Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Imagens divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
O turbilhão
Clique para zoom
Verso do mecanismo
Clique para zoom
Os martelos
Foto por Marcelo Diniz Siqueira
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Daniel Roth Carillon Tourbillon

terça-feira, 17 de abril de 2012

O Bvlgari Daniel Roth Carillon Tourbillon, apresentado durante Baselworld 2012, é uma original repetição de minutos de 3 martelos com uma face refinada e contemporânea.


Inteiramente fabricado “in-house” pela Bulgari, este novo calibre oferece uma excelente acústica e uma arquitetura original.

Na mundo da relojoaria complicada, o relógio de sonnerie segue sendo o mais difícil de ser dominado, o mais raro e, em consequência, o mais exclusivo. A Bulgari faz parte do muito seleto círculo de marcas capazes de dominar todas as etapas da produção deste tipo de relógio tão particular quanto complexo.

O novo Daniel Roth Carillon Tourbillon demonstra com grande talento a maestria deste “savoir-faire” pela Manufatura.

Esta criação é o resultado de vários anos de meticuloso trabalho de desenvolvimento. Sua particularidade é integrar um dispositivo de sonnerie com 3 martelos, uma configuração pouco habitual neste tipo de peça. Os relógios com sonnerie apresentam normalmente 2 martelos, no caso dos Repetidores de Minutos, ou 4 martelos no caso dos ainda mais raros “Grandes Sonneries”.

O Calibre DR3300, de corda manual, foi concebido em grandes dimensões (34,60 mm x 31,6O mm) e completamente manufaturado internamente. Constituído por um total de 327 componentes, bate ao ritmo de um órgão regulador do tipo turbilhão integrado em uma grande carruagem.


A busca de uma ótima sonnerie

A construção do Calibre DR3300 obedeceu a um certo numero de parâmetros precisos e específicos, que respondem prioritariamente à exigência de um ótimo som. A potência e a nitidez da sonoridade é um ponto sensível em todos os relógios com sonnerie.

Levando em conta o grau de miniaturização exigido para este tipo de relógio, uma boa dimensão do calibre associada a 3 martelos proporciona a eles um torque maior, o que melhora a ressonância acústica.

O sistema de 3 gongos fixados sobre a platina é acoplado a um regulador inercial que limita ao máximo o atrito durante o acionamento da sonnerie, o que permite minimizar a interferência sonora.

No caso do Carillon Tourbillon, os gongos são objeto de um paciente trabalho individual realizado à mão que consta de múltiplas etapas. Modelados de maneira totalmente artesanal, estes gongos, com uma forma especial, permitem obter uma qualidade de som perfeita e absolutamente idêntica.

Curvados e modelados à mão antes de serem recozidos (ou temperados, ou seja, endurecidos) a uma temperatura de 900 graus, os gongos são limpos antes de voltar a passar no forno a 500 graus, uma operação que fornece ao metal sua ressonância cristalina.

Após várias operações de limpeza e polimento, os gongos são integrados ao movimento, antes de serem realizados os ajustes finais. Eles são colocados longitudinalmente, o que permite o polimento de sua espessura com uma lima se for necessário, assim como é feito com os dentes das alavancas das engrenagens, para se obter o desenho exigido para a obtenção de sons perfeitos.

A sequência melódica deste Repetição de Minutos, com 3 martelos e três tonalidades, utiliza a nota dó para as horas, as notas mi-ré-dó sequenciais para os quartos, e a nota mi para os minutos.

Este movimento de Repetição de Minutos é, evidentemente, equipado com dois tambores de corda. Um deles assegura o funcionamento do mecanismo sonoro e sua carga automática quando se ativa a sonnerie; o outro garante, quando a carga está completa, uma reserva de marcha de ao menos 75 horas para o movimento, a qual é indicada no mostrador.


Elegância e beleza do mecanismo

A arquitetura do Calibre 3300, o corte das pontes e a disposição dos diferentes componentes foram concebidos de maneira original, contemporânea e contrastada de modo a revelar o refinamento e a beleza do mecanismo.

Aço polido - martelos, gongos e gaiola do turbilhão, alternam com outras superfícies vazadas: platina e pontes, finamente decoradas, cuja superfície foi objeto de um elegante tratamento, o NAC, uma liga composta por metais nobres da família da platina (platinóides), isto é, platina, ródio, rutênio e índio. Esta liga de alta tecnologia, de difícil obtenção, oferece uma elegante coloração negra ao metal.

Esta construção é mostrada através do mostrador em cristal de safira, estruturado e aberto sobre o dispositivo de sonnerie e o turbilhão. Ela é protegida por uma caixa em ouro rosa provida de um dispositivo de ativação da repetição de minutos sobre sua lateral esquerda, que é deslizado na incomum região situada entre as 7 e as 11 horas.

A coroa é gravada individualmente do 1 ao 30, indicando cada uma das 30 peças desta edição limitada, com fundo transparente em cristal de safira, e estanque até 30 metros. O conjunto é complementado por uma pulseira de couro de aligátor marrom com fecho de báscula de 3 lâminas, em ouro rosa 18 quilates.


Carillon Tourbillon - dados técnicos


Movimento

Calibre DR3300 de corda manual, com 327 componentes, repetição de minutos com 3 martelos e turbilhão com gaiola de 13 mm e regulador silencioso inercial. Tratamento de superfície NAC para pontes platina principal, pontes decoradas com gravação “raios de sol”, peças em aço polidas e chanfradas, cabeças de parafusos polidas, rodas revestidas em ouro.
Frequência de 21.600 aph (3Hz), reserva de marcha 75 horas, 35 rubis.

Funções

Horas, minutos e segundos, reserva de marcha

Caixa

Ouro rosa 18 quilates com 43 mm de diâmetro, fundo transparente em safira
Coroa em ouro rosa 18 quilates individualmente numerada, estanque a 30 metros
Mostrador em safira aberto sobre os martelos e o turbilhão

Pulseira

Pulseira em couro de aligátor com fecho de báscula em ouro rosa 18 K de 3 lâminas
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais