Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quarta-feira, 23 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
O Jupiterium da Officine Panerai
Clique para zoom
O Museu Galileo em Florença
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Exposição no Museu Galileo em Florença

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Museu Galileo em Florença inaugura nova área de exposição e a Officine Panerai doa o primeiro Jupiterium para exibição.


O Museu Galileo em Florença, em parceria com a Officine Panerai, acaba de inaugurar uma nova área de exposição dedicada a “Galileu e à medição do tempo” – um espaço interativo constituído por três salas que ilustram o papel fundamental das descobertas de Galileu para o desenvolvimento dos sistemas de medição do tempo.

Trata-se de modelos mecânicos que podem ser acionados diretamente pelo utilizador através de telas interativas com “touch screens” que ilustram as soluções inovadoras e intuitivas, através das quais Galileu introduziu ideias revolucionárias na arquitetura do universo e da ciência do movimento. As suas ideias também levaram à criação de dispositivos engenhosos para transformação dos primeiros relógios mecânicos usados no momento como instrumentos confiáveis. Graças a estas soluções inovadoras, Galileu esperava resolver finalmente o problema da determinação da longitude do mar.

Nestas três novas salas, os visitantes podem percorrer os caminhos que levaram Galileu à confirmação da teoria do universo de Copérnico, graças à utilização do telescópio, à definição das rígidas leis matemáticas que regem os fenômenos do movimento, e à descoberta do isocronismo do pêndulo, um verdadeiro marco na história da relojoaria.

Para celebrar a contribuição de Galileu para a história da relojoaria moderna, a Officine Panerai patrocinou a concretização do espaço interativo. Foi também construído e doado ao Museu Galileo o Jupiterium, um relógio planetário excepcional que possui um calendário perpétuo que mostra os movimentos de Júpiter e dos seus quatro satélites descobertos pelo cientista toscano. No centro da segunda sala, o Jupiterium mostra com extrema precisão a posição da Lua, do Sol, de Júpiter e dos quatro satélites galileanos, tal como os veria um observador na Terra, contra um fundo de estrelas fixas.

A última das três salas da nova área interativa exibe um trabalho espetacular de reconstrução do Relógio Planetário projetado por Lorenzo della Volpaia para Lorenzo de Medici e concluído em 1510, além dos complexos mecanismos de alguns relógios de torre antigos.

O Professor Paolo Galluzzi, diretor do Museu Galileo, afirma: “Graças à parceria frutífera e duradoura com a Officine Panerai, o Museu Galileo abriu uma nova área, ilustrando algumas das realizações mais notáveis de Galileu através de objetos fascinantes e modelos interativos. Conquistas que não só revolucionaram a estrutura do universo e do movimento mas que também levaram a uma melhoria significativa nos sistemas mecânicos para a medição do tempo, iniciando o processo de desenvolvimento que continua até os dias de hoje. A extraordinária complexidade mecânica e a precisão absoluta do Jupiterium, projetado e construído pela Officine Panerai e generosamente doada ao Museu Galileo, é um exemplo evocativo da estreita ligação entre a tradição e a inovação. O Jupiterium é, de fato, uma solução para um dos sonhos perseguidos por Galileu - usar o movimento dos satélites de Júpiter como um relógio planetário perfeito – um sonho que perseguiu com inteligência extraordinária e uma admirável determinação”.

Angelo Bonati, CEO da Officine Panerai, comenta: “Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria de longa data com o Museu Galileo e por continuar a contribuir para a divulgação do papel desempenhado por Galileu na arte da produção de relógios mecânicos. O legado de Galileu é uma fonte de inspiração inesgotável para a Officine Panerai, não só porque partilhamos as nossas origens toscanas, mas também pela paixão e compromisso com a pesquisa e a exploração representadas no seu trabalho”.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais