Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sexta-feira, 19 de abril de 2024
Manometro e Manometrino
Trasmissione Meccanica
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Uma viagem às origens de Giuliano Mazzuoli

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Relógios & Relógios teve a honra de receber um convite para uma viagem muito especial, ao final de Baselworld 2012. Não se tratava de uma simples visita, mas sim de uma viagem ao mundo do designer Italiano Giuliano Mazzuoli.

O grupo era constituído por César Rovel, Editor e Fundador de Relógios & Relógios, Izaskun Hernández, da Revolution Mexico, Henri Cantais e Arnauld Lapierre, ambos da Equation of Time, distribuidores da Giuliano Mazzuoli para a América Latina.

Primeira etapa, Lugano

Partimos de Basel no dia 15 de Março após o almoço, em uma minivan, com destino à cidade de Lugano, à beira do lago de mesmo nome, no Cantão de Ticino, fronteira com a Itália.

Percorremos as belas estradas que atravessam os Alpes Suíços, o que incluiu uma travessia do famoso túnel São Gotardo, e após um lanche realizado em um posto de serviços à beira da estrada, chegamos a Lugano no final da tarde.

Efetuamos “check-in” no espetacular Villa Principe Leopoldo Hotel & SPA, nos fundos do qual temos uma fantástica vista do lago Lugano. Após um breve descanso, deixamos o hotel para um breve passeio pelo centro da cidade.

Em diversos locais, pudemos admirar barcos prontos para o Nassa Boat Show, que aconteceria em Lugano de 16 a 19 de Abril.

Paramos para apreciar uma cerveja no Ristorante Cafè Retrò, e retornamos para uma deliciosa experiência gastronômica no Principe Leopoldo Restaurant.

Em Florença!

Na manhã do dia 16, após o café da manhã no Principe Leopoldo, deixamos Lugano rumo a Florença, na Itália. Chegamos ao berço do Renascimento Italiano a tempo de um inesquecível “city tour” guiado por Simone D'Aleo, colaborador de Giuliano Mazzuoli.

Percorremos monumentos como a Ponte Vecchio, sobre o Rio Arno, única ponte de Florença poupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e que não teve que ser reconstruída, o Palazzo Vecchio, o Palazzo Strozzi, a Piazza del Duomo e o seu incrível Duomo di Firenze, entre muitos outros.

Finalmente nos encontramos com Giuliano Mazzuoli e “pegamos uma carona” em seu espetacular Alfa Romeo 8C Competizione. Trata-se de um supercarro com motor V8 de 450 HP produzido pela Maserati, do qual apenas 500 exemplares foram construídos para todo o mundo.

O belíssimo exemplar de Mazzuoli possui uma pintura personalizada, o que faz dele um carro realmente único.

Foi para o Alfa Romeo que Mazzuoli dedicou uma edição especial de seu relógio Contagiri, que pode ser conhecido através do artigo abaixo:

A dinâmica do Contagiri

Após a inebriante experiência de andar em um autêntico puro-sangue, nos reunimos ao grupo e nos dirigimos ao Ristorante Il Latini, de cozinha tipicamente Toscana, onde almoçaríamos.

Além de uma série de pratos típicos da região, pudemos apreciar a verdadeira “Bistecca alla Fiorentina”, acompanhada do vinho Chianti da casa, uma garrafa do qual gentilmente nos foi oferecida como presente pelo proprietário do Il Latini.

Antes de nos despedirmos, visitamos a exclusiva adega do Il Latini, um verdadeiro espetáculo para o apreciador de bons vinhos e champanhes.

Nos dirigimos então ao soberbo Four Seasons Hotel Firenze, onde Mazzuoli dispõe de uma vitrine para a exibição de seus belos relógios.

Parte de uma das redes de hotéis mais exclusivas do mundo, o Four Seasons Hotel Firenze possui em seu interior o maior jardim privativo de Florença, o Giardino della Gherardesca, com 4,5 hectares de área, plantado originalmente durante a Renascença, no século XV.

Após um agradável café com Patrizio Cipollini, General Manager do Four Seasons, seguimos para a famosa Piazzale Michelangelo, na margem Sul do rio Arno, de onde pode-se desfrutar da mais bela vista panorâmica de Florença.

Deste mirante, onde encontram-se réplicas de obras de Michelangelo, tais como o Davi, executadas em Bronze, podem-se avistar monumentos como a Ponte Vecchio, o Duomo, o Palazzo Vecchio e muitos outros.

Tavarnelle Val di Pesa e Montefiridolfi

Após algum tempo de deleite pela magnífica vista de Florença, deixamos Florença em direção Tavarnelle Val di Pesa, comuna em cuja região industrial ficam as oficinas de Giuliano Mazzuoli.

Conhecemos então o ambiente de trabalho de Mazzuoli, local onde o designer dá forma às suas ideias, e onde fomos apresentados a alguns de seus projetos, como a caneta Mokina, inspirada na célebre cafeteira Moka, um novo desenho de óculos e os seus novos relógios apresentados em Baselworld 2012, o Manometrino e o Trasmissione Meccanica.

O Manometrino é uma versão reduzida do icônico modelo Manometro, o primeiro relógio criado por Giuliano Mazzuoli, com 27 mm de diâmetro e versões com mecanismo a quartzo ou automático.

Já o Trasmissione Meccanica, como o próprio nome indica, foi inspirado nas engrenagens da transmissão de um automóvel. O novo modelo celebra a beleza da mecânica, inicialmente com versões em aço natural e outra “all black”.

Ambos os modelos merecerão uma apresentação com detalhes mais adiante em Relógios & Relógios.

Apaixonado pelo mundo dos automóveis e do esporte a motor, é aqui onde Mazzuoli em geral busca inspiração para suas criações. Inspiração que também pode vir de objetos comuns de uso cotidiano e da mecânica em geral.

Ao se observar os consagrados relógios Manometro e Contagiri e os seus dois modelos mais recentes, em sua notável e cativante simplicidade, imediatamente vem à mente o “como ninguém pensou antes em fazer algo assim?”

Fomos então presenteados com um belo exemplar em alumínio escovado de sua caneta Mokina!

Após a visita às oficinas de Mazzuoli, seguimos para Montefiridolfi, onde fizemos check-in no hotel Fonte de' Medici, no coração da região Chianti Classico, de propriedade da família Antinori.

Os Antinori são renomados pela produção de alguns dos melhores vinhos da Toscana e do mundo, o Tignanello e o Solaia.

De arquitetura típica da região da Toscana, o Fonte de' Medici tem quartos que recebem nomes de variedades de uvas ou de oliveiras da região, ao invés de números.

Deixamos nossa bagagem no hotel e retornamos para Tavarnelle Val di Pesa, seguindo agora para a residência de Mazzuoli, onde nos seria servido um jantar preparado pelo próprio Giuliano e por seus familiares, a esposa Mirella e os filhos Tommaso e Emiliano. Uma farta sequência de deliciosos pratos e vinhos típicos da Toscana.

Após a sobremesa, assistimos a alguns vídeos que mostram a trajetória de Giuliano, nos despedimos da família Mazzuoli e de Simone D'Aleo e retornamos ao Fonte de' Medici.

Chegando ao fim...

No dia 17, após o café da manhã no restaurante do Fonte de' Medici, deixamos Tavarnelle Val di Pesa e fomos para Florença. Após mais um passeio pelo centro da cidade, pausa para uma pizza Margherita no Ristorante I Ghibellini, situado em um palácio do século XIV, o Pallazo Corbinni.

De lá, seguimos para o aeroporto de Florença e tomamos o voo de volta para o Brasil, encerrando assim a nossa incrível experiência no coração da Toscana.

Gostaríamos de agradecer a Henri e Arnauld, da Equation of Time, e a Giuliano Mazzuoli, pela gentileza do convite para esta maravilhosa viagem. Foi um inesquecível mergulho no mundo deste fantástico designer Florentino.

Topo
Mais Notícias:
18/04/2024 - Czapek & Cie - Place Vendôme Complicité

10/04/2024 - Petermann Bédat - Chronographe Rattrapante Ref. 2941

31/01/2024 - Watches and Wonders - W&W 2024 abre as portas de 9 a 15 de abril!

30/12/2023 - Bell & Ross - Nova coleção BR 03

20/12/2023 - Cyrus - O espetacular Cyrus Klepcys DICE Saffron

25/10/2023 - Panerai - Radiomir Officine PAM01385

20/10/2023 - Vacheron Constantin - W&W 2023 - Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication

30/07/2023 - Patek Philippe - W&W 2023 - Grande Complicação Referência 5316/50P-001

15/07/2023 - Parmigiani Fleurier - W&W 2023 - O novo Tonda PF Xiali

01/07/2023 - Ferdinand Berthoud - W&W 2023 - O novo Chronomètre FB 3SPC

31/05/2023 - Confraria do Relógio - Um novo canal no YouTube sobre relojoaria!

01/05/2023 - IWC - W&W 2023 - Novo Ingenieur Automatic 40

15/04/2023 - TAG Heuer - W&W 2023 - Carrera Chronograph Glassbox

05/04/2023 - Montblanc - W&W 2023 - Unveiled Secret Minerva Monopusher Chronograph

10/03/2023 - Audemars Piguet - Code 11.59 by Audemars Piguet Universelle

Topo
arquivo de notícias relógios & relógios

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO