Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 20 de outubro de 2019                                                                         
notícias
Copyright ©Cartier 2012
Clique para zoom
Rotonde de Cartier Astrotourbillon Carbon Crystal
Copyright ©Cartier 2012
Clique para zoom
Philippe Ketterer © Cartier
Clique para zoom
© Cartier 2010
Clique para zoom
O Cartier ID One
Fotos por César Rovel
Clique para zoom
Clique para zoom
Carole Forestier
Clique para zoom
Bernard Fornas
Clique para zoom
Hotel DuPeyrou

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Astrotourbillon Carbon Crystal

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Com o espetacular Rotonde de Cartier Astrotourbillon Carbon Crystal, a Cartier inicia a industrialização das inovações de seu relógio-conceito ID One.


No último dia 9 de Julho, a Cartier apresentou em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, seu novo relógio-conceito, o ID Two. Ao mesmo tempo, e não menos importante, foi exibido o Rotonde de Cartier Astrotourbillon em cristal de carbono, modelo que incorpora inovações do relógio-conceito ID One.



O modelo foi apresentado por Bernard Fornas, Presidente da Cartier, Edouard Mignon, responsável pela Inovação Relojoeira Cartier e Carole Forestier, chefe do Departamento de Criação de Movimentos da marca.

O movimento de um relógio mecânico tradicionalmente exige diversos ajustes executados por um mestre relojoeiro. Estas operações de ajuste são obrigatórias para assegurar que o relógio funcione bem. Em 2009, a Cartier apresentou um relógio-conceito inovador para enfrentar este antigo desafio para os relojoeiros: o Cartier ID One, o primeiro relógio que dispensa ajustes e lubrificação. Este marco na história da relojoaria foi apenas o primeiro passo para futuras inovações Cartier.

Em 2012, a Cartier apresentou para o seleto grupo de jornalistas do Fine Watchmaking Club uma notável adaptação das funções do Cartier ID One ao famoso movimento Astrotourbillon, revelado dois anos atrás.

O novo Rotonde de Cartier Astrotourbillon Carbon Crystal constitui o primeiro passo da industrialização do Cartier ID One, graças ao seu escapamento de turbilhão que não precisa de ajustes ou lubrificação. Com tecnologias inovadoras, as pontes do turbilhão, a âncora e a roda de escape são todas feitas de cristal de carbono e se ajustam perfeitamente no momento da montagem, não exigindo nenhuma lubrificação.

Graças ao processo de produção Deep Reactive Ion Etching (DRIE), os componentes de cristal de carbono atingem tolerâncias ultra-precisas de um milésimo de milímetro, ou seja, um mícron, e têm superfícies extremamente lisas. Estas qualidades são essenciais para a roda de escape e a âncora monobloco, que executam suas funções com máxima eficiência e sem necessidade de lubrificação.

Esta suavidade é essencial para o Astrotourbillon Cristal de Carbono, já que a ausência de lubrificação faz com que os dentes da roda de escape forneçam precisamente seis impulsos por segundo para a âncora monobloco. Estes impulsos mantém a contínua oscilação do balanço.

O escapamento de movimentos mecânicos realiza um enorme esforço. Um balanço com frequência de 3 Hz completa 21.600 alternância por hora, continuamente, 24 horas por dia. O número total de impulsos neste período é de 518.400, os quais, multiplicados pelo número de dias de um ano, resultam no enorme total de 189.216.000. Após cinco anos, o total chega a quase um bilhão de impulsos, com cada um deles implicando em um vigoroso contato entre um dente da roda de escape e a palheta da âncora.

Graças à dureza intrínseca do cristal de carbono, que supera 10.000 Vickers, os rubis se tornam supérfluos. Aberturas pequenas e muito precisamente posicionadas são o suficiente, e estas aberturas já podem ser cortadas diretamente nas platinas e pontes quando essas peças são desenhadas e fabricadas. Extrema dureza é apenas um aspecto no espectro de inovações horológicas. O cristal de carbono não é apenas transparente e não-magnético, sua densidade também é muito baixa.

A roda de escapamento deve ser momentaneamente parada e instantaneamente reacelerada seis vezes por segundo, então todo miligrama que puder ser reduzido resulta em significativa economia de energia. Feitos de cristal de carbono, a roda de escape e a âncora são extremamente leves.

O mesmo se aplica à gaiola do turbilhão. Cristal de carbono é usado como material para a placa de apoio e para as três pontes que apoiam o conjunto do balanço, o eixo da âncora e o eixo da roda de escape. Dessa forma, toda a gaiola do Astrotourbillon atinge um incrível peso de apenas 0,46 grama, incluindo o contrapeso de platina!

Relógios mecânicos funcionam porque muitos de seus componentes se movem em uma direção ou outra. Uma engrenagem gira incessantemente em círculos, uma palheta e um balanço oscilam continuamente para frente e para trás. Cada um desses três componentes possui um eixo, que termina em um pivô, e esses se apoiam em suportes. O movimento dos pivôs necessariamente gera atrito, que gradualmente causa indesejados sinais de desgaste.

A situação é mais crítica no sistema de escapamento, isto é, entre a âncora e a roda de escape, onde as velocidades de rotação são significativamente maiores. Os relojoeiros tradicionalmente têm buscado minimizar o atrito através de uma tripla combinação: pivôs feitos com aço muito polido e endurecido, inseridos em rubis muito duros, que são periodicamente lubrificados adequadamente. Os pivôs podem ser considerados como o calcanhar de Aquiles de um relógio mecânico.

De forma inédita, a Cartier produziu os pivôs com o duríssimo carbeto de tungstênio, uma variedade de cerâmica, revestidos com uma camada de diamante. Os pivôs se movem nas pontes de cristal de carbono com mínimo atrito e nenhuma lubrificação.

A caixa de 47 milímetros Rotonde de Cartier é feita de titânio-nióbio, uma liga muito leve e não-magnética que resiste firmemente à corrosão, riscos e impactos. Usado no relógio-conceito Cartier ID One, este novo material é também biocompatível e hipoalergênico.

Apresentado em uma edição limitada e numerada de 50 exemplares, o Rotonde de Cartier Astrotourbillon cristal de carbono, com um escapamento livre de ajuste e lubrificação, é seguramente um passo em direção ao futuro da relojoaria.

A apresentação do ID Two e do Astrotourbillon Carbon Crystal teve lugar na sede da Manufatura Cartier, em La Chaux-de-Fonds. Contudo, durante nossa estadia na Suíça, ficamos hospedados no belo hotel Beau Rivage, em Neuchâtel.

Após a apresentação na Manufatura, retornamos a Neuchâtel, para um jantar formal com a presença de Bernard Fornas, no restaurante DuPeyrou. O evento, que contou com um breve discurso do Sr. Fornas, marcou o encerramento de mais um encontro do Fine Watchmaking Club.


Ficha técnica - Rotonde de Cartier Astrotourbillon Carbon Crystal

Caixa

Caixa Rotonde de Cartier de 47 mm em titânio-nióbio, coroa com cabochão de safira
Pulseira de aligátor com fecho de báscula em ouro branco 18 quilates
Resistente à água a 30 metros/3 atm

Movimento

Movimento mecânico de manufatura a corda manual Calibre 9460 MC, escapamento livre de ajuste e lubrificação, frequência de 3 Hz (21.600 aph)
Turbilhão com eixo no centro do movimento, pontes do turbilhão, âncora e roda de escape em cristal de carbono
Pivôs do escapamento em carbeto de tungstênio, reserva de marcha de 50 horas
Diâmetro de 40,1 mm, espessura de 9 mm, 195 peças, 17 rubis
 
Topo
Mais Notícias:
09/10/2019 - Label Noir - Uma visita à sede da Label Noir
 
09/10/2019 - Label Noir - A visit to the headquarters of Label Noir (in English)
 
04/10/2019 - Jaeger-LeCoultre - Gyrotourbillon 3 Meteorite
 
23/09/2019 - Harry Winston - Histoire de Tourbillon 10
 
10/09/2019 - Bvlgari - Baselworld 2019 - Octo Finissimo Chronograph GMT
 
09/09/2019 - Bell & Ross - Nova coleção BR 05
 
04/09/2019 - Audemars Piguet - Millenary Frosted Gold Philosophique
 
03/09/2019 - Voutilainen - Baselworld 2019 - O excepcional 28ti
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
28/08/2019 - De Bethune - Baselworld 2019 - DB21 Maxichrono Réédition
 
23/08/2019 - Jaeger-LeCoultre - Polaris Date
 
19/08/2019 - Cyrus - Baselworld 2019 - Klepcys Vertical Skeleton Tourbillon
 
16/08/2019 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine FlyingT
 
13/08/2019 - Greubel Forsey - GMT Quádruplo Turbilhão
 
08/08/2019 - Panerai - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2019

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais