Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quinta-feira, 17 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Emmanuel Bouchet
Clique para zoom
Bouchet e sua equipe
Clique para zoom
Fontes de inspiração para o Opus 12

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Opus 12

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A apresentação do modelo Opus da Harry Winston é sempre muito aguardada em Baselworld, e como não poderia deixar de ser, o Opus 12 surpreendeu aos entusiastas da refinada mecânica com uma nova forma de indicar a passagem do tempo.




O Opus 12 desafia as regras convencionais da relojoaria ao criar um conceito mecânico muito pouco provável. Este relógio excepcional está inspirado na teoria de Copérnico, segundo a qual a Terra gira ao redor do Sol e em torno de si mesma. Nele, o tempo não flui através de ponteiros situadas no centro do mostrador, mas sim o faz por um giro periférico de 12 pares de ponteiros que partem da borda da circunferência para o interior.

Os ponteiros, assim orientados, chamam a atenção para o centro do tempo. Um ponteiro retrógrado sincronizado com o ponteiro principal dos minutos avança ao longo de um setor de cinco minutos. Ao final do período, volta para trás e se coloca na posição inicial. O ponteiro longo de cinco minutos gira e volta ao seu lugar.

Na maioria dos relógios, a passagem do tempo é quase imperceptível. Ao contrário, o Opus 12 executa de maneira notável a sua atividade, já que seus ponteiros efetuam uma troca de guarda a cada cinco minutos. A cada mudança de hora, o movimento executa um exercício muito elaborado, com base na rotação sucessiva dos ponteiros. Sob a visualização retrógrada, um pequeno segundeiro flutuante e graduado sobre um anel translúcido passa por cima de um indicador de reserva de marcha.

A corda do movimento também transgride o convencional. A coroa deve ser girada no sentido anti-horário para carregar de maneira simultânea os dois tambores, um dos quais proporciona energia ao movimento e o outro, à animação. Para facilitar o acesso à coroa, esta está situada no centro da parte lateral, o que exige uma roda de transmissão que inverte o sentido de carregamento.

O Opus 12 também desobedece as normas estabelecidas em matéria de decoração e acabamento, abandonando deliberadamente o chanfrado utilizado na relojoaria tradicional. O granulado reforça as superfícies e nos brinda com uma estética definitivamente contemporânea. As Côtes de Genève, visíveis através do fundo de cristal de safira do relógio, são interpretadas de maneira espetacular.

A estética se mantém fiel à tradição da Casa Harry Winston. Os arcos emblemáticos lembram a abóbada neoclássica que domina a célebre fachada do Salão Harry Winston em Nova Iorque e os ponteiros vazados, os arranha-céus de Manhattan. Outra particularidade desse Opus 12 é a ausência de um mostrador tradicional, o que dirige a atenção à apresentação e à animação, conferindo um caráter misterioso a esta peça excepcional. O Opus 12, que reinterpreta o tempo, é uma verdadeira inovação em relojoaria. Nada disto havia sido realizado anteriormente. A ideia surgiu do espírito do criador Emmanuel Bouchet, que desenvolveu esta obra impressionante em estreita colaboração com o desenhista Augustin Nussbaum e a Casa Harry Winston.


Opus 12, um mecanismo surpreendente

Cada um dos 12 setores ao redor do mostrador possui um ponteiro longo para indicar os passos de 5 minutos e um ponteiro curto para indicar as horas. O primeiro gira sobre seu eixo e o segunda gravita ao redor do primeiro para aparecer à sua frente ou ocultar-se atrás conforme o caso. Cada ponteiro está engrenado a uma roda, apresentando uma face azul quando indica o tempo ou uma face neutra quando não entra em movimento. Os ponteiros se movimentam graças a duas coroas que giram ao redor do mostrador. Ambos possuem seções dentadas que engrenam por sua vez às rodas dos ponteiros a cada setor.

A coroa exterior que aciona o ponteiro de minutos, faz com que ele dê uma volta no mostrador em uma hora, avançando em intervalos de 5 minutos de um setor ao outro. Um primeiro setor dentado engrena a roda do setor seguinte e o ponteiro de 5 minutos gira até o lado da indicação. Paralelamente, um segundo setor dentado se retira do setor precedente e o ponteiro de minutos gira até o lado neutro.

A troca de hora é um verdadeiro espetáculo. A coroa interior, que não havia se movido ao longo de 60 minutos, se lança subitamente ao redor do mostrador e seu setor dentado ativa a rotação dos ponteiros de horas em uma sucessão rápida. À medida que a coroa gira, setor após setor, o ponteiro de horas gira 360° em torno do ponteiro de minutos, e sua cor azulada aparece na superfície, como um raio, antes de desaparecer novamente.

A ação dura aproximadamente seis segundos até que, após haver passado pelos 12 setores, o setor dentado leva à indicação da hora seguinte e se estabiliza. A velocidade de rotação é controlada por um escape que requer muito mais energia que um regulador, produzindo um efeito sonoro cativante. Um dos feitos deste Opus 12 foi, efetivamente, otimizar a energia exigida para a precisão do movimento e para a animação.

O movimento e a animação são alimentados por tambores independentes. O tambor de animação funciona com a ajuda de um diferencial que transmite a energia necessária para o deslocamento das coroas nos intervalos indicados pelo movimento. Os dois tambores são carregados de maneira simultânea e as molas acumulam uma carga equivalente a 45 horas até desenrolarem-se completamente. O movimento é detido quando a energia necessária para a animação não é suficiente. Cada tambor tem uma mola com brida deslizante para evitar qualquer ruptura ao final do carregamento. A reserva de marcha dos dois tambores fica visível ao longo de um semicírculo situado no centro do relógio.

Um balanço, que oscila a 18.000 A/h, permite que o pequeno segundeiro avance em saltos de 1/5 de segundo. Um módulo incrível acomoda os 27 ponteiros e os trens de engrenagens correspondentes. A coroa exterior, que rege os 12 ponteiros de 5 minutos, forma uma parede giratória ao redor desse módulo. Os relojoeiros tiveram que construir um sistema de transmissão externo para unir a tige de corda, colocada na base do relógio, à coroa que devia ser accessível à meia altura da lateral da caixa. A roda de transmissão inverte o sentido de carregamento. Os ajustes somente podem ser feitos avançando as horas.

As principais indicações são, portanto, as horas e as duodécimas partes de uma hora. Os cinco minutos que transcorrem entre cada animação, sobre os setores sucessivos, são indicados mediante um ponteiro retrógrado situado no centro do relógio.


Opus 12 - Características técnicas

Referência 500/MMEB46WL.K

Movimento
Mecânico de corda manual com 607 componentes, 80 rubis e 2 tambores, 24 ponteiros, reserva de marcha de 45 horas

Decoração
Platina e pontes superiores granuladas
Pontes inferiores granuladas, Côtes de Genève circulares, com tratamento de níquel-paládio

Funções
Visualização das horas e de 1/12 da hora (5 minutos) mediante sistema de duplo ponteiro rotativo
Animação dos 12 ponteiros de horas a cada troca de hora
Animação dos ponteiros de minutos a cada 5 minutos
Visualização retrógrada de 5 minutos, indicador de reserva de marcha e pequenos segundos

Caixa
Em ouro branco 18 quilates polido
Cristal de safira com tratamento antirreflexos, fundo aberto/safira com tratamento antirreflexos
Diâmetro de 46 mm
Estanque a 30 metros

Mostrador
Minutos retrógrados, reserva de marcha, pequeno segundos com cristal de safira fosco

Pulseira
Couro de aligátor preto, costurado à mão
Fecho de báscula em ouro branco 18 quilates
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais