em princípios de 1980, quando qualificou-se como relojoeiro na respeitada escola de relojoaria Tapiola, em sua nativa Finlândia.

Trabalhou como reparador e restaurador de peças de relojoaria antigas antes de ir para a Suíça em 1989 para completar o curso de Complicação WOSTEP. Seu talento foi rapidamente reconhecido por Michel Parmigiani, e Voutilainen passou cerca de 10 anos restaurando algumas das mais raras peças de relojoaria do mundo, e criando peças sob medida para a Parmigiani.

Voutilainen então dirigiu o departamento de relojoaria complicada da WOSTEP antes de declarar-se independente em 2002, quando criou, entre outros relógios, uma coleção de repetidores decimais e relógios Observatório, pelos quais lhe foi concedido o prêmio do Grand Prix de Genève 2007 como Melhor Relógio Masculino, e seu novo Vingt-8, apresentando seu movimento completamente desenvolvido in-house.

O complexo movimento proprietário para o Chapter Three Reveal da Maîtres du Temps é o primeiro calibre que Voutilainen criou para outra marca. Kari Voutilainen desenvolveu a arquitetura completa do movimento, incluindo as engrenagens e as complicações, desenhou as pontes e a platina, especificou a decoração, e é o responsável pelo alto nível de acabamento do movimento.


Andreas Strehler

O engenhoso construtor Andreas Strehler é bastante respeitado por seu trabalho como mestre relojoeiro independente – seus relógios próprios incluem o Papillon e o Opus 7 (para a Harry Winston) – e como consultor e relojoeiro para marcas de prestígio.

Logo após completar a aprendizagem de relojoaria em Frauenfeld, Suíça, e atender à Escola de Relojoaria de Solothurn, Strehler trabalhou para a Renaud & Papi como chefe de protótipos por quatro anos.

Em 1995, tornou-se independente e trabalhou restaurando peças de relojoaria antiga antes de apresentar sua primeira criação em Baselworld 1998: um calendário perpétuo de mesa. Em 2001, Strehler fez história como o mais jovem relojoeiro aceito como membro da Académie Horlogère des Créateurs Indépendants (AHCI). Em 2006, seu Moser Perpetual 1 ganhou o prêmio de relógio complicado no Grand Prix de Genève.

Strehler criou, entre outras coisas, um brilhante mecanismo de intercâmbio que permite aos indicadores indicarem diferentes funções, de acordo com sua filosofia de usar a complexidade para prover simplicidade (para o usuário). Strehler não apenas criou seus inovadores mecanismos, mas também criou muitas das máquinas e o software requeridos para sua manufatura. Até hoje já criou cerca de 30 movimentos e módulos de complicações, 11 dos quais foram patenteados.

Para o Chapter Three Reveal, Strehler desenvolveu a interface técnica entre o movimento, complicação e caixa, além de desenhar inovadores métodos de produção e soluções técnicas.


Chapter Three Reveal – especificações técnicas

Indicações
Ponteiros centrais de horas e minutos, pequenos segundos às 8, data às 2, fases da lua às 4, cilindro oculto de dia/noite às 12, cilindro oculto de segundo fuso horário às 6

Calibre SHC03
Movimento mecânico a corda manual, com dimensões: 35,6 mm x 8,2 mm (incluindo o mecanismo de abertura do mostrador). 319 componentes, 39 rubis. Reserva de marcha: 36 horas, com duplo tambor em série. Frequência de 21.600 aph (3 Hz)
Espiral Straumann com curva terminal Breguet e âncora de baixa massa. Acabamento: Côtes de Genève, perlado, biselado, cabeças de parafusos biseladas e polidas

Caixa
Ouro 18 quilates, 49 componentes, diâmetro de 42 mm. Cristais de safira na parte superior e tampa da caixa com tratamento antirreflexos. Botão às 9h: câmbio rápido do segundo fuso horário oculto. Coroa de 3 posições e botão. Posição 0: carregar; posição 1: data e fase da lua; posição 2: ajustar a hora. Botão de abrir/fechar segmentos do mostrador, estanque a 30 metros/3 atm.

Mostrador e ponteiros
Numerais romanos, guilloché “raio de sol” e “Clous de Paris”, ponteiros de ouro

Cilindros
Segundo fuso horário oculto: duplo cilindro de deslizamento embutido; dia/noite oculto: gravado e pintado à mão

Pulseira e fecho
Pulseira de couro de crocodilo costurada à mão com fecho de ouro 18K

Preço
O Chapter Three tem preços a partir de USD 91,500.00


Sobre a Maîtres du Temps

Fundada por Steven Holtzman, a Maîtres du Temps une equipes de mestres relojoeiros entre os mais talentosos do mundo para desenvolver relógios exclusivos e tecnologicamente inovadores.

“A Maîtres du Temps acolhe a filosofia de Masters and Their Craft—A Lifelong Pursuit of Excellence (Mestres e Sua Obra – Uma Vida em Busca da Excelência). É o espírito da marca e a força que nos conduz ao nosso compromisso com a arte da relojoaria. Nosso objetivo é estabelecer e nos alinhar com alguns dos mais celebrados relojoeiros independentes de nosso tempo. A intenção é criar relógios clássicos que sejam apreciados não apenas hoje, mas sim por muitos anos vindouros,” diz Holtzman.

Cada mestre relojoeiro traz à mesa suas próprias ideias, seu próprio estilo, e sua própria abordagem, e ao proporcionar-lhes a oportunidade de trabalhar juntos, a Maîtres du Temps aproveita e maximiza seu incrível talento.

“Ao reunir estes importantes relojoeiros independentes e respeitar os aspectos essenciais de sua manufatura, com a Maîtres du Temps esperamos balancear a tradição e a inovação no desenvolvimento de nossas peças de relojoaria. Meu plano para a Maîtres du Temps é estar envolvido ativamente em transmitir a fabricação e as habilidades de mestres relojoeiros mais experientes para a próxima geração de mestres, pois creio que haverá interesse na fina arte da relojoaria por muitos anos”, diz Holtzman.

A Maîtres du Temps iniciou em 2008 com o lançamento do Chapter One por Christophe Claret e Peter Speake-Marin. Em 2009, a Maîtres du Temps apresentou o Chapter Two, por Daniel Roth e Peter Speake-Marin.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais