Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Imagens divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Foto por Carlos E. Tiburcio Ramos
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Rotonde de Cartier Calendário Anual

terça-feira, 8 de maio de 2012

Desde a sua origem, a Maison Cartier vem se propondo a satisfazer aos apreciadores da bela relojoaria oferecendo-lhes criações de linhas clássicas e originais, abrigando notáveis inovações mecânicas aliadas a úteis funcionalidades.



O novo relógio Rotonde de Cartier Calendário Anual, apresentado no SIHH 2012, se inscreve nesta filosofia. Modelo prático e de alto desempenho, é a expressão do equilíbrio entre tradição e modernidade que somente as grandes manufaturas podem alcançar.

Inovação recente no universo relojoeiro, já que foi criado há pouco menos de 15 anos, o calendário anual logo se revelou um grande sucesso em matéria de apresentação da data para os instrumentos destinados ao uso cotidiano. De fato, com sua flexibilidade de uso e sem ajustes complicados, este mecanismo estava em falta na coleção Cartier.

Ao integrá-lo à caixa Rotonde de Cartier, a equipe encarregada do desenvolvimento de novos calibres da Manufatura quis atender às expectativas dos apaixonados e oferecer uma informação de calendário precisa e completa no mostrador durante todo o ano.



As origens do calendário


Um calendário simples, ou seja, um mecanismo que exibe a data em uma janela ou através de um ponteiro, deve ser ajustado manualmente ao final de cada mês de 30 dias (os meses pares) para garantir que o relógio esteja sincronizado. Esta correção simples, mas fácil de ser esquecida, pode causar a cada mês pequenos erros que deverão ser corrigidos manualmente.

A obrigação de atuar manualmente na coroa para ocultar o número 31 e deixar aparecer o 1 pode resultar em uma tarefa irritante para muitos. Por esta razão, desde a invenção do calendário perpétuo pelos relojoeiros do Século XVIII, existe uma forma de obter-se uma informação de calendário exata no mostrador, sem necessidade de ajustes e isso durante a toda a vida de funcionamento do relógio.

Contudo, os proprietários destes instrumentos fascinantes por sua memória dos números poderão se ver em apuros no caso da parada prolongada de seu relógio. Pois, a sincronização das indicações do calendário destas peças altamente sofisticadas em geral requer numerosos ajustes que às vezes exigem que seus donos tenham que recorrer a um especialista.

Para evitar estes contratempos no momento de acertar o relógio, a equipe de design de movimentos da Manufatura Cartier criou um mecanismo fiável, eficaz e robusto para o Rotonde de Cartier Calendário Anual, que permite o ajuste automático da data ao final de cada mês (gestão dos meses de 30 e 31 dias), assim como a indicação dos dias e dos meses, durante todo o ano, sem nenhuma intervenção manual, com exceção da passagem de 28 ou 29 de fevereiro para 1o de março.

O novo calibre de Manufatura 9908 MC se distingue por seu mecanismo de ajuste, que permite o controle de todas as indicações do calendário anual (dia, data, mês) através da sua coroa. Este ajuste simples, sem nenhum corretor na caixa, oferece uma grande facilidade no uso diário.



Um movimento criativo e funcional


Para o relógio Rotonde de Cartier Calendário Anual, a Cartier decidiu integrar diretamente um mecanismo de calendário anual na platina do calibre 1904 MC. Esta solução, particularmente apreciada pelos amantes da bela relojoaria, foi objeto de numerosos estudos para permitir a apresentação da grande data com dois numerais independentes às 12 e o ajuste rápido em cascata, através da coroa, das distintas indicações do calendário anual.

Original, este movimento depurado, desenvolvido internamente, dispõe de várias particularidades significativas, como um mecanismo semi-instantâneo de troca de grande data com numerais independentes para garantir ao coração de alta relojoaria uma excelente estabilidade cronométrica.

Nesta construção, as “pegas” inseridas no grande disco das unidades fazem girar a estrela de quatro braços das dezenas. Este mesmo disco de unidades, autêntico coração do sistema de calendário, também possui outro segredo: o de contar com um dispositivo simples e inteligente que permite, graças a uma came de memória dos meses integrada na lateral das unidades do calendário, indicar sem possibilidade de erro os 30 ou 31 dias, uma vez ajustado o mês em curso.

Esta mecânica de eficácia incomparável está programada para levar em conta a duração dos meses pares e ímpares, exceto para o mês de fevereiro (de 28 ou 29 dias a cada quatro anos), sendo assim inteiramente incapaz de ser desajustado, mesmo em caso de forte impacto.

O calendário anual automático, onde os projetistas da Cartier conseguiram racionalizar o funcionamento associando a apresentação da data a uma visualização do dia e do mês através de um ponteiro de movimento contínuo, foi submetido a severos testes para garantir que atende a todas as necessidades do uso diário.



Um relógio harmonioso e contemporâneo


A elegância é a arte do equilíbrio e o resultado de uma equação que os amantes dos belos objetos definem como o número de ouro. Com seus volumes harmoniosos e seu diâmetro contemporâneo de 45 mm, o relógio Rotonde de Cartier Calendário Anual, disponível em ouro branco ou ouro rosa 18 quilates expressa, em cada detalhe, um autêntico sentimento de harmonia e equilíbrio.

Seu fino aro de perfil suave realça um mostrador estruturado de vários níveis, dotado em sua parte superior de uma grade prateada com acabamento “raios de sol” e decalques de numerais romanos negros, sobre o qual gravitam os ponteiros em forma de espada de aço azulado a fogo.

Esta ordenação, com seus volumes, oferece à visão a possibilidade de captar os distintos níveis de leitura do tempo, e delimita as zonas prateadas concêntricas onde estão transferidos, mais ao centro, os nomes dos dias da semana e, na periferia, os dos meses.

Deslizando ao fundo destes finos recessos, dois ponteiros estilo “martelo”, dos quais somente são vistas as extremidades vermelhas, indicam, uma vez ajustadas devidamente, as informações de calendário que complementam a apresentação da grande data visível, por sua vez, em uma janela dupla aberta às 12 horas.

Nesta configuração, a coroa, cujas medidas foram ampliadas para um melhor “grip”, permite dar corda ao calibre 9908 MC Calendário Anual, além de fazer os ajustes do calendário em função da sua posição. Este relógio complicado, de uma sobriedade fascinante, apresenta um fundo transparente que permite apreciar o acabamento manual característico dos modelos de alta relojoaria.



Ficha técnica - Rotonde de Cartier Calendário Anual calibre 9908 MC


Caixa

Ouro rosa 18 quilates
Diâmetro de 45 mm
Coroa perlada em ouro 18 quilates com um cabochão de safira
Cristal de safira
Fundo em safira
Estanque até 30 metros / 3 atm
Grade prateada vazada com efeito sol e numerais romanos aplicados em preto e zona central galvanizada guilloché na cor ardósia
Mostrador inferior galvanizado com guilloché cor ardósia, com região dos dias e dos meses prateada com efeito sol
Ponteiros em aço azulado em forma de espada
Ponteiros em forma de martelo com extremidade vermelha


Pulseira

Pulseira de couro de aligátor marrom
Fecho de báscula duplo regulável em ouro rosa 18 quilates


Mecanismo

Movimento mecânico manufatura de carga automática, calibre 9908 MC, calendário anual com indicação dos dias e dos meses com ponteiros, grande data às 12 horas
Diâmetro de encaixe: 11 ½ linhas (25,58 mm)
Diâmetro total: 30 mm
Espessura: 5,9 mm
Número de rubis: 32
Número de peças: 239
Balanço: 28.800 alternâncias por hora
Reserva de marcha: 48 horas
Numerado individualmente
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais