Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 20 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
De Bethune DB28
Clique para zoom
Detalhe do De Bethune DB28
Clique para zoom
Detalhe do mostrador do DB28
Clique para zoom
De Bethune DB28 visto de perfil
Clique para zoom
Os fundadores, Denis Flageollet e David Zanetta, e o CEO, Pierre Jacques
Clique para zoom
Vista noturna da manufatura De Bethune
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
DB28, vencedor do Grande Prêmio de Genebra

sexta-feira, 23 de março de 2012

O relógio De Bethune DB28 foi o grande vencedor do prêmio “Aiguille d’Or” da edição 2011 do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra.


O grupo de profissionais do mundo relojoeiro que compõem o júri internacional do GPHG - considerado por muitos como o “Oscar da Relojoaria”, concedeu o “Aiguille d’Or” (“Ponteiro de Ouro”), o prêmio máximo do evento e que coroa o melhor relógio do ano, para o modelo DB28 da De Bethune.

Diante de uma plateia composta por autoridades de Genebra e de 1.500 convidados, a cerimônia no Grande Teatro de Genebra, realizada no dia 19 de Novembro de 2011, premiou uma marca que, apesar de não ser muito conhecida pelo grande público, é muito conceituada pela estética bastante original e pelas características técnicas incomuns.

Elementos como a lua esférica, o aço azulado, a roda de balanço em silício e platina, o triplo sistema de absorção de choques “pare-chute” e as “garras flutuantes” contribuem para a forte identidade dos relógios da De Bethune.

Todos estas características estão presentes no DB28, um relógio facilmente identificável como um clássico De Bethune, enriquecido com as assinaturas estilísticas típicas da Casa e exprimindo uma visão resolutamente de vanguarda da arte relojoeira.

Situado dentro do espírito do DBS e do modelo desenvolvido pela De Bethune exclusivamente para o leilão Only Watch 2009, o DB28 foi apresentado durante o salão Baselworld 2011, e estabelece um perfeito balanço entre o know-how cultivado pela Manufatura e as suas inovações horológicas.

O design do relógio está inteiramente alinhado com as demais criações da De Bethune: a exclusiva forma da caixa adornada com sua característica coroa às 12 horas, inspirada em relógios de bolso e realçada pela lua esférica, é um conjunto de atributos distintos que compõem a estética contemporânea da Manufatura.

O mostrador se constitui em uma janela para o movimento, revelando a refinado artesanato dos acabamentos realizados manualmente nas oficinas da De Bethune. A placa principal no formato de delta, em aço polido, e as “faixas De Bethune”, são combinadas com um trilho de minutos em azul para assegurar uma excelente legibilidade. Os efeitos cintilantes da luz incidindo sobre as superfícies polidas e foscas criam um show único, visível exclusivamente sobre os pulsos de poucos privilegiados.

O conforto do usuário do DB28 provém da surpreendente leveza da caixa, inteiramente feita de titânio, e da presença das “garras flutuantes”, um sistema patenteado que se ajusta facilmente ao tamanho do pulso e seus vários movimentos.

O DB28 é impulsionado pelo Calibre DB2115, o qual é equipado com as mais recentes inovações tecnológicas desenvolvidas e produzidas pela Manufatura De Bethune. A precisão é reforçada pelo duplo tambor de corda com auto-regulagem e pela presença no órgão regulador da nova roda de balanço de silício e platina, com uma espiral de curva terminal plana protegida pelo triplo sistema de absorção de choques “pare-chute”.

De forma similar ao que pode ser observado no céu, as fases da lua são exibidas em um exclusivo sistema de indicação, por meio de uma esfera de platina e aço azulado que gira sobre seu eixo, com uma precisão de um dia de erro a cada 122 anos. Mantendo o estilo Belle Epoque, o fundo sólido do DB28 é inspirado pela forma dos relógios de bolso do tipo “caçador”, e também incorpora um indicador de reserva de marcha.

O DB28 é resultado da busca pela perfeição e pela beleza, constante força motora que guia o trabalho de David Zanetta e Denis Flageollet, os artesãos responsáveis por este excepcional relógio de puro estilo, do qual as linhas tensas e a caixa delgada são uma assinatura inconfundível da expressão contemporânea da arte relojoeira da De Bethune.


DB28 – Descrição técnica

O modelo traz como funções horas, minutos, fases da lua com indicador esférico às 6 horas, indicação de reserva de marcha, indicador de performance (zona de torque ideal).

O Calibre DB 2115 é um movimento mecânico a corda manual com platina principal decorada à mão e espiralada, com peças em aço chanfradas à mão e polidas, decorado com “faixas De Bethune”. Os dois tambores idênticos autorregulados são especificamente projetados para eliminar o atrito e transmitir eficientemente o máximo de energia.

A roda de balanço de silício e platina, com curva terminal plana, tem excepcional leveza, permite a redução do atrito mecânico e proporciona uma relação inércia/massa ideal. O princípio da curva terminal plana, colocada no mesmo nível da espiral, compensa desalinhamentos e facilita sua fixação.

O triplo sistema de absorção de choques pare-chute reduz potenciais perturbações devidas a impactos a um nível mínimo e protege os pivôs do eixo do regulador. A sua exclusiva indicação de fases da lua tridimensional, por meio de uma esfera de platina e aço azulado girando sobre seu eixo, garante uma precisão de um dia de erro a cada 122 anos.

O mecanismo utiliza 34 rubis e oscila a uma frequência de 28.800 alternâncias por hora. Os dois tambores de corda proporcionam 6 dias de reserva de marcha indicada no verso da caixa.

A caixa de formato exclusivo possui 42,60 mm de diâmetro e 11,2 mm de espessura e é feita de titânio grau 5 ou ouro rosa. As garras móveis são feitas em titânio grau 5 com sistema pivotante. Suas molas seguem o formato do pulso e seus movimentos. A coroa, rosqueada na posição das 12 horas, possui duas posições de ajuste.

O mostrador é feito de titânio polido grau 5 e exibe um círculo de minutos prateado, um flange azulado ou em titânio polido e uma indicação da zona de melhor performance (faixa de torque ideal) às 3 horas entre um ponto azul e outro vermelho.

O mostrador é protegido por um vidro de cristal de safira com duplo revestimento antirreflexos e uma dureza de 1800 Vickers. Os ponteiros são em aço azulado ou polido. O fundo sólido do tipo “caçador” é inspirado em relógios de bolso, e exibe um indicador de reserva de marcha horizontal. O modelo é complementado por uma pulseira de grande flexibilidade de couro de aligátor com fecho de fivela.


Sobre a De Bethune

Estilo, invenção e habilidade mecânica: estes são os 3 princípios que formam a base criativa das oficinas da De Bethune. David Zanetta e Denis Flageollet, duas personalidades do mundo dos relógios que fundaram a companhia em 2002, construíram um capital substancial nestes poucos anos. A marca já é vista como um importante “player” no mundo da relojoaria por sua inventividade e visão futurística da relojoaria como uma arte moderna.

Situada em La Chaux L’Auberson, na Suíça, a De Bethune é reconhecida por notáveis modelos como o DB15, DBS, DBL, DBD Digitale, DB25 e DB28. Também merecem destaque as excepcionais peças-conceito, apresentadas a partir de 2008, Dream Watch One, Two e Three.


Os fundadores

David Zanetta é uma reconhecida autoridade em relógios, tendo sido por vários anos consultor de alguns dos maiores colecionadores do mundo. Ele decidiu implementar sua exclusiva visão de relojoaria estabelecendo a própria marca sob o nome de De Bethune, em parceria com Denis Flageollet.

Denis Flageollet é um excepcional criador de relógios que ao longo da carreira contribuiu para projetar e produzir mais de 100 relógios. Ele cresceu entre bancadas de relojoeiros e sua paixão foi revelada através de muitos encontros. Ele começou a trabalhar na restauração dos mais finos relógios; então veio o sonho de projetar e fabricar obras de arte relojoeiras e seu encontro com David Zanetta.


O DB28 tem um preço de venda a partir de 80.000 Francos Suíços.



Publicado originalmente na Revista Pulso no. 78, Janeiro/2012
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais