Adicionar aos Favoritos      Indique este Site quarta-feira, 23 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Clique para zoom
Clique para zoom

Detalhe do seu mecanismo, onde se destaca a came em forma de "8".

Clique para zoom

Detalhe do mostrador.

Clique para zoom

Representação gráfica do movimento de translação da Terra.

Clique para zoom

A logomarca da AMM, à qual é destinada parte da renda do MYS.


Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Blancpain Equation Marchante M.Y.S.

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Uma das mais raras complicações relojoeiras é a equação do tempo. Ao medir a diferença entre a duração do dia solar, que varia constantemente ao longo do ano, e a duração do dia civil padrão, de 24 horas, a equação do tempo é exibida apenas nos mais exclusivos relógios. Ainda mais refinada e exclusiva é a equação do tempo que exibe a hora solar e a civil com dois ponteiros de minutos separados. Em toda a história da relojoaria, muito poucos modelos trouxeram esta forma de "dual time", chamada de "equation marchante", em francês.
Visto estes relógios serem tão exclusivos, praticamente toda peça produzida nos últimos duzentos anos foi catalogada e registrada como historicamente significativa.

Portanto, a Blancpain surpreendeu o mundo relojoeiro em 2004 ao revelar na feira de Basel o primeiro relógio de pulso com a "equation marchante", da coleção Le Brassus. Até então, apenas relógios de mesa e de bolso apresentavam esta complicação. Aquela peça foi produzida em uma edição limitada de 50 relógios, que foram avidamente disputadas por apaixonados colecionadores. Agora, para marcar o 7o. aniversário de sua parceria com o Monaco Yacht Show, a Blancpain criou uma edição limitada especial na coleção Le Brassus, um relógio que traz uma evolução de seu movimento "equation marchante".

É uma conveniência moderna que nossos relógios meçam e exibam um dias de 24 horas exatas. Se estivéssemos mais ligados ao antigo relógio solar, perceberíamos que a duração do dia muda consideravelmente ao longo do ano. A variação da duração do dia solar é resultado do que alguns podem considerar como duas falhas na posição da Terra com relação ao Sol. Primeiro, a órbita da Terra não é circular, mas de fato altamente elíptica. Segundo, ao invés de girar em um eixo perpendicular ao plano da órbita, a Terra é inclinada em um ângulo de 23 graus. Estas duas anomalias combinam-se para produzir dias, que consistem em uma única rotação da Terra ao redor de seu eixo, ligeiramente mais longos ou curtos ao longo do ano. Antigos astrônomos, fascinados pelo movimento dos corpos celestes, particularmente o mais importante para nós, o Sol, há séculos iniciaram o registro das mudanças da duração do dia solar. Suas descobertas são expressas em um complexo gráfico oblongo chamado "analemna". O analemna mostra que, apenas em 4 dias do ano, 15 de abril, 14 de junho, 2 de setembro e 26 de dezembro - estas datas mudam nos anos bissextos, o dia civil de 24 horas e o dia solar coincidem. Nos outros dias, a diferença varia de -16 a 15 minutos.

Uma maravilha da mecânica está por trás da indicação da equação do tempo. Através de cálculos precisos, os relojoeiros criaram uma came em forma de "8" que mecanicamente emula a curva do analemna. Girando uma vez por ano, esta came conduz um "dedo" que aciona um indicador mais e menos. A Blancpain desejava ir além, criando pela primeira vez uma indicação da hora solar e civil simultaneamente, com dois ponteiros de minutos separados.

O primeiro dos ponteiros indica a hora civil da maneira convencional. O segundo, adornado com a imagem de um sol dourado, indica a hora solar. O usuário pode, portanto, ler diretamente ambas as horas, bem como visualizar a relação entre elas.

O notável mecanismo do "Equation Marchante" foi integrado a um calibre automático e combinado ao mais fino módulo de calendário perpétuo do mundo. A equação e o calendário perpétuo são sincronizados. O grande obstáculo superado pela Blancpain foi o de conduzir o ponteiro solar a partir de duas fontes, o trem de engrenagens normal do relógio e o trem dirigido a partir da came em forma de "8". A solução foi encontrada em um inovador sistema de engrenagens diferenciais.

A edição limitada Equation Marchante MYS é derivada do inovador relógio de 2004. Nela, as indicações "mais e menos" do relógio original foram dispensadas.

Seu calibre é derivado do 3863, com 364 peças, 72 horas de reserva de marcha, indicações de data, dia da semana, mês, ano bissexto e pequenos segundos às 6, com excelente legibilidade. Todos os seus componentes são chanfrados, polidos, revestidos por ródio, decorados e montados à mão. Uma abertura às 6 permite a visualização da came da equação. A pulseira de crocodilo costurada à mão traz um fecho dobrável em ouro rosa. Fabricado em edição exclusiva de 7 peças, cada uma delas é gravada à mão e personalizada para o cliente.
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais